quinta-feira, março 30, 2006

Klepsýdras de Ouro 2005

Melhor Filme
"L'Enfer" de Danis Tanovic
Ler aqui comentário breve ao filme na rubrica Klepcinema.
Nota: "Colisão" (Crash) de Paul Haggis é de 2004, apesar de o considerar um filme 5 estrelas prefiro "L'Enfer".

Melhor Actriz
Isabelle Carré pelo filme "Entre ses Mains"
e Cécile De France pelo filme "As Bonecas Russas"

Melhor Actor
José Garcia pelos filmes "A Caixa Negra" e "Golpe a Golpe"

Melhor Ficção Científica
"A Ilha" de Michael Bay
Com menos espectacularidade seria um filme de ficção científica perfeito. A abundância de orçamento por vezes prejudica a imaginação. Para fazer uma versão de "A Ilha" cinco estrelas bastaria filmar a história toda na refinaria de Sines, um bigode postiço como adereço e uma sandes de chouriço e uma sumás de ananol para cada actor e figurante.

Melhor Filme Fantástico
"A Caixa Negra" de Richard Berry

Melhor Diálogo
"ENRON" de Alex Gibney
O diálogo escolhido não é um diálogo escrito pela produção, é "escrito" sim pela "mão invisível", trata-se de um diálogo real entre dois correctores da ENRON gravado durante escutas telefónicas à empresa. Neste diálogo entre duas gargalhadas os dois correctores da ENRON interrogam-se cinicamente sobre a moral do que estão a fazer, mas umas gargalhadas à frente em nome de milhares de dólares de lucro mandam cortar a electricidade numa central eléctrica da Califórnia, provocando um apagão que vai gerar acidentes, talvez mortes ou falências de empresas e o consequente desemprego.

Melhor Cena de Dança
"Entre ses Mains" de Anne Fontaine
A cena na discoteca em que Claire começa a transgredir sem se dar conta. A dança em si não é especial, o importante é que ao ver Laurent aproximar-se, Claire, até aí uma banal funcionária de uma companhia de seguros, transgride com a sua rotina diária e dança para Laurent com tudo o que isso significa.

Melhor Filme Político
"ENRON: The Smartest Guys in the Room" de Alex Gibney
Nota: "O Pesadelo de Darwin é de 2004"

Sem comentários: