sexta-feira, abril 02, 2004

Alargamento: Budvar, a verdadeira Budweiser

Algo que é de importância fundamental conhecer (sob pena de levarem um soco eslavo), sobretudo a partir de 1 de Maio, dia do alargamento da UE, é que a Budweiser não é Americana, mas sim uma cerveja Checa! A verdadeira, a original é a Budvar (Budweiser). A Budweiser que todos conhecemos, para além de ser um mijo horrível, é uma cerveja que começou a ser fabricada no sec. XIX nos EUA por emigrantes de origem germânica que foram buscar o nome à cerveja oriunda da cidade de Česky Budějovice (Rep. Checa), que em alemão se chamava Budweis, logo a cerveja desta cidade era chamada de Budweiser.
A verdadeira Budweiser, a Checa, tem que se bater nos tribunais de todos os países onde se quer instalar pelo direito a utilizar o nome Budweiser. A guerra com a companhia americana Budweiser é dura, mas a empresa checa tem conseguido ganhar nalguns países, como em Espanha onde o nome Budweiser foi atribuído à cerveja checa. Por esta razão, dependendo do país podemos encontrar esta cerveja excelente com nomes tão diferentes como: Budvar, Budweiser Budvar, Bud, Budějovický Budvar e Czechvar (este nos EUA). Os discursos Rumsféldicos da “Nova Europa” têm depois o retorno nestas manhosices que só têm como resultado irritar os checos ferindo o seu orgulho nacional numa das coisas que melhor fazem: a cerveja.

A denominação pilsner também é originária de uma cidade checa chamada Plzeň (Pilsen em alemão). A excelente cerveja desta cidade é a Pilsner-Urquell.
No entanto a minha cerveja checa preferida é a Krušovice.

Faltam 29 dias para o alargamento.

Sem comentários: