sábado, fevereiro 28, 2004

Agradável manhã de sábado Coimbrã

Correr no Choupal com o melhor amigo (uma volta em 32min 50s).
Ir ao mercado e sentir o perfume dos legumes e das frutas frescas.
Finalmente em casa, ponho o grelhador a aquecer lá fora,
A vítima é uma dourada. Pelo tamanho deve ser de viveiro…

sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Caminhar sobre cinzas e sobre lama intelectual

Quem viu o último Herman SIC, assistiu à participação de dois charlatães no programa que caminharam sobre cinzas, segundo os próprios, graças a técnicas de hipnotismo e de meditação!

A "proeza" de caminhar sobre cinzas foi cientificamente explicada há séculos! Já tem barbas! A explicação mediática deste fenómeno data do programa "O Misterioso Mundo de Arthur Clarke" até ao recente livro do Prémio Nobel da Física Georges Charpak e do investigador Henri Broch "Feiticeiros e Cientistas", Gradiva. Qualquer pessoa que consiga caminhar normalmente pode igualmente fazê-lo sobre cinzas, até o Herman José! Aliás, enquanto estava a ver aqueles dois charlatães surrealistas julguei que era um "soquete" do Herman e que tudo iria finalizar com o Herman a caminhar também sobre as cinzas provando que aquilo não é nada de especial. Só depois percebi que estavam a levar a serio dois charlatães manhosos (mas manhosos que só visto!).

Neste site podemos ver fotos e seguir as instruções de modo a que qualquer pessoa possa caminhar sobre cinzas sem se queimar.

Aqueles dois charlatães foram ao Herman SIC mistificar algo que está mais que explicado. Era como se eu fosse agora com um rádio a pilhas a uma tribo isolada do amazonas e dissesse que a voz que saia do rádio era fruto de hipnotismo, de meditação ou de telepatia. Por outras palavras, iria gozar com a ignorância dos outros. Foi o que esses charlatães fizeram perante a plateia e os espectadores do Herman SIC!

Rosetta em suspenso

Está difícil. O mau tempo em Kourou não ajuda. Ontem foi detectado um problema na protecção externa do andar criogénico do foguetão Ariane 5 e o lançamento da sonda Rosetta foi adiado por mais alguns dias.

O lixo da Guerra Fria está de volta!

Os mormons, os escuteiros, as selecções do Readers Digest e a espiolhagem (mistura de esperteza saloia com espionagem) estão de volta. Tudo indica que este lixo que nos foi lançado aos olhos durante a Guerra Fria para nos manter afastados do inimigo Soviético e que já estava em estado de decomposição avançada, parece ter ressuscitado. Neste contexto as declarações de Clare Short sobre espionagem anglo-americana ao Sercretário Geral da ONU não são novidade para quem tem andado atento às brincadeiras de mau gosto dos programas ECHELON e NIMD.

Voltaremos a este assunto em breve

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Check of electrical systems

A esta hora verificam-se os sistemas eléctricos antes de o Ariane 5 lançar definitivamente a Rosetta para o espaço. Os passos até à contagem final amanhã às 7:36 são descritos aqui.

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

Daqui a 10 anos algures no sistema solar

Amanhã 26 de Fevereiro às 07:36 de Kourou (foi adiado para 27 à mesma hora por causa das condições metereológicas), Guiana Francesa, será lançada a sonda Rosetta que irá estudar o cometa Churyumov-Gerasimenko daqui a 10 anos.
O lançamento poderá ser visto em directo nesta página da ESA ou nesta página da Arianespace.


(Fotografia da ESA)

terça-feira, fevereiro 24, 2004

Sistema de Transportes de Lisboa em Miranda do Douro

É bizarro estar num dos vértices de Portugal continental, em Miranda do Douro mais precisamente, e ouvir na rádio um anúncio ao Sistema de Transportes de Lisboa. Um anúncio que deve ter sido caro, bem caro, feito para todo o país ouvir e ver na rádio e na TV. Um anúncio sem qualquer informação útil, puramente narcisista. Nessa altura reparei numa paragem de autocarro que dizia Portugal-França. E se a câmara de Miranda do Douro fizesse uma publicidade semelhante ao «Sistema de Transportes de Miranda do Douro» (o autocarro Portugal-França), para o país todo ficar informado da miséria que ainda graça por estas paragens? Se houvesse um bocado mais de responsabilidade a gastar os dinheiros do Estado em publicidade talvez locais como Miranda do Douro estivessem um bocadinho melhor.

domingo, fevereiro 22, 2004

Referendos

No seu texto "Mais um referendo?" Vital Moreira questiona-se sobre a necessidade de fazer um referendo sobre as novas entidades supramunicipais. Eu coloquei a mesma questao sobre o referendo da regionalizaçao em 98. Também a regionalizaçao estava prevista pela constituiçao. O resultado foi o que foi.

Nao sou contra esta nova reforma. Perante a catástrofe que é a política regional neste país, qualquer medida por pior que seja é melhor que nada. Agora esta reforma é a continuaçao do caos. Os municípios agregam-se de cima para baixo. Mais na lógica de afinidades partidárias do que na lógica de critérios racionais que tenham a ver com a gestao de recursos naturais, a geografia ou estratégias de desenvolvimento comuns. A prevista área metropolitana de Coimbra é um exemplo perfeito da ausência completa de qualquer lógica racional. Isto tudo à revelia das populaçoes. No referendo à regionalizaçao perguntava-se se as pessoas concordavam com a regiao a que pertenciam. E agora de repente toda a gente concorda com todos os mapas das entidades supramunicipais? Estranho...

Quando Vital Moreira fala de má consciência de quem conduziu o processo da regionalizaçao em 98, eu julgo que se há alguém que deveria ter a consciência bem pesada pelo autêntico desastre que é o desenvolvimento regional deste país sao todos esses movimentos que se opuseram à regionalizaçao, como o Portugal Único. Houve alguma coisa de positiva que se passou no desenvolvimento regional deste país desde 98? Nada. A regiao das Beiras por exemplo é agora quase a mais pobre da Europa. Bravo!

sábado, fevereiro 21, 2004

Moralidade? E se fossemos mais inteligentes?

Em relação ao texto de Vital Moreira «ou há moralidade…» levanto as seguintes questões :

- A discriminação positiva e a tão apregoada solidariedade entre regiões ricas e pobres onde é que está? Agora vai-se continuar a pejar de portagens este país com a agravante de se taxar cegamente as regiões mais pobres, como são as regiões atravessadas pela A25, a IP6 e a IP2? Essa filosofia do «ou há moralidade…» é perigosa. E se a União Europeia deixasse de discriminar positivamente Portugal em nome do «ou há moralidade…»? Se acordássemos amanhã com a torneira dos fundos estruturais fechada, como era?
- Agora tudo o que seja caminho de cabras é passível de ter portagens? Já chegamos às IPs, a avaliar pela qualidade das mesmas IPs, julgo que algumas estradas nacionais já mereciam umas portagens, certo?
- Os EUA, a Alemanha e a Holanda não têm portagens nas auto-estradas. Países que têm auto-estradas pagas como a Suiça, a Áustria, a Rep. Checa, etc. utilizam o sistema da vinheta a preços bem mais baixos que os nossos. Será que os países do sul da Europa que são praticamente os únicos a implementar portagens nas auto-estradas são mais visionários do que todos os outros países? Se assim for, eu proponho que se atribua o Prémio Nobel da Economia a quem teve esta magnífica ideia de pejar o país com esta densidade de portagens, em vez de taxar os combustíveis fósseis poluentes que pesam bastante na nossa balança de importações.

sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Letónia Verde

A Letónia acabou de ver nomeado um primeiro ministro Verde, Indulis Emsis. Passa assim a ser o único país da Europa a ter um primeiro ministro desta tendência. Os Verdes da Letónia são de centro-direita, algo que é completamente estranho aos políticos de centro-direita dos países do sul da Europa. Estes parecem gostar mais do caos e do desenvolvimento a qualquer preço. A nossa presença na União Europeia serve também para lançar este tipo de reflexões e a nossa direita deveria reflectir porque é que nos seus programas eleitorais o ambiente é apenas uma nota de rodapé.

Ousama Ben Laden um homem de paz

Bernard-Henri Lévy (BHL): Selon vous, Ousama est un homme de paix?

Adjunto do Mufti (AM): Ousama est un bon musulman. C’est notre frère dans l’islam. Il n’a peur de personne, sinon d’Allah. Il a pu faire des erreurs. Mais il distingue entre la demeure de la paix qui rassemble tous les musulmans du monde et la demeure de la guerre qui englobe tout le reste, il a raison, c’est notre position.

BHL: D’accord. Mais le résultat, concrètement, c’est quoi ? Homme de paix ou homme de guerre?

