terça-feira, abril 28, 2009

25 de Abril na Islândia II

Vale a pena ler este artigo do Renato Soeiro no Esquerda.net sobre as consequências das eleições na Islândia. Espero que uma das consequências seja a adesão da Islândia à UE e ao euro. Paradoxalmente, espero que o façam pelas razões que fazem temer a Esquerda Verde da Islândia referidas pelo Renato:

"Entre toda a esquerda [verde] nórdica há uma tradicional oposição à União Europeia, que é vista como uma interferência na soberania nacional, tendo sempre como consequência baixar os elevados níveis de protecção e de remuneração de que gozam os trabalhadores naqueles países, classificados como os melhores do mundo em muitos dos índices internacionais de qualidade de vida e justiça social."

Ora, eu espero que a entrada da Islândia para a UE ajude a levantar a fasquia dos níveis de protecção e de remuneração e a elevar os índices de qualidade de vida dos restantes países. Seria de certa forma uma atitude solidária para com as outras esquerdas da Europa que se batem em países muito mais conservadores. Temo que o acantonamento das esquerdas nas respectivas capelinhas, nos seus cantinhos da Europa, poderão pôr em causa mais facilmente essas políticas.

Sem comentários: