domingo, janeiro 22, 2006

Portugal ultrapassado pela República Checa

Segundo a última estatística do PIB per capita (PPC) emitida pelo Eurostat, a Rep. Checa com um resultado de 72,7% da média da UE em 2005 ultrapassou Portugal com apenas 71,1%. Apesar destes números serem apenas previsões, o último PIB per capita calculado em conjunto com a taxa de crescimento do PIB de cada país não deixam espaço a milagres, os valores reais, mais décima menos décima, colocarão Portugal atrás da Rep. Checa. As previsões do Eurostat para 2007 pioram ainda mais o cenário, nesse ano Portugal registaria 68,9% da média da UE e a Rep. Checa 75,9%.
Obviamente que o PIB per capita não é um indicador absoluto da qualidade de vida dos cidadãos de um país, mas neste caso mostra bem o estado de letargia em que nos encontramos. É por estas e por outras que considero que nestas presidenciais se perdeu uma boa oportunidade para debater em profundidade as soluções para ultrapassar a estagnação e o atraso do país. Infelizmente, acha-se mais piada debater as guerras internas do PS com Alegre, se Cavaco fala muito ou pouco de economia e a idade de Soares. Enfim...

Reacções na Rep. Checa
Neste artigo publicado no sítio internet do governo checo dedicado à União Europeia, o autor Vaclav Lavicka constata o feito da economia checa mas alerta que a Rep. Checa não se deve comparar com países como Portugal. Lavicka considera que Portugal se encontra encalhado num fosso económico e aconselha a Rep. Checa a comparar-se com outros países: a Eslovénia, a Áustria ou até a Alemanha.

Sem comentários: