quinta-feira, agosto 28, 2003

As pernas de Kratochvílová

Infelizmente, o desporto que não seja futebol tem vindo a ser marginalizado pelos meios de comunicação que passam imenso tempo a mostrar coisas tão "interessantes" como: os treinos do Sporting, as jantaradas do Reinaldo Teles ou as eleições da Miss Benfica de Massamá. O Campeonato do Mundo de Atletismo quase passa despercebido. Como as prestações dos nossos atletas.

A propósito do Campeonato do Mundo de Atletismo relembrei o dia em que fixei as pernas de Jarmila Kratochvílová, a Checoslovaca recordista dos 800 metros. Era uma atleta daquelas com uma compleição física quase masculina. Era um colosso! Nesse dia estava eu no café Nau na Figueira da Foz (muito antes desta cidade se ter endividado até à ponta das orelhas para promover uma carreira política) com o galãozito e a tosta mista da ordem, pagos com os 50 paus que os meus pais me davam aos Sábados, à espera da final feminina dos 400x400. Na altura a minha atleta preferida era a Marita Koch da RDA. A Marita era especialista dos 100 e dos 200 metros. Kratochvílová era especialista dos 800 e dos 400. A última estafeta caberia às duas atletas. Por isso antevia-se um final interessante. A final foi espectacular, a RDA chegou à última transmissão claramente à frente, seguida da URSS e da Checoslováquia em terceiro. Assim que Kratochvílová recebeu o testemunho e passou como um tiro pela atleta soviética a televisão fez um grande plano das pernas musculadas de Kratochvílová, nesse momento eu temi que estava tudo acabado para a Marita Koch. Ao ritmo a que Kratochvílová lhe ganhava terreno, os menos de 400 metros restantes seriam suficientes para a vitória Checa.

Já não me lembro quem ganhou! O que me lembro muito bem foi dessa arrancada brutal de Kratochvílová empunhando energicamente o testemunho. Foi dos momentos mais bonitos de desporto que vi até hoje! Desde então passei a seguir todas as corridas de Kratochvílová.

Sem comentários: