sábado, março 26, 2005

Atlas dos atlas

Esta hors-série da Courrier International do 2º trimestre do ano é uma delícia. Todos aqueles que gostam de cartografia e de geopolítica têm aqui uma guloseima que vale bem o preço (12€). A revista para além de fazer uma actualização muito completa do mapa das fronteiras e dos conflitos do nosso planeta, possui várias secções dignas de um jornalismo de alto nível: visões do mundo (cartografia técnica e mapas mundo centrados em países específico), história (vias romanas, geografia árabe, Europa medieval, mapas dos descobrimentos, etc.), futuro (demografia, urbanização, água potável, clima, religião, etc.) e imaginário (filosofia, mapas inventados, jogos, mapas artísticos, etc.). Deixo aqui em jeito de aperitivo alguns dos mapas:

- um mapa mundo centrado na Austrália em que o hemisfério sul aparece no topo do mapa. O editor australiano faz questão de não pedir desculpas por o mapa ser assim e passa a culpa para os do hemisfério norte que impuseram a sua visão mundo.
- mapas de Oz, de Utopia e da Ilha do Tesouro
- mapa mundo em chinês e outro em japonês
- a deformação dos vários tipos de planisférios, onde podemos ver que o mais corrente, o Mercator, possui já uma deformação considerável a partir de latitudes acima dos 60º.

Sem comentários: