sexta-feira, outubro 10, 2003

A charlatanice paga pelos contribuintes

Aqui vai a lista da charlatanice paga por si sem que ninguém lhe tenha pedido licença:

1. Praça da Alegria, RTP: Cristina Candeias.
2. Astrologia no SAPO, P. Telecom: Paulo Cardoso, Maia, Adrian, M. Helena e Arjones.
3. RTP Teletexto -> 516 Horóscopo
4. RTP Teletexto -> 760 Numerologia
5. Serviço de Horóscopo, tel. 12150, P. Telecom: Maia (Páginas Amarelas, Pag. 15 do anuário das Beiras, secção dos Serviços Informativos Automáticos)

Telefonei ao Provedor do Cliente da PT e perguntei porque é que existe um número de horóscopo na secção Serviço Informativo junto com a meteorologia e a informação horária em vez de estar numa secção de números telefónicos comerciais. Referi que achava lógica a prestação um serviço informativo de meteorologia, mas que tinha alguma dificuldade de perceber como é que a PT presta um serviço informativo de astrologia. A senhora riu-se e disse-me que eram decisões da direcção que ela também não compreendia. E eu perguntei se sabia pelo menos quem era o responsável pelo serviço de Horóscopo, ao que a senhora me respondeu, rindo-se de novo : «olhe, acho que é aquela abelha Maia que aparece na televisão»…

No que respeita à presença da Sra. Cristina Candeias na Praça da Alegria há cinco meses que foi enviada uma carta de protesto à administração da RTP onde figuravam algumas dezenas de investigadores nacionais e alguns estrangeiros entre os quais o Prémio Nobel da Física Georges Charpak e o Sr. James Randi. Até hoje não obtivemos resposta. Como supomos que a RTP neste âmbito está a cometer algumas ilegalidades está a ser preparada uma queixa à Alta Autoridade para a Comunicação Social.

Ironicamente a RTP e a PT prosperaram à custa dos avanços científicos e tecnológicos, prestando depois um serviço que despreza completamente a divulgação científica - não existem programas nem rubricas de ciência - e valoriza a charlatanice. Estamos perante aquela parte de Portugal que se encontra no terceiro mundo como referem o Nuno e o Sérgio da Aba de Heisenberg.

Sem comentários: