sexta-feira, junho 10, 2011

O advogado do terror



"O Advogado do Terror" é um filme que descreve o percurso de Jacques Vergès, um advogado francês, filho de pai da Reunião e mãe vietnamita, em cuja carteira de clientes figuraram o terrorista Carlos, o nazi Klaus Barbie, entre outras personagens culpadas de crimes violentos.
O mais interessante deste filme é perceber que a motivação de Vergés para defender uma série de personagens detestadas pelo mundo ocidental está claramente associada a uma vingança pela humilhação sofrida pelos pais durante o período colonial francês. A cada defesa de um inimigo público das ex-potências coloniais discerne-se uma pequena victória contra o estado que tratou a sua mãe como uma cidadã de segunda. Vergés utiliza a ironia e o cinismo sem limites para demonstrar o que sente.
Outra parte interessante do filme é a abordagem sobre o desaparecimento temporário de Vergés. Teria ele colaborado com Carlos? O seu modo de vida fausto e burguês rimavam pouco com o modo de vida austero dos grupos terroristas de extrema esquerda. Estaria Vergés a simular uma participação na organização de Carlos, para mais uma vez humilhar os estados ocidentais?

Sem comentários: