terça-feira, dezembro 27, 2005

Os meus filmes preferidos de Ficção Científica

Aproveitando a onda do Ano Internacional da Física fui divulgando na minha rubrica semanal Klepcinema alguns dos filmes de ficção científica que me parecem mais interessantes. O interesse que atribuo a alguns desses filmes não se resume apenas à temática científica em si. O carácter visionário de alguns filmes, a forma como um enredo científico encaixa noutros estilos cinematográficos, o talento do realizador e dos actores e a relação qualidade/custo do filme são aspectos que também foram considerados. Aqui vai a minha lista mais ou menos por ordem de preferência:

Contacto (1997) Robert Zemeckis
Abre os Olhos (1997) Alejandro Amenábar
2001: Odisseia no Espaço (1968) Stanley Kubrick
Planeta dos Macacos (1968) Franklin J. Schaffner
Metrópolis (1927) Fritz Lang
Até ao Fim do Mundo (1991) Wim Wenders
eXistenZ (1999) David Cronenberg
A Ilha (2005) Michael Bay
Sinais (2002) M. Night Shyamalan
Invasion of the Body Snatchers (1978) Philip Kaufman
Marte Ataca (1996) Tim Burton
Minority Report (2002) Steven Spielberg
Alien, o Oitavo Passageiro (1979) Ridley Scott
Encontros Imediatos do 3º Grau (1977) Steven Spielberg
Blade Runner (1982) Ridley Scott

Devo referir que não vi o filme "Solyaris", o original russo de 1972, eu sei que é uma lacuna grave, mas tenho andado a tentar caçá-lo nos clubes vídeo e nas salas de cinema que frequento.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

As novas moedas de Euro da Eslováquia

Saiu o resultado do concurso do motivo para as moedas de Euro da Eslováquia que entrarão em circulação em 2008:



A cruz da evangelização da Eslováquia do tempo de Cirilo e Metódio (2 e 1€). O castelo de Bratislava (10, 20 e 50 cêntimos de euro). E o pico de Kriván dos baixos Tatras (1, 2 e 5 cêntimos de euro).

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Obesidade infantil na TSF

Esta reportagem que tem passado na TSF sobre a obesidade infantil é simultaneamente notável e assustadora. É assustadora a irresponsabilidade de pais e avós. Quem paga as favas da falta de cultura e de educação de um povo são os putos, putos diabéticos aos 7, 8 anos de idade...

terça-feira, dezembro 20, 2005

M. Portas sobre JPP sobre Louçã

Este artigo do Miguel Portas sobre a análise de Pacheco Pereira (Publico 15/12/2005) ao desempenho de Louçã nos debates das presidenciais é muito interessante e muito certeiro sobre vários aspectos. De facto, a reconstrução da identidade política dos "jovens dos idos da revolução que percorreram a estrada que os levou da esquerda para o centro e/ou a direita" não é um processo fácil. Por exemplo, os sucessivos equívocos do Abrupto sobre a ETA e Louçã (ler 15:33 e 16:19, 11/3/2004, Abrupto) aquando dos atentados de Madrid ilustram na perfeição a análise de Miguel Portas sobre o carácter da crítica de JPP a Louçã, nomeadamente quando Portas refere os comentários introduzidos a martelo sobre a Venezuela e a Líbia na crítica a Louçã.

O mesmo tipo de análise é aplicável mas com mais pertinência a outros cronistas, talvez José Manuel Fernandes seja o caso de maior visibilidade e cujo o moralismo é o mais radical sempre que confrontado com antigos companheiros de estrada que fizeram outras escolhas perante as mesmas bifurcações políticas.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Planeta dos Macacos

"O Planeta dos Macacos" não é um filme de ficção científica qualquer. Trata-se do primeiro filme importante que confronta o homem com a sua extinção cultural consumada simultaneamente com o seu domínio por outra espécie, os macacos. Apesar de ser explicado ao longo das quatro sequelas do filme as razões do declínio da espécie humana, Taylor (Charlton Heston) nunca saberá como a espécie humana chegou àquele ponto. Os humanos tornaram-se uma sombra do que eram, não há nada a fazer, é irreversível e pior que tudo Taylor não sabe nem como nem porquê. O seu ajoelhar na praia na cena final reflecte tudo isso. Pior que perder, é não saber porque se perde.

A componente científica do filme, nomeadamente a viagem no tempo, não compromete o desenrolar da história, o que nem sempre acontece na ficção científica. Obviamente, o mais recente "Planeta dos Macacos" de Tim Burton é muito mais sofisticado na caracterização do modo de vida dos macacos porque os efeitos especiais modernos o permitem, nomeadamente a arquitectura urbana vertical própria de uma espécie arborícola. Mas Burton peca no excesso de espectacularidade, na sofisticação das armas e nas explosões. O confronto à base de carabinas numa das cenas finais do filme original tem muito mais charme do que as monumentais explosões apresentadas por Burton.

França: após o caos, a mobilização

A primeira reacção importante aos motins das cités é esta campanha de apelo à mobilização para a inscrição nos cadernos eleitorais de todos os jovens em idade de votar. Para que estes jovens possam votar nas próximas presidenciais francesas é necessária a inscrição até ao final de Dezembro. A iniciativa que é apadrinhada por uma série de figuras mediáticas (como Jamel Debbouze, Jean-Pierre Bacri, Lilian Thuram, etc.) está a lançar um debate mais profundo sobre as causas dos motins e sobre as possíveis soluções.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Sobre a avaliação dos manuais escolares

Como investigador sou avaliado a pente fino de três em três anos. Os meus artigos e os meus projectos são avaliados por um júri científico. O meu laboratório é avaliado por uma comissão internacional de três em três anos. A minha Universidade é avaliada. Porque é que os manuais escolares do secundário, que são um instrumento essencial para o acesso ao ensino superior, não hão-de ser avaliados?
Todos nos lembramos dos casos recentes em que publicidade a astrólogos e a programas de televisão-realidade foi indecentemente incluída nos manuais do secundário.

terça-feira, dezembro 13, 2005

Ainda sobre "Caché"

Para os que forem ver "Caché" de Haneke chamo a atenção para a cena em que Georges (Daniel Auteil) apresenta um programa televisivo sobre literatura. Entre os participantes encontra-se Mazarine, a filha escondida de François Miterrand.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

L'enfer: mais uma obra-prima de Danis Tanovic

Em 2002, o bósnio Danis Tanovic ganhou o Óscar do Melhor Filme Estrangeiro com o excelente "No Man's Land", uma obra-prima, sobretudo considerando os parcos meios com que realizou o filme. Nesse ano, no cinema Odyssée em Estrasburgo tive o prazer de ouvir Tanovic contar como percorreu as ruas de Paris à procura de uma produtora, com uma resma de folhas debaixo do braço que continham o argumento do seu futuro filme. Tanovic bateu a muitas portas e levou muitas negas, até alguém ler o seu argumento e o achar extraordinário. Na altura percebi que Tanovic não era um realizador qualquer e que o seu próximo filme seria pelo menos um bom filme. "L'enfer" é um excelente filme! Não vou escrever uma palavra sobre a história, limito-me a aconselhar que vão ver o filme. Para além do mais somos brindados com uma breve mas importante interpretação do excelente Miki Manojlovic (Marko de Underground).

Quando não há nada a dizer...

Diz-se isto:
"Quioto não tem impacto significativo no clima e há uma data de gente a fingir que tem. Quioto não tem viabilidade política após 2012 e há muito gente com ilusões de que tem." João Miranda (Blasfémias)

É uma questão de fé. É um conjunto de frases que não tem qualquer base científica, nem se baseia em nenhuma das posições das mais importantes instituições científicas internacionais.

PS- A gralha sobre a Índia e China foi corrigida. Não muda nada ao sentido do texto (Estado actual do Protocolo de Quioto)

domingo, dezembro 11, 2005

Conclusões da Climate Change Conference

The United Nations Climate Change Conference closed with the adoption of more than forty decisions that will strengthen global efforts to fight climate change. Reflecting on the success of Montreal 2005, the Conference President, Canadian Environment Minister Stéphane Dion said: "Key decisions have been made in several areas. The Kyoto Protocol has been switched on, a dialogue about the future action has begun, parties have moved forward work on adaptation and advanced the implementation of the regular work programme of the Convention and of the Protocol." (Declaração final da Climate Change Conference)

Mais artigos relacionados
U.N. climate talks agree to push Kyoto forward

U.N. talks set road map for Kyoto beyond 2012
(...) Ministers also agreed to launch new, open-ended world talks on ways to fight climate change that will include Kyoto outsiders such as the United States and developing nations. Washington had long resisted taking part in the talks.

Comparem o que acabam de ler com mais esta bazófia do blogue Mitos Climáticos citando outra bazófia do Blasfémias a ler notícias do avesso. Sobre a referida entrada do Mitos Climáticos acrescento apenas que os EUA foram os maiores defendores da criação de um mercado de compra e venda de emissões poluentes (coisa que já tinham experimentado a nível nacional) aquando do COP3 ao contrário do que Rui Moura sugere. Além disso, a notícia da LUSA é exacta sobre uma das justificações de Bush sobre a não ratificação do Protocolo tal como se pode ler aqui: "As you know, I oppose the Kyoto Protocol because it exempts 80 percent of the world, including major population centers such as China and India, from compliance, and would cause serious harm to the U.S. economy." George W. Bush, 6 de Março de 2001.

sábado, dezembro 10, 2005

Aquecimento Global, Ártico e Más Intenções

Finally, it is important to re-emphasize that climate and UV radiation changes in the Arctic are likely to affect every aspect of human life in the region and the lives of many living outside the region. While more studies and a better understanding of the expected changes are important, action must begin to be taken to address current and anticipated changes before the scale of changes and impacts further reduces the options available for prevention, mitigation, and adaptation.

Arctic Climate Impact Assessment Scientific Report, 18.6. Conclusions, pag. 1020, Novembro, 2004.

Às vezes é preciso uma paciência de chinês para ler tanta barbaridade sobre os problemas climáticos. Quase tudo o que se pode ler no blogue Mitos Climáticos - que segundo o próprio autor serve para desmontar mitos climáticos - é contra a conclusão que destaquei a negrito do relatório da Arctic Council and the International Arctic Science Committee cujos membros são: Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e EUA. Como se pode ler ao longo das várias entradas, Rui Moura o autor deste blogue, frequentemente classifica todos aqueles que fazem avisos do mesmo teor que o texto a negrito deste relatório como ambientalistas fundamentalistas, profetas do abismo, manipuladores, alarmistas, etc. Também podemos perceber que Rui Moura passa uma boa parte do seu tempo a tentar descredibilizar o IPCC, a União Europeia, a ONU (e por tabela a Scientific American e a Nature que servem de referência a estas instituições) e quase todas as instituições internacionais que trabalham sobre problemas ambientais, excepto a Administração Bush...

Na minha rua neva, logo não há fusão de gelo no Árctico
É particularmente infeliz uma entrada em que o autor se congratula com a "excelente saúde" da Gronelândia para tentar concluir que nada está a acontecer no Árctico. Leiam agora o mesmo relatório, página 992, cap. 18.2, onde se pode ler: "Although some regions have cooled slightly the overall trend for the Arctic is a substantial warming over the last few decades." Entre as tais regiões que arrefeceram ligeiramente está a Gronelândia. Esta conclusão do Rui Moura faz-me lembrar a opinião dum famoso filósofo figueirense, o Petinga. Numa ocasião discutia-se entre amigos a explosão demográfica, o Petinga que ouvia a conversa com um ar céptico, retorquiu: "Explosão demográfica? Qual explosão demográfica?... Ainda este sábado fui ao Solário e não estava lá ninguém!" (nota: Solário era uma famosa discoteca que ficava ali para os lados de Buarcos).

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Facínoras globais: um na jaula outro à solta

Ante Gotovina (foto EFE, El Mundo), um ex-general croata responsável por crimes hediondos contra os sérvios da Croácia, foi finalmente preso. Coincidência ou não, esta prisão de Gotovina acontece pouco tempo depois de a União Europeia, durante as negociações de adesão da Croácia, ter demonstrado algum desagrado pela fuga de Gotovina. Agora está à sua espera uma cadeira no Tribunal Penal Internacional de Haia. É assim que se resolvem as coisas em democracia, estamos longe de Guantanamo e das novas definições de tortura sumariamente bem classificadas pelo F.J.V. na Origem das Espécies .

O outro facínora da semana - mas este infelizmente anda à solta - é o presidente do Irão, Mahmoud Ahmadnejad (foto Al-Jazeera). As suas mais recentes declarações sobre Israel falam por si. Este nível de ódio não acontece ao acaso. A merda que outros andam a fazer pelo mundo faz com que facínoras como este sejam ouvidos e admirados no mundo islâmico. Assim não vamos lá.

Sítio da FIFA em Português

A pedido de várias famílias (entre as quais a do vosso escriba) eis o sítio da FIFA em Português. Parecemos os franceses a quebrar a hegemonia do inglês na internet. Não me espantava nada de vir agora aí alguém dizer que isto era anti-americanismo.

terça-feira, dezembro 06, 2005

Ainda sobre a Al-Jazeera

A questão já aqui referida do relatório britânico onde consta a intenção dos EUA de bombardear a Al-Jazeera - que está a ser abafada com sucesso no Reino Unido - é particularmente preocupante pois a Al-Jazeera é a estação de televisão em língua árabe de grande difusão com maior liberdade de opinião e com uma visão mais internacionalista. Significa isto que atacar a Al-Jazeera é sinónimo de dar um tiro num dos embriões de democracia de maior sucesso do mundo árabe. A Al-Jazeera apresenta muitos radicais em antena, passa muitas reportagens tendenciosas, passa até as mensagens de grupos terroristas sendo tudo isto obviamente questionável do ponto de vista jornalístico, mas a Al-Jazeera está muito longe da palhaçada propagandística emitida pelas televisões sauditas, paquistanesas, sírias ou até pelas televisões nacionais do país onde está instalada: o Qatar. Para quem se arroga de espalhar a democracia no mundo como George Bush já é um acto muito grave sugerir o bombardeamento uma estação de televisão. Mas, perante o que representa a Al-Jazeera para a democratização do mundo árabe e conhecendo as amizades da família Bush com o regime mais violento do mundo, o saudita, todas as declarações mais sentidas da Administração Bush sobre democracia soam a treta da mais pura.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

A ciência ao serviço do Prazer

Apesar do nome, a Cantina Vini Perduti é um projecto científico italiano de parcerias entre instituições científicas, empresas privadas e órgãos regionais, cujo objectivo é o de recuperar antiquíssimos vinhos italianos que tinham praticamente desaparecido. O resultado é notável e pode ser admirado neste sítio. Foram recuperados tipos de vinho que começaram a ser produzidos há vários séculos, desde o tempo do Império Romano até à Renascença. Por exemplo, podemos encontrar uma surpreendente Albana Negra (Albana é um vinho branco típico da região da Emília-Romagna) ou um Cristallo Malvasia, um vinho originário do século XIII da Sereníssima República de Veneza. Este é um excelente exemplo de como a ciência pode ajudar a desenvolver produtos regionais de qualidade, criando novos nichos de mercado. Depois os italianos não choram tanto como nós por causa da invasão de produtos chineses ou da junk-alimentação dos EUA.

domingo, dezembro 04, 2005

eXistenZ



O filme "eXistenZ" de David Cronenberg está entre os meus filmes eleitos de ficção científica. O que me atrai no filme é o desenvolvimento da ideia de que a fronteira entre o mundo virtual e o mundo real seja cada vez mais difusa à medida que a tecnologia se vai aperfeiçoando, ao ponto de num futuro próximo ser quase impossível saber onde está exactamente essa fronteira. Uma das características do mundo virtual que conhecemos é que este interage de uma forma limitada com o homem, geralmente apenas através da visão e da audição. Cronenberg propõe-nos o jogo eXistenZ, onde o Metaflesh Game Pod permite um nível de interactividade que vai muito mais longe do que uma simples interacção visual ou auditiva. Num jogo imaginário em que o corpo de cada um dos intervenientes é ligado a uma consola através do umbigo em rede com os adversários, as consequências físicas resultantes do game over deixam de ser irrelevantes. No jogo eXistenZ, o corpo é que paga.

Heneke vence European Film Awards

O filme "Caché" de Michael Haneke foi o grande vencedor dos European Film Academy Awards deste ano. Trata-se de um filme que combina de uma forma interessante o que não se vê, o imaginário e memórias difusas. No entanto já vi Haneke fazer melhor, estou-me a lembrar concretamente de "A Pianista" e de "Funny Games".

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Quioto avança e Portugal marca passo

"The Kyoto Protocol is now fully operational. This is an historic step." Estas foram anteontem as palavras de Stéphane Dion, o Presidente em representação de 157 países da United Nations Climate Change Conference que está a decorrer em Montreal. Concretamente o Presidente congratulava-se com a adopção do chamado "rule book" do Protocolo de Quioto.

Lembram-se desta entrada do Blasfémias? (entre outras, cada uma melhor que a outra):
"... até os proponentes do Protocolo de Quioto reconhecem que ele tem um efeito mínimo no clima e de qualquer das formas, muitos dos países que o assinaram, não o estão a cumprir. Este comentário do ministro alemão, para além de demonstrar o habitual anti-americanismo de muitos europeus, demonstra também a falta de seriedade dos proponentes do protocolo de Quioto" (João Miranda).
Logo os 157 países que participam na Conferência de Montreal não são sérios. Sérios são os governos dos EUA, da Índia e da China que fazem tábua rasa dos avisos dos seus cientistas, sobretudo os EUA que ainda não ratificaram o Protocolo de Quioto.


Entretanto em Portugal...
Enquanto a União Europeia no seu conjunto vai no bom caminho para cumprir as metas do Protocolo de Quioto até 2012, Portugal diverge dessas metas e, pior do que isso, tudo indica que Portugal será o país com pior taxa de emissão de gases de efeito de estufa na referida data.