sexta-feira, março 30, 2012
segunda-feira, março 26, 2012
Responsabilidade social das empresas
terça-feira, março 20, 2012
Moebius (1938 – 2012)
segunda-feira, março 19, 2012
O preço do polvo do Pingo Doce
Horário: 10h45 com repetição às 18h40.
sexta-feira, março 16, 2012
A Marca Salazar... na saúde
quinta-feira, março 15, 2012
quarta-feira, março 14, 2012
A anã e os gigantes
terça-feira, março 13, 2012
Ciência: Espanha e Portugal, o mesmo combate
segunda-feira, março 12, 2012
2/3 dos Japoneses pela saída gradual do nuclear
Estado da pesca
Horário: 10h45 com repetição às 18h40.
domingo, março 11, 2012
Banco ambientalista em expansão na Europa
Nos seus folhetos publicitários, o Banco Triodos faz questão em informar os seus potenciais clientes: "Não estamos cotados em bolsa. Não especulamos com o vosso dinheiro e a prática de bónus milionários não faz parte da nossa filosofia.”
O principal setor de atividade deste banco é o crédito a projetos de inovação no domínio ambiental como a agricultura e comércio de produtos biológicos, as energias renováveis, o apoio ao comércio justo, a arquitetura de regeneração urbana (ex:complexo Tour & Taxis, Bruxelas), a construção de edifícios energeticamente sustentáveis e o investimento em empresas inéditas, como a escola de condução económica Key Driving. Mas, para além do domínio ambiental este banco aposta também em investimentos de cariz ético-social, como o microcrédito, fundações que combatem a exclusão social, um projeto de distribuição de instrumentos musicais em segunda mão na Palestina e documentários cinematográficos dedicados a causas ambientalistas e sociais.
Este banco holandês classificado como banco ético entrou em atividade em 1980, o que demonstra que a especulação e a ganância não são condições necessárias para se construir um negócio bancário rentável (ver ação nos painéis da Nasdaq em Nova Iorque). O Triodos ainda não está presente em Portugal. Possui delegações apenas na Holanda, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Espanha. No entanto, espera-se que o exemplo deste banco contagie outras instituições bancárias, sobretudo quando se constata que já atingiu os 355 mil clientes e que os seus lucros relativos a 2011 são cerca de 51% acima dos lucros de 2010.
sábado, março 10, 2012
sexta-feira, março 09, 2012
Aprovada proposta do BE sobre violência doméstica
Efeitos da erupção solar
quinta-feira, março 08, 2012
Triodos: um banco não cotado em bolsa
"Nous ne sommes pas cotés en bourse. Nous ne spéculons pas avec votre argent et la pratique des bonus n’a pas cours chez nous".
Este banco entrou em atividade em 1980, o que demonstra que não é necessário roubar e enganar para se construir um negócio bancário rentável. Ainda não está presente em Portugal. Existe apenas na Holanda, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Espanha.
terça-feira, março 06, 2012
Matar a galinha dos ovos de ouro
segunda-feira, março 05, 2012
Nova vida para os jornais sérios?
Dívidas dos municípios e gastronomia figueirense
Horário: 10h45 com repetição às 18h40.
sexta-feira, março 02, 2012
O Homem Betoneira
Há mais de 800 anos, a ria de Alvor foi invadida por embarcações de cruzados que ajudaram D. Sancho I a conquistar o castelo aí edificado aos almóadas. Rezam as crónicas que a conquista de Alvor foi de extrema violência, mesmo para os padrões da época. Foi preciso esperar pelo século XXI para que tal nível de violência regressasse à ria de Alvor. Aprígio Santos lançou as máquinas à ria destruindo uma extensa parte de área protegida Natura 2000 através de terraplanagens, arranque e queimadas ilegais. A vida do maior empresário figueirense ilustra na perfeição o que foi a fúria betonizadora em nome da especulação imobiliária que grassou nas últimas décadas no nosso país. Gosto de pensar que a sua condenação pelo Tribunal de Portimão possa significar o princípio do fim desse ciclo.
A Figueira no Mapa
Na capa do magnífico Atlas Maior de Joan Blaeu de 1665 da Taschen (2010) identificamos uma secção da Costa de Prata. Em destaque o Cabo Mondego, ao lado do qual identificamos localidades como Buarcos, Santa Catarina, Figueira, Tavarede ou Lavos. O interessantíssimo jogo de computador Napoleão da Sega (2010), na sua extensão dedicada à Campanha Peninsular tem como principal porto a Figueira da Foz, onde se podem construir estaleiros e uma frota naval.
Ironicamente, o desejo de Santana Lopes em “colocar a Figueira no Mapa” não se concretizou graças a palmeiras e a revistas cor-de-rosa. Tanto o Atlas como o jogo Napoleão têm uma distribuição planetária graças à erudição de terceiros, de quem não subestimou a nossa geografia, cultura, arquitetura e história.