AM: La guerre contre les infidèles n’est pas la guerre, c’est un devoir. Depuis l’attaque américaine en Arabie Saoudite, puis en Afghanistan, il est devoir de tous les musulmans du monde de soutenir le jihad contre l’Amérique et les Juifs.

Bernard-Henri Lévy, «Qui a tué Daniel Pearl», Editions Grasset (2003).

Este diálogo decorreu na mesquita principal da cidade de Bonori Town, Paquistão. Este é o discurso geral dos principais líderes religiosos do Paquistão.

Onde nos leva a espiral de alianças perversas ?
As respostas que acabaram de ler às perguntas de BHL poderiam ser dadas a papel químico pelo principal imame da Arábia Saudita. O mesmo que priva com a família real do rei Fahd. O mesmo rei Fahd que é aliado dos EUA, país que está empenhadíssimo na luta contra o terrorismo. O mesmo rei Fahd cujos súbditos negociaram recentemente com Paulo Portas um acordo militar que vai fazer uso dos serviços das OGMA.
Há aqui qualquer coisa que não bate certo pois não?

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Buraco negro engole uma estrela

Um dos acontecimentos jamais observados em astrofísica foi ontem revelado pelos telescópios espaciais de raios X: XMM (ESA) e Chandra (NASA). Nada mais nada menos do que um buraco negro a desfazer e a engolir uma estrela. Neste momento deve haver físicos teóricos a saltar em cima das mesas!


(Imagem do sítio da ESA)

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Traduções de português para português

Traduções de português para português do Brasil é a fresca novidade que nos traz o blogue Diário de Lisboa divulgado oportunamente pelo Aviz.

É extremamente útil para quem trabalha no meio científico se se quiser passar a palavra para o lado de lá através de termos técnicos adequados de modo a que a comunicação entre Portugueses e Brasileiros seja a mais clara possível. De facto é muito difícil para um Português seguir um texto técnico-científico escrito em português do Brasil e vice-versa, tal é a diversidade de adaptações de novos termos e palavras realizadas em cada um dos dois países.

terça-feira, fevereiro 17, 2004

A minha Europa: visita de Massoud ao PE em 2001

A 7 de Abril de 2001 o Parlamento Europeu recebeu Ahmed Shah Massoud, o líder da guerrilha afegã que na altura era a única oposição ao pior regime do planeta, o regime talibã. O Parlamento chamou a atenção para o problema afegão, mas na altura muita gente assobiou para o ar.
Massoud foi morto a 9 de Setembro de 2001 no Afeganistão por um comando da Al-Qaeda.
A 11 de Setembro aconteceu o que todos bem sabemos. Alguns dos eurodeputados que desprezaram a visita de Massoud e os arautos da defesa do mundo ocidental do dia 10 para o dia 11 de Setembro ficaram de repente sensíveis e conhecedores profundos dos crimes contra a humanidade que se cometiam no Afeganistão. No mesmo dia o Parlamento Europeu percebeu tragicamente que estava cheio de razão quando decidiu convidar Massoud, isto apesar das imundices que, de cabeça perdida, alguns anti-europeistas iam descarregando sobre a União Europeia nos debates que se multiplicavam pelas cadeias de televisão de todo o mundo.

Iraque: Regard de Bernard-Henri Lévy

Je rentrais de cet autre monde. Tout le temps qu'a duré le débat sur la question de savoir si renverser Saddam était la priorité du moment et si le sort de la planènte se jouait, ou non, à Bagdad, j'étais dans le trou noir de Karachi. Et je ne pouvait pas, je ne peux toujours pas, ne pas songer que cette guerre irakienne (...) témognait d'une singulière erreur de calcul historique.
Un régime déjà largement désarmé quand, dans le bas-fonds des villes pakistanaises, se trafiquaient les secrets nucléaires.
Un des derniers diactateurs politiques, répertorié dans les bestiaires anciens, à l'heure où je voyais se dresser des bêtes sans espèce, aux ambitions sans limites, pour qui la politique n'est, au mieux, qu'une fiction utile.
Et, contre ce dictateur, à l'appui de cette guerre-spectacle donnée en pâture à l'opinion mondiale, une coalition de fortune où - suprême dérision - l'on prétendait enrôler ce même Pakistan que je voyais devenir la propre maison du Diable.


Bernard-Henri Lévy, «Qui a tué Daniel Pearl», Editions Grasset (2003).

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Descoberta a galáxia mais distante

Com a ajuda do telescópio espacial Hubble foi descoberta a galáxia mais distante observada até hoje. Está a cerca de 13 mil milhões de anos-luz da Terra. A descoberta foi conseguida através do efeito de lente gravitacional. Mais informações sobre esta descoberta pode ser encontrada aqui.


