terça-feira, janeiro 02, 2007

Doomsday Code

Produzido pelo excelente Tony Robinson, este interessante documentário intitulado "Doomsday Code" (aqui documentário integral) investiga as implicações das manobras dos evangelistas americanos que acreditam ter descodificado o Livro da Revelação, onde se descreve o fim dos tempos e que segundo os mesmos acontecerá muito em breve. O problema é que entre este grupo de fanáticos estão conselheiros do presidente George W. Bush. Estes interpretam como sinais do fim do mundo, acontecimentos como o 11 de Setembro, a invasão do Kuwait, o derrube de Saddam ou a intifada na Palestina. Entre as declarações de Bush sobre estes eventos encontramos expressões como: "axis of evil", "war on terror" ou "the epic struggle of good and evil", expressões estas que vão de encontro às ideias da igreja evangélica de direita, tal como as suas opções políticas e militares.

Quanto tempo falta para o fim do mundo?
Esta página surrealista intitulada Rapture Index tenta dar uma resposta a essa pergunta. Rapture é o nome dado a um acontecimento que segundo os apologistas do fim dos tempos se manifestaria como a elevação aos céus de todos os seguidores de Cristo, e apenas estes, acontecimento esse que ocorreria pouco tempo antes do fim do mundo. Através da contabilidade de uma série de sinais que indicam a chegada da Rapture (coisas banais, como o número de anticristos, falsos Cristos ou o preço do petróleo...) é calculado um índice de probabilidade de este acontecimento ocorrer. Neste momento o índice é de 163. Para este valor os fiéis da seita aconselham-nos a apertar os cintos...

Quem se lixa é o mexilhão
Como não podia deixar de ser, entre as vítimas directas de seitas apocalípticas contam-se pessoas de meios mais modestos e miseráveis, como é o caso de África, nomeadamente do Uganda, onde esta seita tem uma boa implantação. A quantidade de suicídios e homicídios em massa no Uganda tem subido em flecha desde que a seita se começou a espalhar pelas várias regiões do país.

Sem comentários: