quarta-feira, outubro 29, 2003

Europa: Ítaca o ponto de partida

Era uma vez...um Erasmus que fez muitas perguntas sobre a ilha de Ítaca, a ilha de Ulisses, ao seu amigo Dinos Photiu de olhar como um Deus. Algum tempo depois Dinos aparece com duas páginas fotocopiadas onde figurava um poema. Numa página o poema estava escrito em grego, na outra em italiano. Ei-lo em italiano:


Itaca

Quando ti metterai in viaggio per Itaca
devi augurarti che la strada sia lunga
fertile in avventure e in esperienze.
I Lestrigoli e i Ciclopi
o la furia di Nettuno non temere,
non sarà questo il genere d'incontri
se il pensiero resta alto e un sentimento
fermo guida il tuo spirito e il tuo corpo.
In Ciclopi e Lestrigoni, no certo
né nell'irato Nettuno incapperai
se non li porti dentro
se l'anima non te li mette contro.

Devi augurarti che la strada sia lunga.
Che i mattini d'estate siano tanti
quando nei porti - finalmente, e con che gioia -
toccherai terra tu per la prima volta:
negli empori fenici indugia e acquista
madreperle coralli ebano e ambre
tutta merce fina, anche profumi
penetranti d'ogni sorta, piú profumi
inebrianti che puoi,
va in molte città egizie
impara una quantità di cose dai dotti.

Sempre devi avere in mente Itaca -
raggiungerla sia il pensero costante.
Sopratutto, non affrettare il viaggio;
fa che duri a lungo, per anni, e che da vecchio
metta piedi sull'isola, tu, ricco
dei tesori accumulati per strada
senza aspettarti ricchezze da Itaca.

Itaca ti ha dato il bel viaggio,
senza di lei mai ti saresti messo
in viaggio: che cos'altro ti aspetti?

E se la trovi povera, non per questo Itaca ti avrà deluso.
Fatto ormai savio, con tutta la tua esperienza addosso
già tu avrai capito ciò che Itaca vuole significare.


Constantinos Kavafis


Este poema é para mim melhor definição de Europa.
Ser Europeu é ter uma Ítaca à nossa espera enquanto nos cruzamos com os Ciclopes ou com os enfurecidos Neptunos desta vida.
A minha Ítaca é Coimbra, é a Coimbra das couraças que produzem ecos estridentes ao serem calcadas por sapatos de tacões de madeira...

terça-feira, outubro 28, 2003

A América que se questiona


Ao contrário da ideia que muitos tentam passar por cá, a América vive um período em que a sua sociedade coloca bastantes reservas sobre a direcção política actual. Nomeadamente a intervenção no Iraque e os custos astronómicos da war on terror, quando a passada semana se descobriu que um adolescente andava há meses a infiltrar objectos cortantes em aviões de linhas internas norte americanas sem ter sido detectado.

Livros como "Dude, Where's My Country?" de Michael Moore, o autor do excelente filme "Bowling for Columbine", ou "Bushwhacked: Life in George W. Bush's America" aparecem no topo das listas de vendas. São também inúmeros os livros e os calendários de citações infelizes e de gaffes de George W. Bush. Mais significativo ainda são o número de ensaios políticos em que a pergunta Why do they hate us? figura no respectivo resumo de contracapa.

São cada vez mais os comentadores dos principais canais de TV que criticam fortemente a situação no Iraque, tendo estas críticas subido de tom a semana passada quando Rumsfeld tentou "calar" os media americanos sobre as notícias diárias de ataques às tropas presentes no Iraque. A coisa chegou ao ponto de terem encomendado uma reportagem de um indivíduo de cerca de 40 anos que se tinha alistado como voluntário para ir para o Iraque. Apresentavam o seu regresso aos EUA onde perante um cenário idílico (relvinha e bandeira americana em pano de fundo, tendo como espectadores a família e amigos de ar sereno e confiante) fazia as seguintes declarações: "they love our troops", "we are helping them and they are gratful for that help", "it's sad when reporters only show attacks on our troops, that's not the real Iraq".



Há um ano atrás registei esta manifestação em Washington em frente ao Capitólio contra as novas leis que retiram direitos à defesa dos acusados, tudo por causa das paranóias da war on terror. Penso que é por aqui que a América terá de se renovar politicamente. Na Europa deveríamos estar mais atentos a estas pessoas que remam contra a maré e que às vezes são rotulados de traidores (na Europa seriam anti-americanos). Esta não é a Velha América de Rumsfeld, mas sim uma Nova América que não se revê num país que ainda não perdeu os tiques da Guerra Fria, que está farta de ver o seu país a gerar ódios pelo mundo fora e que deseja relacionar-se de uma forma mais aberta e saudável com o resto do mundo.

sexta-feira, outubro 24, 2003

Portugal e' um maos largas!

Dos EUA, onde a paranoia da "luta contra o terrorismo" ja anda a ser questionada quotidianamente por inumeros comentadores politicos, leio que o meu pais, que anda cheio de "saude financeira", vai gastar mais dinheiro na seguranca dos aeroportos. Estes ultimos dias tenho percorrido inumeros locais cuja probabilidade de sofrer um ataque terrorista e' infinitamente maior do que qualquer canto de Portugal. Mas muitos desses locais nao tem um unico dispositivo de seguranca. Mas Portugal nao, Portugal tem que lutar que nem um leao contra o terrorismo! E vai dai o dinheiro dos contribuintes que deveria ser canalizado para areas prioritarias - como a prevencao de fogos, o combate 'a evasao fiscal, a investigacao cientifica ou o ambiente - ou ainda para areas cuja situacao financeira e' dramatica - o Ministerio dos Negocios Estrangeiros, o Servico de Estrangeiros e Fronteiras, o Servico Nacional de Saude, o apoio a pessoas deficientes ou o equilibrio das disparidades regionais - em vez disso vamos gastar mais dinheiro na seguranca dos aeroportos em nome da "luta contra o terrorismo"! E' inadmissivel. Se alguem construir um aeroporto numa zona franca onde eu nao tenha que descalcar os sapatos para a apanhar um aviao eu faco-me ja cliente e boicoto todos estes aeroportos que entraram na paranoia generalizada! Entretanto desde ha uns tempos para ca reparei que existe um grande aeroporto europeu e um grande aeroporto americano cujas caracteristicas permitem que alguem disposto a isso, possa fazer um ataque de larga escala com meios rudimentares. Nao vou explicar como, nem porque, mas e' facilimo, infinitamente mais facil do que o ataque 'as torres gemeas. Depois nos referidos aeroportos temos que andar a despir o cinto e a descalcar sapatos! E' caricato!

Prioridades
Para alem de sermos umas feras na luta contra o terrorismo somos tambem um povo com um alto sentido na prioridade das nossas ajudas aos paises desfavorecidos. Como escreve e bem o Joao da Aba de Heisenberg, entre todos os paises do mundo que poderiamos ajudar vamos logo ajudar o Iraque. Como toda a gente sabe o Iraque e' um pais que tem fortissimos lacos de amizade com Portugal, deve ser a amizade que vem do periodo em que lhes vendiamos armas...

terça-feira, outubro 21, 2003

O defice do outro lado do atlantico

No USA Today sao comparadas algumas das maiores derrapagens nas contas dos EUA nos ultimos anos:

1983 Ronald Reagan 6,0%
1992 George Bush 4,7%
1993 Bill Clinton 3,9%
2003 George W. Bush 3,5%

Eu aposto no Arnaldo para bater o record do Ronaldo la para 2010.

Noticias interessantissimas

O Nuno do Mar Salgado no seu artigo "NOTICIAS DO IMPERIO" dizia o seguinte: "Nao se percebe como, mas os americanos parecem nao dar muita atencao ao caso Casa Pia. Sera que nao percebem o que e importante?"

Nuno, parece dificil mas a pobreza franciscana dos canais de TV aqui no "Imperio" ultrapassa as nossas TVs generalistas, que alias copiam os canais americanos. O "Imperio" nao da importancia ao caso da Casa Pia porque anda preocupado com o caso Kobe Bryant. Este jogador dos Lakers alegadamente violou uma empregada de um hotel. A noticia foi apresentada na CNN com o titulo: esperma e pelos pubicos. Durante um debate alguem perguntou ao jornalista se ele nao estava a abusar do sensacionalismo ao reduzir a noticia a esperma e pelos pubicos. O jornalista de sorriso pepsodent enquanto abanava o seu penteado do tempo da Guerra Fria, com um ar estoico, imperturbavel, como quem tem a certeza absoluta de estar a dizer a coisa mais sensata do mundo - estilo muito utilizado nos media americanos - debita meia duzia de frases de convencer qualquer avozinha, rematando com as palavras: esperma e pelos pubicos...

Era melhor copiarmos o estilo ARTE ou BBC, mas isso e' pedir muito.

segunda-feira, outubro 20, 2003

Indios normalizados (actualizacao)

Depois de descalcar duas vezes os sapatos, tira cinto-poe cinto, tira cinto-poe cinto, autentico strip-tease no aeroporto, uma pelicula AGFA para o galheiro, dois formularios com perguntas infantis ("Do you carry any weapons with you?"), a estreia do passaporte com leitura optica - e' a "amizade transatlantica" Portugal-EUA - cheguei finalmente a um dos ultimos redutos da resistencia india 'as cavalarias de "purificacao" da America do Norte.

Comparada com a situacao actual dos indios norte-americanos a questao da normalizacao da Turquia e' uma questao de pacotilha. A maioria destes indios eram cacadores-recolectores e eram por isso individuos bastante activos, hoje estao segregados em parques de estacionamento de rulotes que tem o pomposo nome de "Indian Nation", sao balofos como o americano medio, passam os dias a ver televisao, apresentam-se de T-shirt a cobrir parcialmente a barriga e de bone' da Budweiser. Os problemas de alcoolismo e de depressao sao generalizados nestas pequenas comunidades. E' deprimente ate' para quem esta apenas de passagem. Os antepassados destes indios devem andar 'as cambalhotas no tumulo!

Ainda sobre a normalizacao de culturas
A questao da diluicao da cultura de paises mais pobres, de regioes ou de etnias minoritarias pela cultura dos paises mais ricos e' uma questao fundamental no mundo de hoje. Curiosamente ate' e' de "Bruxelas" que tem surgido algumas das raras medidas para contrariar essas diluicoes, por exemplo do Comite' das Regioes, orgao para o qual Portugal se esta a cagar. Dois "senhores de Bruxelas" um de direita (Francois Bayrou) e o outro de esquerda (Cohn Bendit, ler "une envie de politique") tem ideias concretas e bastante interessantes para impedir que a UE se torne numa instuicao padronizacao de culturas. Sao dos poucos politicos que tem o merito de ter arregacado as mangas para lutar contra a mare. Quanto aos "senhores de Washington" julgo que se estao a cagar para as etnias ou a para cultura dos paises mais pobres como o provam os Indios, as florestas de arranha-ceus e avenidas para Cadillacs do Qatar, de Riad, do Bahrein, da Formosa, de Hong Kong, de Singapura, do Havai e que o destino reserva a Bagdad. E' preocupante tambem a politica de "Londres" e "Madrid" que sao os unicos da UE que ate hoje nao conseguiram resolver os seus problemas regionais na Irlanda do Norte e no Pais Basco respectivamente. Ao terem misturado este problema com a parvoice da "luta contra o terrorismo" foi como tentar apagar o fogo com gasolina. Era a lufada de ar que os fanaticos do IRA e da ETA estavam mesmo a precisar depois de um periodo em que perdiam claramente influencia.

quarta-feira, outubro 15, 2003

Uma Longa e Dura Marcha

Envolvida num secretismo a fazer lembrar a primeira viagem tripulada de Yuri Gagarine, hoje ou amanhã a China tentará pela primeira vez enviar uma missão tripulada para o espaço. O foguetão Longa Marcha lançará o feliz Taikonauta que, se tudo correr bem, será recebido como um herói pelo regime e muito provavelmente também pelo povo Chinês.

Durante o tempo decorrido desde o início do programa espacial chinês até ao lançamento do primeiro Taikonauta a comunidade científica chinesa percorreu caminhos bem duros. A dureza a que me refiro não se resume apenas à dureza e à complexidade inerente ao trabalho que leva à realização deste tipo de missões. A maior dificuldade encontrada pelos investigadores chineses mais seniores foi o período da Revolução Cultural. Nessa altura as universidades foram encerradas durante cerca de 10 anos e os investigadores foram trabalhar para o campo e para a indústria. As consequências deste período ainda estão bem presentes no perfil da ciência chinesa. Existe aquilo a que se chama o buraco geracional. Esse buraco geracional foi bastante difícil de gerir sobretudo quando as universidades voltaram a abrir. Durante alguns anos coexistiam investigadores muito jovens e investigadores já de alguma idade que tinham estado 10 anos sem fazer investigação.

Em 97 tive oportunidade de testemunhar esse perfil particular do corpo científico chinês que parecia ter continuidade no perfil das instalações da CSSAR que visitei em Pequim. Registei o contraste entre os laboratórios instalados em casas que faziam lembrar garagens de reparações onde a internet era praticamente inexistente e o moderníssimo centro de controlo de missões espaciais, de fazer roer de inveja os centros de Houston ou de Moscovo, cheio de jovens chineses que me pareciam bastante à vontade com as novas tecnologias que tinham ali à disposição.

A ciência parece deste modo reabilitada num país que tem uma longuíssima tradição de contributos científicos valiosos. Agora só falta reabilitar o essencial...

segunda-feira, outubro 13, 2003

Curiosidades

uns dos meus prazeres matinais costuma ser a audição das notícias sobre os engarrafamentos nas zonas de Lisboa e do Porto. Já que não temos nenhum CCB ou Serralves, ao menos ainda vamos conseguindo chegar ao trabalho em 15 minutos. Esquecendo as causas mais comuns de querer enfiar todos os 10 milhões de portugueses à volta de Lisboa e do Porto, o impulso suicida e assassino de qualquer português (por muito suave que seja) ou o mau traçado e sinalização das estradas, há uma que me chama a atenção: a curiosidade. "...trânsito interrompido devido a acidente... existe também uma fila na faixa contrária devido à curiosidade dos automobilistas..." Mas que raio de povo curioso nós somos! Assim já se percebe melhor porque razão o Big Brother tem tanto sucesso entre nós, a ponto de ser incluído nos manuais escolares.
Só foi pena ter sido esquecida a curiosidade científica. Era capaz de dar um certo jeito...

domingo, outubro 12, 2003

São regulamentos são...

Há cerca de um mês foi transmitida uma reportagem no programa «Culture pub», um programa sobre publicidade da cadeia M6, que alertava para o facto de publicidade estar a ser incluída em manuais escolares nos EUA. Só acreditei quando vi as imagens. Lá estavam o Mickey, um Big Mac e um pacote de Mars lado a lado com pequenos textos de iniciação à aprendizagem da base fonética da língua inglesa. Arrepiei-me e pensei cá para mim que um dia isto haveria de chegar a Portugal, da mesma maneira como chegaram todos esses concursos rasca da vida real. Afinal mais cedo do que eu poderia imaginar essas formas de publicidade já chegaram até nós. A polémica sobre os novos manuais escolares foi aqui abordada pelo Nuno e no Aviz pelo Francisco no âmbito de uma notícia do Público. Por enquanto estes manuais parecem fazer uso de publicidade indirecta : «vamos lá estudar o regulamento de um concurso da TV Guia». Está-se mesmo a ver, é regulamento é…Se quisessem escolher realmente um regulamento para não aborrecer os miúdos porque é que não escolheram o regulamento de um concurso de fotografia, de desenho, de animais domésticos ou de um desporto radical de uma associação qualquer, ou ainda as regras de utilização de um parque natural ou de uma praia. Julgo que esse não será o objectivo. O objectivo será mais o de iniciar uma escalada de «regulamentos» nos manuais escolares, agora são a TV Guia e o Big Brother da TVI, daqui a uns tempos será o regulamento de uma promoção de uma companhia petrolífera que precise de lavar a sua imagem perante os mais jovens. E daqui a meia duzia de anos teremos o Mickey a ensinar a ler à descarada, a McDonalds a patrocinar as passagens de nutricionismo dos programas do segundo ciclo e o American Express a patrocinar a rota de Vasco da Gama para Índia nos manuais de história.
Chama-se a este tipo de práticas, práticas liberais. Num estado liberal puro e duro só a polícia, os tribunais e as prisões é que são regulados pelo estado, tudo o resto pode ser comercializado. É a «nova» moda no que toca a «utopias».

