quinta-feira, setembro 29, 2005

Modelos Climáticos e Quioto (comentários)

"Os modelos climaticos tem como base equacoes fisicas e de dinamica de fluidos que tem um grau de certeza elevado. Assim, como o da maca a desprender-se da arvore cair na tola do Newton. Ha empirismos, porque ha problemas de escala: ha fenomenos com uma escala inferior a menor escala de resolucao do modelo. Mas isto e testado ate a exaustao (...) No IPCC as maiores incertezas nao sao os resultados dos modelos climaticos, mas as variaveis dependentes do homem: qual sera o aumento populacional? A que nivel de vida aspirarao? Que novos recursos energeticos serao utilizados? Que novos metodos de mitigacao (conseguiremos encapsular CO2 no subsolo? p. ex.) Que tipo de presidente estara a governar os paises mais poluidores?"
Gabriela

"O que eu acho muito engracado nesta discussao toda e quando se avanca com o argumento de que assinar Quioto e irrelevante porque o acordo e insuficiente para resolver o problema se esquecem dos motivos pelos quais o protocolo e tao timido.
Os EUA na altura liderados pelo Clinton tambem estavam nas negociacoes, bem como nacoes em desenvolvimento como China e India. A China e India exigiram defender o seu direito a poluir porque eram pobres e os Eua exigiram dilatar prazos de cumprimento E (muito importante) deixar de fora do tratado as emissoes resultantes do transporte aereo (12.5% do total mundial de emissoes humanas se nao estou em erro), isto foram exigencias para que os respectivos negociadores considerassem a assinatura do dito protocolo!
"
Lowlander

Sem comentários: