terça-feira, setembro 30, 2008

A mão socialista

É espantoso o à-vontade com que alguns dos maiores responsáveis por esta crise financeira estão a tentar safar-se (no sentido mais sacana do termo) graças a cambalhotas ideológicas espantosas. Até há bem pouco tempo, a mão invisível de Adam Smith era um dogma inquestionável, hoje, para safar a pele, agarram-se com todas as forças à mão socialista. E enquanto os mais ricos se agarram à mão socialista, a mão invisível, essa, serve para justificar as perdas dos milhares de clientes de planos de reforma e de pequenas contas a prazo onde se enterraram as economias de toda uma vida (cartoon Times).

Ainda hoje a mão socialista salvadora entrou em acção na Bélgica a pedido dos devotos da mão invisível. Depois do anúncio dos governos belga e holandês da nacionalização do banco Fortis, o grupo Dexia veio pedir imediatamente uma solução semelhante para resolver a sua grave crise.

segunda-feira, setembro 29, 2008

Vale Abraão

Da escrita de Agustina Bessa-Luís saiu este "Vale Abrãao" de Manoel de Oliveira, na minha opinião o melhor filme realizado por um português. "Vale Abraão" é uma reinterpretação de "Madame Bovary" de Gustave Flaubert, na versão de Oliveira, Ema "a Bovarinha" é encarnada por Leonor Silveira.
"A Bovarinha" é uma jovem cheia de energia e ilusões que casa cedo com um homem aborrecido que perdeu a capacidade de deslumbramento. Os amantes sucedem-se. Ema evolui da ingenuidade até uma perversidade dominadora, o vale é dela, é o seu território, onde a sua beleza é usada como uma arma para subjugar, manipular e humilhar. O vale funciona como um micro-estado feminino, autoritário, dentro de um estado-nação, um estado-moral, um estado-religioso completamente dominado por homens. Fora desse vale, Ema não é nada, ela sabe-o...
Grande interpretação de Leonor Silveira.

Filme Klepsýdra ***** (5 estrelas)

Sobre Babylon AD

O francês Kassovitz declarou sobre Babylon AD que a certa altura durante a rodagem perdeu o controle sobre o filme, as grandes produtoras tomaram conta da realização e o filme descambou para algo em que o próprio realizador não reconhece. Isso nota-se.

Para dar um ar futurista a uma das cenas finais passadas em Nova Iorque, encheram-se as ruas de Smarts, os modelos europeus dos anos 90...

sábado, setembro 27, 2008

Petição nos EUA em defesa da ciência

O meu artigo deste fim-de-semana no portal Esquerda.net:

A tranquilidade com que se aceitou no campo republicano uma candidata a vice-presidente dos EUA que defende que o criacionismo deve ser dado nas escolas e que nega o aquecimento global e o Big Bang, representou para a comunidade científica americana o oficializar do fanatismo e da pseudo-ciência. Após anos de ataques e de tentativas de deturpação de resultados científicos por parte de poderosos grupos de pressão, organizações religiosas fanáticas e grupúsculos de extrema-direita, o Partido Republicano compactuou por fim com o que de pior há na América. Entre os vários ataques que tem sofrido a ciência nos EUA, talvez o episódio mais marcante tenha sido a tentativa em 2004 de incluir no currículo de uma escola secundária de Dover, Pensilvânia, o desenho inteligente, uma variante do criacionismo que recorre parcialmente a argumentação científica para justificar o que não passa de pseudo-ciência. O caso passou pelos tribunais e o desenho inteligente foi excluído do currículo da escola de Dover por violar o princípio constitucional de separação entre Igreja e Estado.

Está em linha uma petição "Defenda a Ciência" subscrita até ao momento por mais de dois mil investigadores, entre os quais 14 Prémios Nobel e cerca de 100 membros da National Academy of Sciences dos EUA. Abaixo transcreve-se o primeiro parágrafo da petição traduzido pelo Prof. Carlos Fiolhais da Universidade de Coimbra:

"Hoje, nos Estados Unidos, a ciência, como ciência, está sob um ataque como nunca foi visto.
Os sinais estão por todo o lado. Os ataques chegam a um ritmo acelerado, e incluem frequentes intervenções por forças poderosas, dentro e fora da administração Bush, que parecem muito dispostas a negar todas as verdades científicas, perturbar investigações científicas, bloquear o progresso científico, minar a educação científica, e sacrificar a própria integridade do processo científico - todas procurando concretizar a sua agenda política particular. E hoje esta agenda política dominante está profundamente aliada e entrelaçada com uma agenda ideológica extremista (e extremamente anti-científica) apresentada por poderosas forças religiosas fundamentalistas vulgarmente conhecidas por direita religiosa. Estes fundamentalistas detêm hoje uma ampla influência e representação nas principais instituições do governo dos Estados Unidos, incluindo a Casa Branca e o Congresso. Isto chega para explicar por que razão a ciência está a sofrer um tal ataque sem precedentes."

quinta-feira, setembro 25, 2008

Charpak sobre Damásio

O prémio Nobel da física Georges Charpak (autor de Feiticeiros e Cientistas) numa segunda obra de desmistificação de crenças enraizadas na nossa sociedade, analisa a tendência do homem para construir interpretações espirituais da realidade, citando o nosso António Damásio:

"Un grand neurobiologiste, António Damásio, va nous aider à donner corps à cette idée encore vague, à la lumière de résultats récents concernant le cerveau et la conscience. Voici ce qu'il dit: "L'idée la plus surprenante (issue des recherches sur ces sujets) est peut-être le fait que la conscience prend naissance dans un sentiment"

"Soyez Savants, Devenez Prophètes", Georges Charpak e Roland Omnès, Odile Jacob, 2004, pag. 175.

A negociata do Galante

Esta imagem virtual mostra delimitada a vermelho a área de construção abusivamente acrescentada ao projecto inicial do Vale do Galante, que previa apenas o edifício do novo hotel. O PDM foi mudado à pressa e de uma forma muito pouco democrática de modo a permitir o acrescento dos seis caixotes adicionais dentro da área a delimitada a vermelho, nas traseiras do hotel e à frente de uma zona de pequenas residências e vivendas que ficará apinhada de betão. Obviamente que os seis caixotes a mais serviram para cobrir aqueles "extras" tão habituais nas negociatas entre autarquias e empresas de construção. O hotel serve de pretexto à empresa para vender dezenas de apartamentos nas traseiras, aumentando escandalosamente a volumetria da zona envolvente, contribuindo para o caos urbano e para a degradação da qualidade de vida dos residentes do Galante, que se opõem às alterações ao PDM. E o que ganha a câmara? É só verificar as contas bancárias dos intervenientes... Há já um processo crime liderado pelo ministério público, no entanto espera-se que o resultado deste processo tenha um desfecho exemplar para dissuadir a continuada degradação do ordenamento do nosso território.

segunda-feira, setembro 22, 2008

O segundo pior ano do Árctico

Desde 1979, quando o Árctico começou a ser observado por satélites, 2007 foi o ano em que a calote polar mais recuou. 2008 foi o segundo pior ano desde o início deste programa de observação do Árctico. O mínimo atingido este Verão correspondeu a uma superfície de gelo apenas 9,4% superior à superfície do mínimo de 2007.

Recordo que o Árctico é muito mais sensível a pequenas variações de temperatura do planeta do que o Antárctico (por razões que já aqui foram invocadas), funcionando na prática como um termómetro muito mais eficiente do que o Antárctico, muito invocado para justificar teorias conspirativo-niilistas muito ignorantes.

As perspectivas futuras não são muito animadoras, dado que muito dificilmente o Árctico recuperará a sua massa de gelo. O gelo dos pólos funciona também como um poderoso reflector dos raios solares, há medida que este desaparece, menos radiação é reflectida, mais radiação é absorvida e mais rapidamente aquece o planeta. O mais provável à luz da ciência actual é que a calote polar do Árctico possa desaparecer completamente num dos Verões a partir de 2030.

Sábado em Coimbra XLI: sai um jantar para o Afonso!

Este sábado, o ilustre J.J., após uma interessante e acidentada exposição sobre a influência da descoberta das bebidas alcoólicas na expansão das confissões religiosas, lançou-se numa aposta kamikaze contra este vosso humilde servidor e uma terceira alma. O Afonso, o Henriques, que descansava ali no seu túmulo a 20 passos da nossa mesa da esplanada do Santa Cruz, abanava a cabeça como quem diz "criei eu este país há 900 anos para isto..." Entretanto, dada a generosidade do desafio, propus que igualmente o Afonso fosse beneficiário do jantar a prémio, ficando nestes termos registada a aposta nas crónicas coimbrãs de 20 de Setembro do santo ano de 2008.
A pedido do próprio Afonso deixo aqui a ligação que lhe dá direito ao merecido jantar. Antevejo já um banquete onde se queimarão árvores inteiras na assa de robustos bois, que a fome de 900 anos não se resolve com duas ou três lebres.

Sábado em Coimbra XL

quinta-feira, setembro 18, 2008

Science & Vie especial LHC

A não perder esta Science & Vie especial LHC. Desafio os leigos que se desenrascam em francês a lerem esta edição onde houve um esforço muito bem conseguido para tornar acessível o complexo mundo da física das partículas. O bosão de Higgs, os quarks, os electrões e os fotões são apresentados um por um de uma forma muito clara e através de um esquema muito pedagógico é representado, como se de uma fábrica se tratasse, o processamento da matéria a partir da sopa primordial dos primeiros instantes do Universo.

terça-feira, setembro 16, 2008

Chumbar quem não sabe o Método Científico

Depois de ler esta bodega no Portugal Contemporâneo onde se fala sobre "cientifismo" (deve ser para aí uma mistura entre cientologia e misticismo...), que "o criacionismo complementa o ensino científico" (tal como os contos de fadas, o pai Natal, a Branca de Neve, etc.), que "as explicações sobre o aparecimento da vida e a sua evolução até ao homo sapiens (...) não explicam a descontinuidade qualitativa entre os nossos antepassados ancestrais e nós próprios" (quando não se estudam as matérias nada é explicável...), que "o horror da esquerda ao ensino do criacionismo é que este transmite valores, deveres e responsabilidades" (o Vaticano condena o criacionismo, o logo o Vaticano é de esquerda e irresponsável...), considero que alguém deveria ter chumbado o autor destas linhas no ensino secundário e não o fez. Quem percebeu o método científico não escreve asneiras tamanhas. No ensino secundário é dado o método científico em filosofia e nas cadeiras científicas. Ninguém que tenha o ensino secundário bem feito tem desculpa para não perceber a base do conhecimento científico.

Lemming Brothers

Há qualquer coisa de mito Lemming - aquele que reza que os pobres animais se suicidavam em massa - nesta falência do Lehman Brothers, a encerrar mais um capítulo da encantadora fábula da liberalização total dos mercados financeiros.
Sobre o ambiente financeiro (nacionalizações encapotadas, queda do mercado imobiliário, etc.) que rodeia a falência deste banco de investimento vale a pena ler este texto do João do Rodrigues no Ladrões de Bicicletas.

segunda-feira, setembro 15, 2008

Em defesa da ciência

Há cerca de dois anos escrevi este texto para o blogue Cinco Dias sobre o ataque à ciência e os cientistas da vaga religioso-política obscurantista que grassa nos EUA, em particular o niilismo do Big Bang, do evolucionismo e do aquecimento global. Este texto parcialmente traduzido no De Rerum Natura do "New York Times" de 9 de Setembro, mostra que a candidatura de McCain, em particular a escolha da fanática Sarah Palin, está a assustar muito a comunidade científica americana. A Europa e todas as democracias do mundo deveriam preocupar-se seriamente com a eventual eleição de McCain, que poderá significar a saída dos EUA do conjunto de sociedades baseadas no conhecimento e o retrocesso para um sistema teocrático e obscurantista.

domingo, setembro 14, 2008

Para que serve o LHC? Porque é que o mundo não acabou?

Publicado este sábado no portal Esquerda.net:

O LHC (Large Hadron Collider) inaugurado pelo CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) no passado dia 10 de Setembro é o maior acelerador de partículas do mundo constituído por uma imensa estrutura tubular a 100 metros de profundidade, com um perímetro de 26,7 km, atravessando território francês e suíço. No LHC serão produzidas colisões frontais entre feixes de hadrões - podem ser protões ou iões de chumbo - que serão registadas e estudadas com o auxílio de milhares de instrumentos dispostos ao longo de todo o perímetro. Pretende-se através desta experiência reconstituir as condições existentes no Universo 10-25s após o Big Bang, numa época em que o Universo era apenas uma imensa "sopa" de quarks (sub-partículas de que são constituídos protões e neutrões). Mas o interesse do LHC não se fica pela mera curiosidade sobre a história do Universo, estende-se às leis fundamentais que regem a natureza, em particular à validação ou não de parte do Modelo Padrão, que é aquele que actualmente melhor explica todos os fenómenos observados em física das partículas. A existência do bosão de Higgs, uma partícula elementar hipotética, poderá ser confirmada ou não pelo LHC, sendo a sua descoberta essencial para a validação de aspectos fundamentais do Modelo Padrão.

Que utilidade tem conhecermos melhor as leis fundamentais da física? Porque gastamos tanto dinheiro neste dispositivos gigantescos?
O CERN é provavelmente o melhor exemplo que existe de um grande investimento feito na ciência que já produziu riqueza muito superior ao seu custo inicial, de tal forma, que este LHC antes de ser construído já tinha sido pago várias vezes. Para além de milhares de novas tecnologias resultantes dos avanços na física de partículas, em particular tecnologias que envolvem a miniaturização de componentes electrónicos, processamento de sinal e imagem, foi no CERN que nasceu a a World Wide Web, o www dos nossos endereços Internet. O inglês Tim Berners-Lee e o belga Robert Cailliau, engenheiros informáticos do CERN, criaram em 1989 um sistema de ligações através de hipertexto entre a rede de colaboradores do CERN para que a partilha de dados se processasse de uma forma mais rápida e eficiente. Este sistema estendeu-se rapidamente para fora do CERN dando origem ao World Wide Web que conhecemos hoje. Os benefícios económicos produzidos por esta tecnologia são incalculáveis, o CERN e o LHC foram certamente pagos e repagos vezes sem conta. Resta agora saber quantas novas tecnologias irão aparecer e que impacto irão ter, decorrentes do funcionamento do novo LHC.

Para além dos evidentes benefícios económicos e sociais que o CERN produziu, contam-se também os mais prestigiantes prémios científicos, entre os quais oito prémios Nobel da Física.

Porque é que o mundo não acabou?
Os buracos negros são objectos de uma tal densidade que a força de gravidade que geram à sua volta é suficiente para engolir toda a matéria circundante, inclusivamente a luz. No entanto, os buracos negros podem "evaporar" e o seu tempo de vida é tanto mais breve quanto menor é o seu tamanho.

No LHC existe uma probabilidade muito pequena de se formarem mini-buracos negros, mas no caso de algum se formar o seu tamanho seria de cerca de 10-18 m (o tamanho de um electrão é da ordem dos 10-15m) e o seu tempo de vida seria de cerca de 10-27s, o que não lhe daria tempo suficiente para engolir a matéria circundante (ler The American Institute of Physics Bulletin of Research News Nº 871, 2008, Schewe, Dawson e Bardi).

O cenário da criação de um buraco negro no LHC que persistisse, que fosse engolindo matéria circundante, atingindo dimensões macroscópicas, por exemplo do tamanho de uma bola de ténis, continuando depois a crescer até engolir todo o planeta, é um cenário que contraria aquilo que observamos no Universo. Nas milhares de estrelas de neutrões e muitas mais anãs brancas que observamos na nossa galáxia, cuja densidade é de mil milhões a biliões de vezes superior à densidade da Terra, existem condições imensamente mais propícias a surgirem buracos negros macroscópicos do que no interior do LHC. No entanto, o que se observa é que estas estrelas estão entre os objectos mais estáveis e mais antigos do Universo (mais de 13 mil milhões de anos), não se verifica que sejam importunadas pela formação de buracos negros. Se não se observa a formação de buracos negros em milhares de objectos muito antigos, em largas escalas temporais, com condições muito mais propícias à formação de buracos negros macroscópicos, muito menos provável será a formação de buracos negros no LHC, talvez biliões de vezes menos provável.

O princípio de Deus

Quando o Miguel escreve sobre as suas viagens brinda-nos com inspirados textos. Este fala-nos do deserto, do LHC e de Deus.

quarta-feira, setembro 10, 2008

O mundo não acabou e o LHC já está a bombar!

O primeiro feixe do LHC foi ligado às 9:28 (hora de Portugal). Clicar aqui para ler as primeiras declarações de Lyn Evans, o director do projecto.

Primeiro feixe do LHC no CERN

Esta manhã, a partir das 8:15, os investigadores do CERN tentarão pôr a circular o primeiro feixe de protões no LHC (Large Hadron Collider). Clicar aqui para ver tudo em directo da Suiça. Boa sorte!

PS- Para os curiosos das teorias da conspiração e dos cataclismos bíblicos ler aqui porque é que o mundo não vai acabar hoje.

terça-feira, setembro 09, 2008

À atenção de Manuela Ferreira Leite

O processo de construção da nova urbanização no Vale do Galante na Figueira da Foz tem todos os ingredientes dos tradicionais casos de promiscuidade entre municípios e empresas construtoras que têm destruído o país de alto a baixo: mais valias à descarada, alterações relâmpago de PDM, personagens que vestem ora a camisola do município ora a camisola da empresa consoante a fase da negociação, muito dinheiro a desaparecer em buracos negros, falta de respeito total pelo ambiente, pelo bom urbanismo e pelos moradores afectados pela obra.

O ministério público já se mexeu e ainda bem, mas ficam as dúvidas se os movimentos das contas bancárias dos intervenientes principais e secundários (estas por vezes bem mais movimentadas) deste processo foram efectivamente verificadas. O mínimo que a Figueira pode exigir por enquanto é a perda de mandato de Duarte Silva. Resta apenas uma reacção da parte da direcção do PSD. Será que vai continuar a fechar os olhos? A nova direcção quer de facto enveredar por uma nova política ou continuamos no país pequenino de Isaltino Morais e de Isabel Damasceno?

Ler mais detalhes sobre o assunto no blogue Ambiente na Figueira do caríssimo João Vaz.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Rosetta Blog


Imagem ESA

A missão Rosetta - a caminho do cometa Churyumov-Gerasimenko onde chegará dentro de 6 anos - cruza-se por estes dias com o asteróide Steins. As imagens, os vídeos e as emoções dos cientistas foram registados no Rosetta Blog.

sexta-feira, setembro 05, 2008

MR 73 (avec Daniel Auteuil)



MR73 é um policial sinistro e decadente. O apodrecimento emocional da personagem principal, o inspector Schneider, interpretado por Daniel Auteil marca o ritmo do filme, o de uma história que se afunda a pique juntamente com a sua personagem principal. Schneider é um personagem trágico, uma espécie de cavaleiro maldito, que ama demais a profissão que o destrói. Schneider é confrontado com uma série de assassinatos violentos e o seu sucesso na resolução da charada que o levará aos autores dos crimes é proporcional às asneiras que vai semeando à sua volta. Schneider vai-se consumindo ao longo da investigação até se tornar um fantasma, um destroço humano. No entanto, Schneider não pára, a obsessão de aniquilar um adversário para proteger alguém, nem que sejam fantasmas como ele, é mais forte e Schneider vai até ao fim...

Avec Daniel Auteil
Tens razão, esta poderá ser a melhor interpretação de Daniel Auteil. Não é propriamente mais uma das personagens fáceis que já interpretou, fácil para ele obviamente. Neste filme não sorri, não interpreta aquele homem responsável que lhe assenta tão bem, nem afronta problemas cheio de determinação mesmo quando franze a testa. Schneider é um duro todo escavacado e o Daniel, via-se, conhecia demasiado bem esta personagem...
Apesar de tudo, o melhor Auteil é na minha opinião o de "A viúva de St. Pièrre" onde contracena com Binoche e Kusturica.

quinta-feira, setembro 04, 2008

A fraude que se segue: Credit Suisse

Dois ex-correctores do Credit Suisse foram ontem acusados de fraude pela justiça americana pela venda aos seus clientes de títulos imobiliários de alto risco disfarçados de títulos seguros. Estes clientes ficaram com mais de 800 milhões de dólares em títulos nas mãos, sem qualquer possibilidade de os vender após o início da crise financeira em 2007.
Apesar da mão ser invisível consegue esconder muito bem o jogo...

quarta-feira, setembro 03, 2008

Só falta acordar para o crime financeiro

Há dez dias escrevi sobre esses crimes silenciosos que já mataram 31 mulheres desde o início do ano. Esta semana o país acordou para a dura realidade deste tipo de crime, que não dá nas TV's, nem é divulgado no youtube, mas que faz do nosso país uma triste excepção a nível europeu. Só falta acordar para o outro tipo de crime que nos distingue negativamente do resto da Europa: a gigantesca fraude financeira que está a ocorrer via paraísos fiscais. Esse crime também mata. A pobreza e o desemprego que produz, gera indirectamente desespero, depressão, violência, exclusão e muita pequena e média criminalidade que presta serviços aos colarinhos brancos.

terça-feira, setembro 02, 2008

Provavelmente a melhor cerveja ibérica

Cansado da má cerveja espanhola, Cruz Campo, Mahou, San Miguel (a pior), etc., ali para os lados de Granada topei a cerveja regional Alhambra. Experimentei a Alhambra Reserva 1925 e nem acreditei no que estava a beber... Finalmente, uma boa cerveja ibérica! A Alhambra 1925 é loura e densa! Cerveja loura e densa na península ibérica foi coisa que desapareceu com os ursos e o lince! Densa e cristalina, cristalina e com aroma complexo, uma densa que casa com o calor da Andaluzia e a coloca como a primeiríssima das cervejas louras ibéricas de inverno.

Aconselho-a vivamente ao Francisco, se por acaso ainda não a tiver provado.