A nova galáxia - distorcida pelo efeito de lente gravitacional - é delimitada
por uma linha branca.

sábado, fevereiro 14, 2004

É assim? Assim como?

Não sou de letras, a minha formação é científica, mas fico abismado com a praga do "É assim" proferido no inicio de cada frase! Ouvi esta crónica do Fernando Alves na TSF sobre o "É assim" e não poderia ser mais certeira. É contagiante, muitas das pessoas que mais aprecio do ponto de vista afectivo e intelectual já estão contaminadas pelo "É assim". Eu próprio já dei por mim uma vez ou outra a guinar no último momento para um esfarrapado "É o seguinte". Alguns dos nossos comentadores políticos mais interessantes derrapam frequentemente para o "É assim" com uma facilidade abismal (se estivesse a comer uma perna de frango com batatas fritas de pacote ficaria com um osso atravessado na garganta). A passada semana um dos últimos redutos da minha admiração intelectual, o Prof. Carlos Amaral Dias, deu uma interessantíssima entrevista à Rádio Universidade. Durante a referida entrevista repetiu "É assim" umas três vezes. Desespero...É assim...

sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Uma boa crítica a Coimbra

O Prof. Carlos Fiolhais publicou esta excelente crónica no Primeiro de Janeiro onde faz uma crítica certeira à cidade de Coimbra. Mas não se limita a criticar, lança também algumas perspectivas interessantes para o futuro próximo da cidade.

Para desgosto de alguns mais provincianos, Carlos Fiolhais não fala de tunas, de cadeados, de bebedeiras, de praxes, daquela Coimbra que uns aprenderam a conhecer nos Kalkitos, nas caixas de corn flakes e nos filmes da Amália. Fiolhais fala da Coimbra de hoje e fala bem.

Cavalos & Unicórnios

A Sofia da Fénix continua a produzir. O seu novo livro chama-se "Segredos em Terras de Cavalos & Unicórnios". O mistério é desvendado com a ajuda de um cientista que parece um cowboy. Original. Andamos fartos de cientistas representados por um daqueles arcaicos professores Pardal de oculozinhos e de bata.

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Água!

O mais relevante resultado científico obtido pelas actuais missões que se encontram em Marte foi a descoberta de água na calote polar de dióxido de carbono existente no pólo sul do planeta vermelho pela sonda europeia Mars Express, que presentemente se encontra em órbita.


Calote de dióxido de carbono no pólo sul de Marte.
(Imagem do sítio da Agência Espacial Europeia)


Espectro laboratorial de uma mistura de gelo e dióxido de carbono gelado.
(Imagem do sítio da Agência Espacial Europeia)

Os robots Opportunity e Spirit continuam a serpentear o solo marciano enquanto captam imagens, perfuram rochas, recolhem e analisam amostras de poeiras marcianas. Está previsto que percorram no mínimo 200 metros da superfície marciana. Não parece muito, mas a quantidade de dados recolhidos é imensa e só daqui a alguns meses é que a dimensão dos resultados destas missões poderá ser avaliada.

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Astrologia subsidiada pelo Estado III

Competindo a esta Alta Autoridade assegurar a observância dos fins genéricos e específicos da actividade da televisão, garantindo o respeito pelos interesses do público, nomeadamente pela apreciação dos comportamentos susceptíveis de configurar violação das normas legais aplicáveis aos órgãos da comunicação social e, em particular zelar pela realização dos objectivos de serviço público da televisão, deliberou a Alta Autoridade advertir a RTP para a conveniência de rever aspectos do conteúdo da referida rubrica, nos moldes em que é apresentada no Programa “Praça da Alegria”, no que, em especial, se refere à predição de acontecimentos futuros, concretos e precisos, de natureza pessoal, sentimental ou profissional.

Resposta da Alta Autoridade para a Comunicação Social a uma queixa contra a rubrica de astrologia no programa "Praça da Alegria" da RTP, 27 de Setembro de 2003

Qual foi a resposta da RTP? Aumentar o tempo de antena da Sra. astróloga Cristina Candeias e equipar o estúdio com um écran gigante onde esta senhora projecta as suas cartas astrais. Isto é um país terceiro mundista. Há mais uma queixa na Alta Autoridade que demonstra as duas violações à lei já aqui apresentadas.

Astrologia subsidiada pelo Estado II

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Latim obrigatório

Das profundezas da minha formação científica e tecnológica acho que o ensino do latim deveria ser obrigatório na escola. Até poderia ser apenas um ano. Nem que nesse ano se aprendesse apenas noções básicas de latim, pelo menos algo que não fizesse de nós povo latino um analfabeto em latim.

O pouquíssimo que "pesquei" (não se pode dizer que aprendi) de latim até hoje foi à custa da ciência e da aprendizagem da língua italiana. De certa forma tenho vergonha de não saber um mínimo aceitável de latim. Tenho vergonha que colegas meus alemães igualmente cientistas e engenheiros saibam pelo menos um mínimo de latim e eu, latino, pouco ou nada sei. Na Alemanha existe pelo menos uma opção de latim no liceu, enquanto no meu liceu a única opção para aprender latim era a de mudar para a área de letras.

Este é um tema que me assalta a memória cada vez que visito o interessante blogue do Latinista Ilustre.

sábado, fevereiro 07, 2004

Portugal Único 5 : A lógica de pagar para pagar

No jornal Expresso de 8 de Novembro de 2003 podemos ler as seguintes declarações do Prof. Carlos Fernandes, especialista em transportes:

"Se as SCUT mudarem para portagem, o custo real dessa auto-estrada aumenta 40 %"

Só as praças de portagem e equipamentos de cobrança representam 5% a 15% dos custos. Nas SCUT este valor anda mais perto dos 15% devido ao elevado número de nós de acesso. A estes custos adicionam-se os custos de operação das portagens e a manutenção, aumentando os custos de operação das auto-estradas para cima dos 40%.

Perante este cenário, pagar para pagar parece ser a lógica das nossas auto-estradas. Soa a algo inteligente? Não? É por estas e por outras que os países do Sul são muitas vezes gozados pelas suas estratégias absurdas. De facto este tipo de sistemas são adoptados por países do Sul da Europa, nomeadamente pela França, Espanha, Portugal e Itália. Em países como a Holanda ou Alemanha as auto-estradas são gratuitas. Nos países em que não são gratuitas (Suíça, Áustria, Rep. Checa, Eslováquia, etc), existe um sistema de vinhetas, bem mais em conta do que os preços praticados por cá. A título de exemplo, na Suíça uma vinheta válida para um período de um ano que permite circular em todas as auto-estradas do país custa apenas 27,50 €.


A IP5 poderá passar a ter portagens. Poderão chamar-se as portagens de S. Pedro...

Além do mais é um absurdo ter que parar para pagar (quantas vezes uns longos 15 minutos) num tipo de estrada que foi concebido para ser rápida, para aumentar a produtividade das nações. Relembro que nos EUA e na Alemanha as auto-estradas são gratuitas, isto deve querer dizer alguma coisa.

Por exemplo, se todos os carros que entram numa cidade como Lisboa perderem três minutos em média para pagar a portagem (o que é uma perspectiva optimista ponderando as horas de ponta com as horas de menor tráfego), para 100 mil veículos que entram em Lisboa por dia passando pelas portagens, chegamos ao valor de 300 mil minutos perdidos por dia, ou seja 5000 horas, ou seja 625 dias trabalho. É equivalente a 625 trabalhadores não trabalharem todos dias na cidade de Lisboa. 625 trabalhadores é um número de empregados que poderia ser o de uma grande empresa. A fábrica da Nissan na Holanda tem metade deste número de trabalhadores…
Noto que estes veículos não pagam para entrar na cidade mas para sair da auto-estrada. Ao contrário seria mais inteligente criando parques de estacionamento e transportes alternativos logo na periferia.

É certo, agora há a Via Verde. Conhecem as últimas da Via Verde? Os utentes que já tinham adquirido o dispositivo de leitura, tiveram que o comprar pela segunda vez por causa de um desdobramento em duas empresas da empresa que explorava a Via Verde. Agora só para ter o dispositivo no carro paga-se 10 € por ano! E se se pagar 30 € adquire-se o dispositivo em definitivo, isto depois de o terem comprado já uma vez. Acham isto normal? A pilha para o dispositivo custa 6 € e só pode ser adquirida nos postos da BRISA…Nós portugueses somos muito molezinhos.

Salte até ao Portugal Único 4, mas cuidado não escorregue no musgo

sexta-feira, fevereiro 06, 2004

Armas de quê? Não sejamos tolinhos!

Uma democracia liberal que pudesse travar uma guerra rápida e decisiva, mais ou menos em todas as gerações, para defender a sua liberdade e independência seria muito mais saudável e realizada do que aquela que apenas conhecesse a paz contínua.

"O Fim da História e o Último Homem", Francis Fukuyama, Gradiva, 2a. ed., pag. 316, 1992.

Poupem-me com a treta das armas de destruição em massa! Há gente com responsabilidade política nos EUA que acredita piamente e segue a doutrina acima descrita. Peritos Russos e Americanos de armas de destruição em massa apontavam uma série de outros países como muito mais perigosos do que o Iraque (a ARTE e a BBC têm excelentes reportagens onde isso é bem descrito). Só havia um motivo para invadir o Iraque – que era um motivo válido – esse motivo era a democratização do país. O problema é que não se pode querer democratizar o Iraque e ser simultaneamente aliado de uma ditadura bem pior, como é o caso da ditadura Saudita. Com a agravante de o regime Saudita ser muito mais perigoso do ponto de vista militar do que o era o Iraque de Saddam e talvez bem mais do que se pensa, tal como o expressaram os cientistas russos e americanos nas referidas reportagens.

Um copo de vinho, uma maçã e um orgasmo
Recentemente demonstrou-se cientificamente que o consumo de um copo de vinho tinto por dia faz bem à circulação sanguínea. Mas, uma maçã por dia, em vez de um copo de vinho, faz muito mais pela saúde e dispensa os efeitos secundários causados pelo álcool. Mas…um orgasmo por dia faz muito melhor do que uma maçã e um copo de vinho juntos, não só à circulação mas também ao bem estar físico e psicológico do indivíduo.
O problema da filosofia de Fukuyama é que se fica pelo copo de vinho, ou seja uma guerra por geração não livra cada geração dos efeitos secundários de cada guerra, que poderão ser gravíssimos. Eu cá por mim prefiro o orgasmo. Prefiro os grandes desafios dos descobrimentos dos nossos horizontes físicos (o Universo, a genética, o infinitamente pequeno, etc.) e do nosso mundo interior (a psicologia, o pensamento, etc.). São acontecimentos que vão desde algo tão simples como os Jogos Olímpicos até à grandeza e complexidade de uma missão a Marte ou da descoberta de uma forma de vida extra-terrestre.
São escolhas como esta que distinguem as pessoas que não acham muita piada ao que está a acontecer no mundo dos liberais da facção de Francis Fukuyama.

terça-feira, fevereiro 03, 2004

The Smiths/ Morrissey

O Alexandre Andrade do Blog sobre Kleist elaborou uma lista das suas 10 preferidas dos Smiths. Desde os meus tempos de acne que sou um grande apreciador dos Smiths e da carreira a solo do Morrissey, por isso não resisto a deixar aqui também algumas das minhas preferências:

Last night I dreamt that somebody loved me
(é a minha preferida, gosto daquela atmosfera tipo fim dos tempos criada
pela amalgama de sons do início do tema)

Girl Afraid
(esta era a minha preferida quando tinha acne)

The Last of the Famous International Playboys

Heaven knows I'm miserable now

Reel around the fountain

The More You Ignore Me, the Closer I Get

Still ill

Panic

Everyday Is Like Sunday

We Hate It When Our Friends Become Successful
(Quando oiço esta imagino o Vasco Graça Moura a espumar de raiva
após o José Saramago ter ganho o prémio Nobel)

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

O segundo bissexto

Já todos ouvimos falar de anos bissextos, mas existem também os segundos bissextos. Tal como o dia extra (29 de Fevereiro) que serve para ajustar o tempo que leva a Terra a completar uma órbita à volta do Sol (365,24219 dias), o segundo bissexto, é um segundo extra que é introduzido para ajustar o tempo que o nosso planeta leva a completar uma revolução em torno do seu eixo.

No final de 2003 estava previsto a adição de um segundo bissexto de modo a que Tempo Universal Coordenado coincida a menos de 0,9 segundos com o tempo astronómico, o qual é baseado na rotação da Terra. Mas afinal não foi necessário porque a velocidade de rotação da Terra aumentou ligeiramente.

A primeira vez que se introduziu um segundo bissexto foi em 30 de Junho de 1972. Desde então, os segundos bissextos têm sido introduzidos a 30 de Junho ou a 31 de Dezembro. Nesses dias o tempo decorre da seguinte maneira: 23h59m59s, 23h59m60s, 00h00m00s, etc., ou seja 23h59m60s é o segundo extra introduzido.

Conheçam-nos melhor II

O programa do Fernando Alves já está disponível aqui.