«If you tolerate this, then your children will be next» (Manic Street Preachers)
Começar pelas crianças é mais fácil…

sexta-feira, outubro 10, 2003

A charlatanice paga pelos contribuintes

Aqui vai a lista da charlatanice paga por si sem que ninguém lhe tenha pedido licença:

1. Praça da Alegria, RTP: Cristina Candeias.
2. Astrologia no SAPO, P. Telecom: Paulo Cardoso, Maia, Adrian, M. Helena e Arjones.
3. RTP Teletexto -> 516 Horóscopo
4. RTP Teletexto -> 760 Numerologia
5. Serviço de Horóscopo, tel. 12150, P. Telecom: Maia (Páginas Amarelas, Pag. 15 do anuário das Beiras, secção dos Serviços Informativos Automáticos)

Telefonei ao Provedor do Cliente da PT e perguntei porque é que existe um número de horóscopo na secção Serviço Informativo junto com a meteorologia e a informação horária em vez de estar numa secção de números telefónicos comerciais. Referi que achava lógica a prestação um serviço informativo de meteorologia, mas que tinha alguma dificuldade de perceber como é que a PT presta um serviço informativo de astrologia. A senhora riu-se e disse-me que eram decisões da direcção que ela também não compreendia. E eu perguntei se sabia pelo menos quem era o responsável pelo serviço de Horóscopo, ao que a senhora me respondeu, rindo-se de novo : «olhe, acho que é aquela abelha Maia que aparece na televisão»…

No que respeita à presença da Sra. Cristina Candeias na Praça da Alegria há cinco meses que foi enviada uma carta de protesto à administração da RTP onde figuravam algumas dezenas de investigadores nacionais e alguns estrangeiros entre os quais o Prémio Nobel da Física Georges Charpak e o Sr. James Randi. Até hoje não obtivemos resposta. Como supomos que a RTP neste âmbito está a cometer algumas ilegalidades está a ser preparada uma queixa à Alta Autoridade para a Comunicação Social.

Ironicamente a RTP e a PT prosperaram à custa dos avanços científicos e tecnológicos, prestando depois um serviço que despreza completamente a divulgação científica - não existem programas nem rubricas de ciência - e valoriza a charlatanice. Estamos perante aquela parte de Portugal que se encontra no terceiro mundo como referem o Nuno e o Sérgio da Aba de Heisenberg.

terça-feira, outubro 07, 2003

Portugal Único 2: Peregrinações perigosas



Caminhando pela parte de dentro do rail, ou seja em plena via rápida, seguem dois peregrinos para Fátima arriscando as suas vidas. É uma visão arrepiante!

A Igreja em vez de andar preocupada com a inclusão do cristianismo na Constituição Europeia ou de andar a glorificar um papa que deu continuidade aos vícios e ao exibicionismo patético duma hierarquia religiosa que representa ainda muito do período de decadência dos Estados Pontificais, bem longe da doutrina de Jesus Cristo, deveria era preocupar-se com esta gente humilde mas devotada que todos os anos arrisca a vida para ir a Fátima. Esta pessoas mereciam mais atenção da parte da Igreja Católica portuguesa. São eles que ainda vão alimentando a decrépita chama do catolicismo português, enquanto a TVI fundada pela própria Igreja trabalha diariamente em sentido oposto à doutrina cristã valorizando o cinismo, a vaidade, a falta de escrúpulos, a humilhação e a morbidez.

Apesar de não me rever em qualquer tipo de divindade ou de espiritualidade julgo que seria um gesto inteligente da Igreja associar-se às câmaras municipais para criar uma rede de trilhos e caminhos nos principais eixos de acesso a Fátima. Assim evitava-se que estas pessoas percorressem as nossas perigosas estradas nacionais, onde um passeio é uma raridade, e poderiam valorizar-se alguns espaços naturais criando alguma dinâmica com qualidade nalgumas regiões esquecidas que são atravessadas pelos peregrinos.



Esta última fotografia é o "brinde" da minha sessão fotográfica. Enquanto os peregrinos se preparavam para a atravessar a saída da via rápida. Um casal estaciona tranquilamente sobre o triângulo de saída para a senhora sair e ir a pé para o seu destino. Um festival de transgressões!

Salte para o Portugal Único 1

segunda-feira, outubro 06, 2003

Coincidências

Uma destas noites aconteceu uma daquelas coincidências que dão cabo de qualquer teoria sobre números aleatórios. Ele andava a escrevinhar, a acabar um livro sobre blogues. Espero que da sua leitura as coincidências se fiquem por aqui, se não vou-me candidatar a fazer rubricas de astrologia pagas pelo estado na RTP!

Haneke está de volta

A Alemanha volta a estar na vanguarda do cinema depois da notável obra de Rainer Werner Fassbinder. Michael Haneke faz parte de uma geração de realizadores alemães como Wim Wenders ou Tom Tykwer, que tem vindo a elevar bastante a fasquia da qualidade cinematográfica mundial. Haneke pulveriza estilos cinematográficos. «Funny Games» (vencedor do Fantasporto em 98) faz parecer um anão o filme «Shining» de Kubrik. «A pianista» é um furacão que arrasa o tema da sexualidade obsessiva.
Agora Haneke está de volta com «Le temps du loup». Uma história que começa numa aldeia onde uma família se desloca para passar férias, descobrindo que ocorreram profundas alterações na vida dos seus habitantes. A relação entre as pessoas é muito agressiva. A família desloca-se até uma estação onde passam comboios de vez em quando e onde muita gente espera um lugar numa próxima composição para deixar definitivamente a aldeia. Não se sabe bem o que se passa, se ocorreu uma guerra ou uma epidemia, a atmosfera é apocalíptica…

quinta-feira, outubro 02, 2003

O motor "esperto" da SMART 1

A SMART 1 lançada no passado sábado de Kourou na Guiana Francesa será a primeira missão europeia a chegar à Lua. Uma das grandes curiosidades desta missão é a utilização de um motor iónico como meio de propulsão. Até hoje só a sonda Deep Space 1 da NASA, lançada em 1998, e a sonda Hayabusa da JAXA, lançada no passado Maio, é que utilizaram este meio de propulsão em missões que se estendem lá da órbita da Terra. No entanto esta tecnologia já tem cerca de 30 anos tendo sido de início bastante desenvolvida na ex-União Soviética que utilizou este tipo de motores para efectuar correcções de órbitas de alguns satélites.


(Imagem do sítio da Agência Espacial Europeia)

A SMART utiliza um sistema electrostático baseado no efeito de Hall para acelerar iões de Xenon. Este tipo de sistema tem a vantagem de ser muito mais eficiente no aproveitamento do seu gás propulsor do que os convencionais motores de foguetão. Apesar dos motores convencionais terem uma maior capacidade de propulsão num curto espaço de tempo, por isso são ainda os mais interessantes para a fase de lançamento, a longo prazo os motores iónicos, cujo impulso é equivalente à pressão exercida por uma folha de papel sobre a palma de uma mão, permitem atingir velocidades muito maiores devido a uma utilização mais eficiente do gás propulsor (apenas 72 kg Xenon).
Dia 30 de Setembro este maravilhoso motor entrou em funcionamento e se tudo correr bem daqui a 16 meses a SMART deverá começar a orbitar a Lua.