sexta-feira, janeiro 06, 2006

Um bom Prós & Contras (actualização)

O último Prós & Contras que teve como participantes Filomena Mónica, Miguel Portas, Pacheco Pereira e o Professor Boaventura foi um bom Prós & Contras, como já não se via há muito. Fez-me lembrar os debates organizados pelas televisões francesas em que o nível anda geralmente no bom. Os debates das presidenciais poderia ser algo deste género, a este nível e debatendo o mesmo tipo de assuntos dentro do âmbito da Presidência da República. Mas foram menos interessantes. Na minha opinião isso explica-se pelo nível médio dos candidatos presidenciais, que no meu entender é mais baixo do que o nível médio dos participantes no último Prós & Contras.

O debate do Prós & Contras valeu pela actualidade e pela qualidade da argumentação, é verdade que houve momentos passíveis de serem considerados demasiado intelectuais para um debate de grande audiência, mas esses momentos são essenciais ao debate público de um país. O problema é estarmos demasiado imersos em retórica bastante superficial. São frequentes os debates nas televisões portuguesas em que predomina a conversa de café, os clichés, a frase feita, o "eu pago e os outros não", o "eu sei e os outros são burros" e a experiência pessoal que se generaliza ao arrepio da estatística mais básica. Fátima Bonifácio, professora universitária, e o seu "dantes é que era bom" é o exemplo típico desta pobreza argumentativa que valoriza três exemplos da vida pessoal em detrimento de estudos académicos. Neste debate também foram citadas experiências pessoais, mas quase sempre enquadradas por resultados de estudos realizados por instituições competentes. Citaram-se também frases isoladas de autores clássicos e modernos, mas foram enquadradas no contexto de épocas e de movimentos precisos. É mais ou menos isto que faz o bom debate. É a ligação consistente entre a argumentação mais abstracta ("intelectual") e os exemplos mais pessoais ou comuns.

Sobre o conteúdo do debate espero ter tempo para lhe dedicar mais umas linhas, pois houve coisas muito importantes que foram ditas e que merecem ser analisadas.

Sem comentários: