sexta-feira, setembro 15, 2006

Loose Change: um big mac de vaca louca

Na mesma linha da astrologia, do niilismo do aquecimento global, do "atentado" a Sá Carneiro, das aparições de Fátima e da negação do Darwinismo, o filme "Loose Change" parte de alguns factos reais e científicos para forjar uma charlatanice atractiva e popular, contribuindo para a estupidificação global.

Em 2002, estava em França, e assisti em directo à apresentação do livro de "Effroyable Imposture" de Thierry Meyssan no programa "Tout le Monde en Parle" que narra uma mirabolante teoria da conspiração segundo a qual teria sido a própria administração Bush a autora dos ataques do 11 de Setembro. Toda a sua teoria é apoiada em informações retiradas da internet, praticamente Meyssan não levantou o traseiro da sua cadeirinha de computador, para chegar àquelas impressionantes conclusões. No início do programa pensei para comigo: "bem, mais um cromo profissional em teorias da conspiração, ninguém vai ligar a isto". Mas logo a reacção dos convidados do programa deu a entender que aquela teoria era demasiado popular para a coisa ficar por ali. Um dia depois a TF1 e vários jornais franceses desmontavam os pontos basilares da teoria de Meyssan. No entanto, passadas duas semanas, o livro de Meyssan era o primeiro lugar do top de vendas em França. Passado muito pouco tempo Jean Guisnel e Guillaume Dasquié - duas das pessoas mais bem informadas deste planeta sobre serviços secretos e afins - desmontaram o delírio de Meyssan através do livro "L'imposture démontée". Desde então Thierry Meyssan passou à categoria de cromo público, com uma quota de credibilidade abaixo de zero, levando infelizmente por tabela o interessante Reseau Voltaire, ao qual ainda preside.

O que se faz em Loose Change é uma espécie de enlatado das teorias de Thierry Meyssan, um big mac feito a partir de um filet mignon de vaca louca, feito a pensar no americano médio. Os dois grandes argumentos de Loose Change retomam duas teorias de Thierry Meyssan sobre o 11 de Setembro:

1) Não foi um avião que chocou contra o Pentágono;
2) O colapso das Torres Gémeas não se deveu ao choque e explosão dos aviões.

Sem comentários: