terça-feira, maio 16, 2006

He got game

"He got game" de Spike Lee não é dos filmes mais conhecidos do cineasta, mas é na minha opinião um dos seus melhores filmes. Denzel Washington interpreta a personagem Jake Shuttlesworth (para mim a melhor interpretação da sua carreira) a cumprir uma pena de prisão por um drama familiar traumático. No âmbito dum esquema de corrupção bem ao estilo do apito dourado, são concedidos alguns dias de liberdade a Jake para convencer o seu filho Jesus (que não gosta do nome dado pelo pai) a escolher a equipa da Liga Universitária de Basquetebol do amigo do director da prisão.
A obsessão de Jake pelo jogo e o rigor no treino que este exige a Jesus como meio de contrariar o destino de todos os negros e dos latinos do bairro, são a verdadeira polpa deste filme. Tudo joga contra Jesus, um jovem negro dum bairro pobre, mesmo quando a sua carreira parece propulsionada para o estrelato. As drogas, o álcool, as gajas, os amigos da onça, os empresários e as máfias desportivas são as habituais distracções que destruíram uma mão cheia de outros grandes craques do mesmo bairro de Jesus.
O filme tem a particularidade de contar com a figuração de numerosas estrelas da NBA como Michel Jordan, Shaquille O'Neal, Scottie Pippen, Charles Barkley e ainda da estrela do cinema erótico Jill Kelly. John Turturro tem aqui mais uma das suas mini-interpretações fantásticas no papel de Billy Sunday, um treinador que tem tanto de corrupto como de religioso, que não hesita em fazer uma reza para que Jesus escolha o seu clube.

Sem comentários: