terça-feira, outubro 07, 2003

Portugal Único 2: Peregrinações perigosas



Caminhando pela parte de dentro do rail, ou seja em plena via rápida, seguem dois peregrinos para Fátima arriscando as suas vidas. É uma visão arrepiante!

A Igreja em vez de andar preocupada com a inclusão do cristianismo na Constituição Europeia ou de andar a glorificar um papa que deu continuidade aos vícios e ao exibicionismo patético duma hierarquia religiosa que representa ainda muito do período de decadência dos Estados Pontificais, bem longe da doutrina de Jesus Cristo, deveria era preocupar-se com esta gente humilde mas devotada que todos os anos arrisca a vida para ir a Fátima. Esta pessoas mereciam mais atenção da parte da Igreja Católica portuguesa. São eles que ainda vão alimentando a decrépita chama do catolicismo português, enquanto a TVI fundada pela própria Igreja trabalha diariamente em sentido oposto à doutrina cristã valorizando o cinismo, a vaidade, a falta de escrúpulos, a humilhação e a morbidez.

Apesar de não me rever em qualquer tipo de divindade ou de espiritualidade julgo que seria um gesto inteligente da Igreja associar-se às câmaras municipais para criar uma rede de trilhos e caminhos nos principais eixos de acesso a Fátima. Assim evitava-se que estas pessoas percorressem as nossas perigosas estradas nacionais, onde um passeio é uma raridade, e poderiam valorizar-se alguns espaços naturais criando alguma dinâmica com qualidade nalgumas regiões esquecidas que são atravessadas pelos peregrinos.



Esta última fotografia é o "brinde" da minha sessão fotográfica. Enquanto os peregrinos se preparavam para a atravessar a saída da via rápida. Um casal estaciona tranquilamente sobre o triângulo de saída para a senhora sair e ir a pé para o seu destino. Um festival de transgressões!

Salte para o Portugal Único 1

Sem comentários: