domingo, novembro 09, 2003

Eclipse ma non troppo

Esta noite o eclipse foi visto em Coimbra pelo "buraco da fechadura". Graças a umas nuvens simpáticas que deram um jeitinho, criando umas abertas aqui e ali, foi possível observar a Lua a desaparecer e a aparecer como se nos estivesse a piscar o olho.

Quarto minguante
No entanto deu para conhecer um simpático investigador Eslovaco que participa num trabalho de colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Nova (para desagrado de alguns blogo-provincianos a Universidade de Coimbra tem inúmeros projectos em conjunto com outras universidades do país). Da conversa retive mais um rol de atropelos sobre a maneira como o estado português acolhe pessoas que vêm para Portugal fazer trabalhos altamente qualificados. Temos a mania que recebemos bem os estrangeiros, mas depois na prática, quando toca a vistos, contas bancárias, segurança social, etc., a nossa administração trata os estrangeiros abaixo de cão.
Sinceramente, estes tipo de problemas envergonham-me. Um país de emigrantes (um terço dos portugueses vive no estrangeiro) deveria ter uma maior sensibilidade para este tipo de problemas.

Sem comentários: