sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Caminhar sobre cinzas e sobre lama intelectual

Quem viu o último Herman SIC, assistiu à participação de dois charlatães no programa que caminharam sobre cinzas, segundo os próprios, graças a técnicas de hipnotismo e de meditação!

A "proeza" de caminhar sobre cinzas foi cientificamente explicada há séculos! Já tem barbas! A explicação mediática deste fenómeno data do programa "O Misterioso Mundo de Arthur Clarke" até ao recente livro do Prémio Nobel da Física Georges Charpak e do investigador Henri Broch "Feiticeiros e Cientistas", Gradiva. Qualquer pessoa que consiga caminhar normalmente pode igualmente fazê-lo sobre cinzas, até o Herman José! Aliás, enquanto estava a ver aqueles dois charlatães surrealistas julguei que era um "soquete" do Herman e que tudo iria finalizar com o Herman a caminhar também sobre as cinzas provando que aquilo não é nada de especial. Só depois percebi que estavam a levar a serio dois charlatães manhosos (mas manhosos que só visto!).

Neste site podemos ver fotos e seguir as instruções de modo a que qualquer pessoa possa caminhar sobre cinzas sem se queimar.

Aqueles dois charlatães foram ao Herman SIC mistificar algo que está mais que explicado. Era como se eu fosse agora com um rádio a pilhas a uma tribo isolada do amazonas e dissesse que a voz que saia do rádio era fruto de hipnotismo, de meditação ou de telepatia. Por outras palavras, iria gozar com a ignorância dos outros. Foi o que esses charlatães fizeram perante a plateia e os espectadores do Herman SIC!

Sem comentários: