terça-feira, novembro 18, 2003

A América que se questiona 3

Jessica Lynch decidiu escrever este livro onde desmonta a tentativa das Forças Armadas dos EUA de transformar a sua captura pelas forças Iraquianas num caso de propaganda para dar moral às tropas e para atirar «areia aos olhos» do cidadão comum.

Esta mentira de pacotilha tão pequenina mostra até que ponto a actual Administração Americana está disposta a ir para atingir os seus fins. Se se mente sobre coisas tão comezinhas como estas provavelmente mente-se a sério quando mais altos valores se levantam. Por exemplo, sobre as armas de destruição em massa. Não seria a primeira vez. Muitos Italianos ainda não esqueceram as mentiras que se contaram nos anos 80 quando se tentou esconder que tinha sido um avião de combate americano a abater por engano um avião de passageiros no sul de Itália.

Jessica Lynch deveria ter apresentado ontem o seu livro no programa de Larry King na CNN, mas não o fez porque não se sentia bem disposta sendo a apresentação adiada. Esperemos que o motivo não seja alguma «depressão» como a de David Kelly.



(Wall Street, Nova Iorque, 2002)

Salte para: A América que se questiona 2

Sem comentários: