domingo, fevereiro 26, 2006

Iraque? Vai bem, obrigado.

O Iraque vive sob ameaça de guerra civil há largos meses e percebe-se que as forças de ocupação muito pouco poderão fazer para a evitar. Mas pode-se sempre dizer que o Iraque agora está melhor, que há mais escolas a funcionar, por exemplo. O problema é que a escola da rua funciona ainda melhor, essa escola onde se aprende a jogar ao gato e ao rato com os militares americanos, onde o ódio floresce à mercê dos muftis mais radicais, onde abater um americano passa a ser um troféu mais prestigiante do que qualquer diploma escolar.
Esta é uma boa altura para recordar que o Iraque hoje desliza perigosamente para um banho de sangue por pura irresponsabilidade de meia dúzia de radicais perigosos da administração Bush. Essa irreponsabilidade é perigosa porque é simultaneamente ingénua e perversa. É ingénua porque parte de pessoas extremamente ignorantes sobre o que é o mundo fora das fronteiras dos EUA. E é perversa porque se trata de gente que em nome de uma ideologia cínica, o neo-conservadorismo, tenta tirar proveitos económicos de uma forma descarada da conjuntura política e social criada do Iraque.
Acho que está na hora da Europa mudar radicalmente a sua política de alianças com os EUA. Sejamos claros: há muito tempo que não somos aliados dos EUA.

Sem comentários: