sexta-feira, maio 29, 2009

Os 6 novos astronautas da ESA



Com início há cerca de um ano, o processo de selecção de novos astronautas da ESA findou na passada semana. Eis o nome e a nacionalidade dos novos astronautas europeus:

Samantha Cristoforetti, Itália
Alexander Gerst, Alemanha
Andreas Mogensen, Dinamarca
Luca Parmitano, Itália
Timothy Peake, Grã-Bretanha
Thomas Pesquet, França

No mais completo amadorismo, foi a primeira vez que Portugal participou num processo de selecção de astronautas da ESA. Fomos 210 a passar as análises médicas, o que foi um bom resultado para um país da nossa dimensão, mas a partir daí há muita coisa a fazer para podermos aspirar a ter um dia um astronauta. Em breve escreverei mais sobre o assunto.

quinta-feira, maio 28, 2009

PressEurop

PressEurop é um novo serviço informativo em linha com notícias dos principais jornais europeus em 10 línguas diferentes (também em português) orientado para notícias sobre a Europa.

quarta-feira, maio 27, 2009

A Europa e as fronteiras

Um texto muito acertado do Prof. Carlos Fiolhais sobre a Europa no qual me revejo completamente . Gosto especialmente destas duas passagens:

"... ainda permanecem, quais monumentos ao Portugal isolado de outrora, alguns dos antigos postos fronteiriços. Quando passo por eles, tremo só de pensar que venham um dia a recuperar a utilidade perdida."

"... gosto de passar despercebido pelas fronteiras internas da Europa, idealizo um continente que, sendo plural e diverso, se saiba unir mais, se saiba unir o mais possível, com base numa longa história e numa rica cultura comuns"


E subscrevo inteiramente esta crítica, :

"A atitude “Porreiro, pá”, segundo a qual da Europa, além de receber o dinheirinho, só se quer que o tratado tenha o nome de Lisboa e que o presidente da Comissão tenha a nacionalidade lusa, é pobre: revela uma total falta de ideias."

terça-feira, maio 26, 2009

Bons eurodeputados

Tal como tinha prometido aqui ficam umas linhas sobre os eurodeputados que considero terem feito um bom trabalho neste último mandato do Parlamento Europeu:

A eurodeputada Ana Gomes foi considerada a Activista do Ano em 2008 pela revista "The Parliament Magazine". Este prémio diz muito sobre o trabalho da Ana Gomes e quem segue o trabalho do Parlamento Europeu conhece o seu empenhamento nas relações com África, em particular com a Somália e a Etiópia, com reconhecimento efectivo dos seus esforços nessas regiões. Um colega que apanhou um táxi à sorte em Nova Iorque descreveu-me o entusiasmo e a admiração do taxista, que era originário da Etiópia, pelo trabalho da Ana Gomes quando o meu colega referiu que era português. Nem sequer passou pela cabeça do taxista invocar o Ronaldo, como costuma ser hábito.
As suas posições sobre o transporte de prisioneiros para Guantanamo foram corajosas e acertadas, facto que lhe custou certamente a posição de cabeça de lista do PS que deveria ser naturalmente sua.


A Assunção Esteves é provavelmente o eurodeputado que mais sabe sobre a União Europeia. Aprecio a maneira como embaraça os seus adversários políticos nos debates do "Eurodeputados" da RTP2 corrigindo-lhes erros e imprecisões que resultam do desconhecimento dos tratados e da legislação europeia. Quando vivi fora do país tive o privilégio de ver a Assunção Esteves em acção na ausência de microfones e de holofotes das televisões em encontros com emigrantes. Às difíceis perguntas práticas que os emigrantes colocavam aos eurodeputados e que faziam silenciar "as estrelas" do seu partido, era a Assunção Esteves que respondia com prontidão e clareza, lá da segunda fila. E isto repetia-se, uma, duas, três ou mais vezes, de tal forma que a Assunção Esteves criava uma empatia natural entre os emigrantes presentes, a reacção exactamente contrária que geravam "as estrelas" do seu partido.
Porque é que a Assunção Esteves nem sequer faz parte da lista do PSD a estas europeias? Talvez por causa disto. Da higiene política do atlantismo radical que influencia toda a actual política internacional do PSD.


Sou suspeito para vender os méritos do Miguel Portas como eurodeputado, o Miguel é um amigo. Para além disso ajudei-o humildemente durante o seu mandato em assuntos específicos que envolviam investigação, ambiente e energia. Assisti por dentro ao trabalho do Miguel e da sua equipa submergidos em dossiers, dado ser o único eurodeputado do BE. Ainda assim, o Miguel produziu mais trabalho político do que a maioria dos eurodeputados que militam nos grandes grupos políticos. Apresentou uma iniciativa à Comissão que visa melhorar a integração nas escolas de alunos das comunidades imigrantes. Uma iniciativa de que poderão beneficiar duplamente os portugueses, por termos passado a ser um país de acolhimento de imigrantes e porque ainda temos uma das maiores comunidades de emigrantes espalhadas por vários países da UE.
Espero que a Marisa Matias seja eleita e o próximo mandato possa ser ainda mais profícuo.

segunda-feira, maio 25, 2009

Europe Ecologie

De França chega-nos um bom exemplo de união de esforços à esquerda, da esquerda ecológica. Cohn-Bendit e José Bové, que estiveram em campos opostos durante o referendo sobre o Tratado Constitucional, estão agora juntos numa coligação para o Parlamento Europeu intitulada Europe Ecologie, com um programa bem esgalhado, gente motivada e conhecedora da UE. A esquerda marxista que fala muito de união mas que anda sempre no registo esquizofrénico da "traição" tem aqui umas coisas a aprender. Perante desafios globais da maior importância, da crise económica às questões ambientais, a forma estilhaçada como algumas formações de esquerda se apresentam a estas europeias não serve ninguém, nem os trabalhadores, nem a economia, nem o ambiente.

domingo, maio 24, 2009

Palma de Ouro para Michael Haneke

O vencedor deste ano da Palma de Ouro é um dos meus realizadores preferidos. Michael Haneke, o realizador dos excelentes "Funny Games" e "A Pianista", vence pela primeira vez em Cannes com a obra "A Braçadeira Branca". Aqui na Klepsýdra estaremos atentos à sua estreia.

Fóssil poderá ligar os humanos aos lémures

(Publicado no portal Esquerda.net)


(Foto site TheLink)

Um fóssil em excelente estado com cerca de 47 milhões de anos, encontrado em Messel na Alemanha, poderá ser a ligação que faltava na cadeia evolutiva entre os humanos e os lémures. O paleontologista Jørn Hurum do Museu de História Natural foi quem liderou a equipa que analisou este fóssil. Hurum publicou recentemente um livro, um documentário e uma página internet onde sugere que o fóssil encontrado em Messel, apelidado Ida, é uma importante espécie que falta na cadeia de evolução dos primatas. Segundo este paleontologista norueguês o fóssil Ida poderá ligar dois ramos evolucionários distintos: o ramo comum aos primatas superiores (ex: macacos) e aos humanos e o ramo a que pertencem os lémures. Darwinius masillae foi o nome atribuído à espécie a que pertence Ida. O esqueleto deste fóssil assemelha-se muito ao esqueleto de um lémure mas a ausência de garras, os dígitos com unhas, a forma dos polegares e das mãos ligam-no ao ramo dos primatas.

Apesar da importância desta descoberta há ainda uma grande incerteza no momento em que os dois ramos se separam, sobretudo porque o fóssil Ida pertence ao período do Eoceno, um período em que os primatas evoluíram muito rapidamente. Para dificultar ainda mais a tarefa dos paleontologistas, o Eoceno é um período do qual nos chegaram poucos fósseis. No entanto, o excelente estado de conservação de Ida permitiu analisar a pelagem e alguns dos seus tecidos, em particular os restos da sua última refeição: frutos, sementes e folhas.

Num ano em que se comemoram os 200 anos do nascimento Charles Darwin, esta é uma bela prenda para o darwinismo e para todos os investigadores que nos últimos 150 anos contribuíram para consolidar o conhecimento das espécies que povoam o planeta.

sexta-feira, maio 22, 2009

O julgamento fantoche de Suu Kyi


(foto Political Seance)


Aung San Suu Kyi é uma resistente. Após 13 anos de detenção por razões políticas, o governo da Birmânia decidiu inventar uma historieta - acusada de esconder um americano em casa, que na Birmânia é crime - para a condenar num julgamento puramente fantoche. Lamenta-se profundamente é o silêncio do nosso governo e dos nossos diplomatas.

quarta-feira, maio 20, 2009

40 mulheres mortas em 2009

Do Paquistão para Portugal e continuamos no terceiro-mundo.
Foram 40 as mulheres mortas este ano por companheiros, ex-companheiros, maridos e ex-maridos. Estes números são bem piores que os do ano passado. Portugal é um daqueles países bizarros que é muito mais perigoso dentro de portas do que na rua. O lar, o local de trabalho ou um outro sítio fechado onde exista uma hierarquia pode ser muito perigoso. Todos os dias há mulheres e crianças aterrorizadas no momento de voltar a casa, no momento de fazer rodar a chave na porta. Isto é inadmissível, mas é uma questão cultural. Num país machista, os machos não se sabem fazer respeitar sem perder a razão e quando perdem a razão malham e malham cegamente.

terça-feira, maio 19, 2009

Rostos do Ácido

O prémio Photo Press 2009 foi para a série "Violência de Género" de Emílio Morenatti, onde se denuncia a violência contra as mulheres paquistanesas (Via Tó Zé). As fotografias de Morenatti mostram vários rostos queimados por agressões com ácido. São consequências terríveis de lugares por onde o machismo anda de mão dada com a religião.

(foto publico.es)

segunda-feira, maio 18, 2009

99 preservativos vermelhos

É absurda a ideia que distribuir preservativos nas escolas poderá gerar algum tipo de perversão entre os jovens. É bom que os jovens e os adolescentes das escolas secundárias possam ter preservativos à mão. Os primeiros servem para experimentar, para encher de água até rebentar, para insuflar de ar como balõezinhos, para impressionar os amigos e para pregar partidas aos colegas. A maioria dos adolescentes só irá utilizar realmente um preservativo muito depois de acabados os estudos secundários. Quando chegar esse momento já sabem que resistem, que são fiáveis e já não têm preconceitos em utilizá-los, ao contrário da geração dos pais. Essa geração que contrai SIDA aos 50 e aos 60 anos, uma tristeza terceiro-mundista.

Parece que já não basta as hordas de virgens tardias que produzem as nossas escolas urbanas hiper-assépticas, putos controlados 24 horas por dia, carregados de actividades, que mal têm tempo para se olhar ao espelho, quanto mais tocar um(a) jovem do sexo oposto. Longe vão os tempos dos nossos avós, dos casamentos aos 16 anos e das experiências sexuais precoces em que havia todo o tempo do mundo para descobrir a textura da pele do outro.

Só a mente pobrezinha de um padre ou o fanatismo cego dos amigos da Opus Dei pode imaginar que a posse de um preservativo possa dar direito automático à conquista de uma alma do sexo oposto e por inerência à consumação do acto sexual. É óbvio que estes indivíduos não têm experiência da vida, vivem alienados na sua esfera espiritual e mergulhados num moralismo doentio. A proibir alguma coisa nas escolas, proíba-se sim a religião!

Felgueiras da Foz

Duarte Silva, o presidente de câmara-arguido da Figueira da Foz abençoado por Ferreira Leite, vem adoptando métodos de gestão que remetem ao pior exemplo autárquico do país: Felgueiras. Tal como a autarca-arguida do norte, Duarte Silva tem pago as despesas do processo do Vale do Galante em que é arguido utilizando o dinheiro de todos os figueirenses. São cerca de 273 mil euros. Se juntarmos esta quantia aos serviços jurídicos dos restantes quadros da Câmara envolvidos no processo obtemos cerca de 497 mil euros (via João Vaz).
Isto é um escândalo! Nem a máfia siciliana rouba tão às claras!

sábado, maio 16, 2009

Herschel & Planck II



O lançamento 2 em 1 da ESA do passado dia 14 reúne duas missões com objectivos bem distintos. A missão Herschel é uma missão de observação do Universo infravermelho, aquela radiação que nos permite distinguir pessoas de objectos quando utilizamos óculos de visão nocturna. O Herschel é o melhor telescópio de infravermelhos jamais construído, por isso esperam-se descobertas surpreendentes nos próximos anos. A missão Planck é uma missão de observação da radiação de fundo, a radiação micro-ondas que foi produzida quando ocorreu o Big Bang nos primeiros instantes do Universo.
Estes dois observatórios vêm reforçar a posição de liderança da Europa na categoria de observatórios espaciais. Convinha não perder essa liderança.

sexta-feira, maio 15, 2009

Lista de companhias aéreas que cumprem regras

Eis a lista da União Europeia de companhias aéreas que cumprem os requisitos das páginas Web do ponto de vista do respeito pelo consumidor, sem cambalachos de preços e taxas manhosas escondidas, etc:

Air Malta
Blue1
bmi
bmibaby
Estonian Air
Finnair
Iberia
Malmö Aviation
SAS
Sata Air Açores
Sata International
Spanair
TAP
Tarom
TUIfly
Virgin Atlantic

As que foram investigadas e não cumprem essas regras (a negrito algumas das que voam mais para Portugal):
Adria Airways, Aegean Airlines, Aer Arann, Aer Lingus, Air Berlin, Air Europa, Air One, Alitalia, Austrian Airlines, Binter Canarias, Blue Air, Brussels Airlines, Bulgaria Air, Carpatair, Cimber Sterling, Condor, Cyprus Airways, Cyprus Turkish Airlines, Czech Airlines, Delta Air Lines, EasyJet, Finncomm Airlines, Flybe, LOT, Lufthansa, Luxair, Malév Hungarian Airlines, Meridiana Air, Norwegian Air Shuttle, Pegasus Airlines, Ryanair, Skyways, Swiss, transavia.com, VLM Airlines, Wizz Air

terça-feira, maio 12, 2009

Fotógrafos contra a Desertificação

(Publicado no portal Esquerda.net)

A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação lançou um concurso de fotografia para sensibilizar a sociedade para a urgência de agir contra a degradação dos solos e a desertificação do planeta. Actualmente, as zonas áridas estendem-se a mais de um terço da superfície terrestre onde vivem cerca de dois mil milhões de habitantes. Cerca de metade da população que vive nestas zonas, abrangendo cerca de 100 países, tem visto a sua saúde e o seu bem-estar seriamente ameaçados nas últimas décadas.

No entanto, variados trabalhos científicos mostram que a desertificação pode ser combatida com algum sucesso desde que medidas correctas sejam aplicadas a tempo. Por este motivo, a luta contra a desertificação tem estado a ser levada muito a sério pelas maiores instituições científicas internacionais, apesar de tardar em ser um assunto de actualidade nos meios políticos. A Agência Espacial Europeia (ESA) é uma das instituições que tem colaborado estreitamente com a Convenção de Combate à Desertificação no desenvolvimento de uma base de dados de observações realizadas por satélite que servem para controlar a evolução temporal da desertificação nas regiões do mundo mais sensíveis. Estas imagens têm revelado um preocupante aumento da reflectividade da superfície terrestre, da seca e de regiões poeirentas. Desde 2004, Portugal, a Turquia e Itália participam na elaboração de uma base de dados de imagens obtidas por satélite intitulado Desert Watch que têm permitido elaborar um precioso mapa de Portugal das regiões mais áridas e mais vulneráveis à desertificação.

As fotografias a enviar ao concurso da Convenção de Combate da Desertificação deverão abordar preferencialmente temas que abranjam soluções para conservação dos solos e dos meios aquíferos e a relação entre populações e os ecossistemas. O júri será composto por personalidades associadas à protecção do meio ambiente, como o fotógrafo Michael Martin da National Geographic ou o ambientalista Nicolas Hulot. As fotografias deverão ser enviadas até 17 de Julho próximo por email em formato JPEG e cada concorrente poderá enviar até três fotografias. O autor da melhor fotografia sobre o tema da desertificação receberá um prémio de 1500 € a receber em Buenos Aires na Argentina durante o próximo encontro de parceiros da Convenção Combate à Desertificação.

segunda-feira, maio 11, 2009

A Escola do Futebol Clube do Porto

(foto UEFA)

Fala-se muito na escola de jovens do Sporting, mas esquece-se a escola do FCP, esquece-se a escola de onde saíram os melhores trincos, defesas e guarda-redes portugueses das últimas décadas. É certo que das escolas do Porto não saíram artistas como o Paulo Futre, o Luís Figo, o Cristiano Ronaldo ou o Quaresma, mas as grandes equipas precisam de uma defesa sólida, de um bom meio-campo defensivo e de jogadores que comem a relva. Lembram-se dos 0-5 ao Werder Bremen? Durante esse jogo a baliza do Porto parecia Bagdade, foi bombardeada o jogo todo. O Baía, o Fernado Couto e o Jorge Costa pareciam bonecos da manga japonesa a voar para sacar bolas impossíveis para o comum dos mortais. O Porto deve ter feito uns 6 remates à baliza nesse encontro, foi a escola do Porto no seu esplendor.

Se reunirem os nomes dos melhores defesas e trincos formados pelo Sporting e pelo Benfica nas últimas décadas não chegam aos calcanhares desta lista:

Vítor Baía
Fernando Couto
Jorge Costa
Ricardo Carvalho
Jorge Andrade
Bruno Alves
João Pinto
Jaime Pacheco
André
Rui Jorge
Paulinho Santos
Lima Pereira
Secretário
Rui Filipe

E se acrescentarmos os que evoluíram muito depois de contratados pelo FCP (isso também é escola) temos ainda o Raúl Meireles, o Paulo Ferreira, o Nuno Valente, o Bosingwa, o Pedro Emanuel, o Maniche e o Eurico Gomes.

(foto BBC)

Bi-tri

Qual penta, qual carapuça, há que seguir já para o bi-tri (gosto desta formulação)!

quinta-feira, maio 07, 2009

Na roça com a física

(Imagem ESRF)

O meu bunker de chumbo por estes dias.
Depois de horas a lutar contra electrões e raios gama, esperam-me hordas de coelhos lá fora e dois ou três picos branquinhos suspensos no escuro, revelados pelo luar.

quarta-feira, maio 06, 2009

Wall Street de Oliver Stone



"Wall Street" é um velhinho filme (1987) de Oliver Stone que acerta em cheio numa série de perversões do ultra-liberalismo económico. Se acreditássemos em bruxas "Wall Street" seria uma profecia do devaneio económico das décadas que se seguiram. Há que reconhecer mérito a Oliver Stone, que ainda nos anos 80 percebeu coisas simples sobre o funcionamento dos mercados como o desfasamento entre o lucro e a produção. Percebeu também que os primeiros a pagar as más práticas económicas de investidores e de especuladores são os trabalhadores, representados no filme pelos empregados da companhia aérea regional Blue Star. Oliver Stone sublinha esta relação causa-efeito ao aproximar a alta finança e o mundo do trabalho através do envolvimento de Carl Fox (Martin Sheen), um trabalhador da Blue Star, nas negociatas do seu filho Bud Fox, um corrector da bolsa (Charlie Sheen).
Apesar deste filme ser demasiado geométrico - as personagens são quadradas e a história desfila em linha recta - é um magnífico registo de como esta crise começou, sobretudo quando pensamos que o filme de Oliver Stone foi minimizado na altura em que estreou.

Wall Street 2
A crise não perdoa e a Twentieth Century Fox já está a preparar uma sequela de Wall Street, onde Michael Douglas vestirá mais uma vez a pele de Gordon Gekko, um especulador sem escrúpulos, depois deste ter cumprido a sua pena de prisão. Michael Douglas ganhou o Óscar do melhor actor quando interpretou Gekko em "Wall Street".

Grenoble

Au bout de chaque rue, une montagne…
Stendhal

terça-feira, maio 05, 2009

Ali se abriu um debate sobre o criacionismo

Havia uns espertos em Portugal que há cerca de um ano queriam abrir um debate sobre o criacionismo, mas tiveram azar e não encontraram interlocutores com paciência suficiente. Não percam a esperança, na Arábia Saudita e na Turquia o debate surgiu no bicentenário do aniversário de Darwin. Ler os artigo de desespero de Hamza Al-Mizaini (Arábia Saudita) e de Haluk Sahin (Turquia). Nós estamos solidários com os dois autores.

segunda-feira, maio 04, 2009

Ryanair na lista negra (comentários)

"A Ryanair tem tantas taxas suplementares que a única que falta é mesmo uma taxa para se poder respirar (x se respira pela boca, y se respira pelo nariz). Ultimamente pensaram numa taxa suplementar para obesos - e até se brincava com a ideia de pagar para ir à casa de banho. Além disso, é um voo sem sossego: aquela irritante venda de raspadinhas!" Helena

A da casa de banho não é a brincar, é uma hipótese que está a ser estudada a sério.
Junto às observações da Helena, algumas práticas subtis que visam impedir que os passageiros comprem nas lojas dos aeroportos e comprem apenas dentro dos aviões da Ryanair. Os horários de embarque são definidos absurdamente cedo para que o passageiro não tenho tempo nem para comer nem para comprar perfumes ou bebidas no aeroporto. Depois da seca para o embarque, impedem que se entre no avião com mais do que um saco, mesmo que o saco adicional sejam pequenas compras feitas já dentro da zona de embarque. Uma ocasião vi um indivíduo rasgar a mala do computador por tentar enfiar lá dentro ainda uma garrafa de vinho e um pacote de cigarros, porque a Ryanair não o deixava entrar com o saco de plástico das lojas da zona de embarque!