sábado, fevereiro 21, 2004

Moralidade? E se fossemos mais inteligentes?

Em relação ao texto de Vital Moreira «ou há moralidade…» levanto as seguintes questões :

- A discriminação positiva e a tão apregoada solidariedade entre regiões ricas e pobres onde é que está? Agora vai-se continuar a pejar de portagens este país com a agravante de se taxar cegamente as regiões mais pobres, como são as regiões atravessadas pela A25, a IP6 e a IP2? Essa filosofia do «ou há moralidade…» é perigosa. E se a União Europeia deixasse de discriminar positivamente Portugal em nome do «ou há moralidade…»? Se acordássemos amanhã com a torneira dos fundos estruturais fechada, como era?
- Agora tudo o que seja caminho de cabras é passível de ter portagens? Já chegamos às IPs, a avaliar pela qualidade das mesmas IPs, julgo que algumas estradas nacionais já mereciam umas portagens, certo?
- Os EUA, a Alemanha e a Holanda não têm portagens nas auto-estradas. Países que têm auto-estradas pagas como a Suiça, a Áustria, a Rep. Checa, etc. utilizam o sistema da vinheta a preços bem mais baixos que os nossos. Será que os países do sul da Europa que são praticamente os únicos a implementar portagens nas auto-estradas são mais visionários do que todos os outros países? Se assim for, eu proponho que se atribua o Prémio Nobel da Economia a quem teve esta magnífica ideia de pejar o país com esta densidade de portagens, em vez de taxar os combustíveis fósseis poluentes que pesam bastante na nossa balança de importações.

Sem comentários: