terça-feira, fevereiro 10, 2004

Latim obrigatório

Das profundezas da minha formação científica e tecnológica acho que o ensino do latim deveria ser obrigatório na escola. Até poderia ser apenas um ano. Nem que nesse ano se aprendesse apenas noções básicas de latim, pelo menos algo que não fizesse de nós povo latino um analfabeto em latim.

O pouquíssimo que "pesquei" (não se pode dizer que aprendi) de latim até hoje foi à custa da ciência e da aprendizagem da língua italiana. De certa forma tenho vergonha de não saber um mínimo aceitável de latim. Tenho vergonha que colegas meus alemães igualmente cientistas e engenheiros saibam pelo menos um mínimo de latim e eu, latino, pouco ou nada sei. Na Alemanha existe pelo menos uma opção de latim no liceu, enquanto no meu liceu a única opção para aprender latim era a de mudar para a área de letras.

Este é um tema que me assalta a memória cada vez que visito o interessante blogue do Latinista Ilustre.

Sem comentários: