quarta-feira, maio 09, 2007

Guerra Fria parte II

Abaixo transcrevo uma passagem de um texto sobre o sistema anti-míssil do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais bem elucidativo do que a Administração Bush anda a preparar juntamente com os governos checo e polaco nas costas dos cidadãos europeus. É de assinalar a reacção popular negativa mesmo no caso polaco.

"A opinião pública do país [Rep. Checa] está dividida sobre esta questão. Segundo uma sondagem públicada pelo Prague Daily Monitor, 61 por cento dos inquiridos mostraram-se contra a instalação do radar. Enquanto que num referento local, a população da aldeia Trokavek – onde vai ser instalado o radar – votou em massa contra a iniciativa norte-americana. Apenas um dos 72 eleitores da localidade votou favoravelmente. Contudo, é de realçar que o resultado do escrutínio não foi considerado vinculativo.
Não se julgue que é só a opinião pública checa que está contra a proposta vinda da América. De acordo com a revista Warsaw Voice – que cita uma sondagem da televisão pública polaca – 73 por cento dos inquiridos defendem a realização de um referendo sobre a instalação de uma parte do sistema de defesa antimíssil norte-americano no seu país. Além disso, 49 por cento das pessoas dizem estar contra esta iniciativa da Casa Branca e apenas 37 por cento veêm a medida como positiva.
Os dois maiores responsáveis políticos do país, o presidente Lech Kaczynsky e o Primeiro-Ministro, Jaroslaw Kaczynski, estão disponíveis para dialogar com o presidente norte-americano George W. Bush. Dizem preferir ser eles próprios a negociar com os EUA, em vez de confiarem na UE e na NATO para tratar destas questões de segurança, afirmando estar perante questões meramente "bilaterais".
"

Sem comentários: