terça-feira, março 20, 2012

Moebius (1938 – 2012)



Jean Giraud, Moebius para os amigos, foi o meu desenhador preferido na minha fase pós-adolescência. A liberdade criativa que Moebius aplicava aos seus universos e às suas personagens ia ao encontro da minha concepção de criança daquilo que poderia ser o mundo depois do ano 2000. Os personagens não tinham uma cor de cabelo estandardizada, uns corriam, outros voavam, outros saltavam e a variedade de humanóides era apenas batida pela miscelânea de feras com apêndices tecnológicos nas partes do corpo mais improváveis. Frequentemente, o registo de Moebius aflorava o delírio e a loucura, não espanta pois o seu mergulho temporário mas profundo na seita Izo Zen. Para o grande público o mais conhecido de Moebius são os cenários gótico-futuristas da série Aliens e a perninha que fez na Marvel desenhando o Surfista Prateado.
Moebius nunca perdeu a sua capacidade de deslumbramento e isso conta muito aqui nesta casa.

segunda-feira, março 19, 2012

O preço do polvo do Pingo Doce

O polvo constituído pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, Jerónimo Martins, Pingo Doce, Soares dos Santos, António Barreto, Medina Carreira, António Borges, etc., em análise na minha crónica Pontos de Vista de hoje, segunda-feira, na Rádio Clube Foz do Mondego.

Horário: 10h45 com repetição às 18h40.

sexta-feira, março 16, 2012

A Marca Salazar... na saúde


A marca Salazar era isto. Em 1970 nos restantes países da Europa a taxa de mortalidade infantil era menos de 1/5 da nossa. A nossa estava ao nível da taxa de mortalidade infantil do Zimbabwe de 2010. Mas parece que o senhor era honesto (sobretudo para os ricos que viviam das rendas oferecidas pelo Estado), o que é que interessa lá se as crianças tinham médicos e hospitais para se poder tratar. Agora vão ser enchidos chouriços com o nome da criatura. Bela homenagem e não acrescento mais nada.

quarta-feira, março 14, 2012

A anã e os gigantes



O telescópio de infravermelhos Herschel captou um sistema planetário em formação orquestrado por uma anã castanha em torno da qual surgem planetas gigantes do disco de gás e poeira envolvente.

terça-feira, março 13, 2012

Ciência: Espanha e Portugal, o mesmo combate

Tal como em Portugal, em Espanha escolheu-se a irracionalidade da via dos cortes na ciência. Aquele que poderia ser um setor chave para ajudar a Península Ibérica a sair da crise, é tratado como um apêndice incómodo, ao contrário das recomendações da Comissão Europeia. Em Espanha os cortes são mais por razões ideológicas (o ministério que tutela a ciência intitula-se da Educación, Cultura y Deportes), por cá são mais fruto da falta de visão do primeiro-ministro, um espelho fiel da sua brilhantíssima passagem pela universidade.
Já com mais de 8 mil signatários está a circular a Carta Aberta pela Ciência em Espanha. O primeiro parágrafo é sugestivo:

"En las próximas semanas, y a pesar de la recomendación de la Comisión Europea de que los recortes para controlar el déficit público no afecten la inversión en investigación, desarrollo e innovación, el Gobierno y las Cortes Generales de España podrían aprobar unos Presupuestos Generales del Estado que dañarían a corto y largo plazo al ya muy debilitado sistema de investigación español y contribuirían a su colapso."

segunda-feira, março 12, 2012

2/3 dos Japoneses pela saída gradual do nuclear

Dois terços dos japoneses interrogados pelo Asashi Shimbun são pelo abandono definitivo da produção de energia nuclear, mas de uma forma progressiva (aqui com tabelinhas e tudo). Sugiro à Tepco a contratação de Patrick Monteiro para inverter a sondagem...

Estado da pesca

Estado da pesca fluvial e oceânica é o assunto da minha crónica Pontos de Vista de hoje, segunda-feira, na Rádio Clube Foz do Mondego.

Horário: 10h45 com repetição às 18h40.

domingo, março 11, 2012

Banco ambientalista em expansão na Europa

(publicado no portal Esquerda.net)

Nos seus folhetos publicitários, o Banco Triodos faz questão em informar os seus potenciais clientes: "Não estamos cotados em bolsa. Não especulamos com o vosso dinheiro e a prática de bónus milionários não faz parte da nossa filosofia.”

O principal setor de atividade deste banco é o crédito a projetos de inovação no domínio ambiental como a agricultura e comércio de produtos biológicos, as energias renováveis, o apoio ao comércio justo, a arquitetura de regeneração urbana (ex:complexo Tour & Taxis, Bruxelas), a construção de edifícios energeticamente sustentáveis e o investimento em empresas inéditas, como a escola de condução económica Key Driving. Mas, para além do domínio ambiental este banco aposta também em investimentos de cariz ético-social, como o microcrédito, fundações que combatem a exclusão social, um projeto de distribuição de instrumentos musicais em segunda mão na Palestina e documentários cinematográficos dedicados a causas ambientalistas e sociais.

Este banco holandês classificado como banco ético entrou em atividade em 1980, o que demonstra que a especulação e a ganância não são condições necessárias para se construir um negócio bancário rentável (ver ação nos painéis da Nasdaq em Nova Iorque). O Triodos ainda não está presente em Portugal. Possui delegações apenas na Holanda, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Espanha. No entanto, espera-se que o exemplo deste banco contagie outras instituições bancárias, sobretudo quando se constata que já atingiu os 355 mil clientes e que os seus lucros relativos a 2011 são cerca de 51% acima dos lucros de 2010.

sexta-feira, março 09, 2012

Aprovada proposta do BE sobre violência doméstica

O Parlamento aprovou a proposta do Bloco de obrigatoriedade do recurso a pulseiras eletrónicas para os agressores das vítimas de violência doméstica, entre outras medidas que visam uma maior proteção das mulheres e das crianças vítimas deste flagelo social. Só em 2011 foram assassinadas 23 mulheres, por violência doméstica.


Efeitos da erupção solar

Os efeitos das duas gigantescas erupções solares já se começaram a manifestar na Terra. Ainda no espaço, os cosmonautas da Estação Espacial Internacional tiveram que se refugiar numa câmara que os protege da radiação solar. As auroras boreais no hemisfério norte são a mais bela e espectacular consequência deste fenómeno. As interferências nas telecomunicações e nas redes de distribuição de electricidade, que podem gerar um apagão, são a face menos simpática da fúria solar.
Felizmente o nosso escudo natural, o campo magnético terrestre, protege-nos de uma chuva de radiação substancialmente nociva (imagem ESA).

quinta-feira, março 08, 2012

Triodos: um banco não cotado em bolsa

Nos seus folhetos publicitários o banco holandês Triodos anuncia ao que anda:
"Nous ne sommes pas cotés en bourse. Nous ne spéculons pas avec votre argent et la pratique des bonus n’a pas cours chez nous".
Este banco entrou em atividade em 1980, o que demonstra que não é necessário roubar e enganar para se construir um negócio bancário rentável. Ainda não está presente em Portugal. Existe apenas na Holanda, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Espanha.

terça-feira, março 06, 2012

Matar a galinha dos ovos de ouro



Ainda há quem defenda as boas intenções da prática da apanha do meixão, mas na verdade o que se está a fazer é de uma forma egoísta comprometer o futuro das próximas gerações e criar ainda mais desemprego e pobreza (foto jornal As Beiras).

segunda-feira, março 05, 2012

Nova vida para os jornais sérios?

O Publico lançou hoje uma edição gratuita que pretende dar início a uma nova filosofia de distribuição, que passa pelos novos suportes técnicos, prometendo retirar bugiganga da edição impressa. Veremos. Espero sinceramente que a nova estratégia corra bem, sobretudo quando se tenta nivelar por cima. No actual panorama em que os jornais sérios de distribuição nacional se reduzem a Publico, i e DN (JN), todos em risco de fechar, seria uma catástrofe ficarmos reduzidos a bodegas tipo Correio da Manhã.

Dívidas dos municípios e gastronomia figueirense

São os assuntos da minha crónica Pontos de Vista de hoje, segunda-feira, na Rádio Clube Foz do Mondego.

Horário: 10h45 com repetição às 18h40.

sexta-feira, março 02, 2012

O Homem Betoneira

A minha coluna no jornal As Beiras de ontem:

Há mais de 800 anos, a ria de Alvor foi invadida por embarcações de cruzados que ajudaram D. Sancho I a conquistar o castelo aí edificado aos almóadas. Rezam as crónicas que a conquista de Alvor foi de extrema violência, mesmo para os padrões da época. Foi preciso esperar pelo século XXI para que tal nível de violência regressasse à ria de Alvor. Aprígio Santos lançou as máquinas à ria destruindo uma extensa parte de área protegida Natura 2000 através de terraplanagens, arranque e queimadas ilegais. A vida do maior empresário figueirense ilustra na perfeição o que foi a fúria betonizadora em nome da especulação imobiliária que grassou nas últimas décadas no nosso país. Gosto de pensar que a sua condenação pelo Tribunal de Portimão possa significar o princípio do fim desse ciclo.

A Figueira no Mapa

A minha coluna no jornal As Beiras de 23 de Fevereiro de 2012 :

Na capa do magnífico Atlas Maior de Joan Blaeu de 1665 da Taschen (2010) identificamos uma secção da Costa de Prata. Em destaque o Cabo Mondego, ao lado do qual identificamos localidades como Buarcos, Santa Catarina, Figueira, Tavarede ou Lavos. O interessantíssimo jogo de computador Napoleão da Sega (2010), na sua extensão dedicada à Campanha Peninsular tem como principal porto a Figueira da Foz, onde se podem construir estaleiros e uma frota naval.
Ironicamente, o desejo de Santana Lopes em “colocar a Figueira no Mapa” não se concretizou graças a palmeiras e a revistas cor-de-rosa. Tanto o Atlas como o jogo Napoleão têm uma distribuição planetária graças à erudição de terceiros, de quem não subestimou a nossa geografia, cultura, arquitetura e história.