domingo, janeiro 24, 2010

Certificação de empresas social e ambientalmente responsáveis

(Publicado no portal Esquerda.net)
Em Filadélfia, nos EUA, foi criada a certificação "B", da palavra benefit, para distinguir os benefícios gerados por contributos sociais e ambientais das empresas. Este certificado B é atribuído após uma inspecção realizada por um painel constituído por 8 consultores independentes que analisa a empresa segundo cerca de 200 critérios que cobrem aspectos relacionados com: a comunidade, os trabalhadores, o ambiente, os fornecedores e os clientes. Grosso modo esses critérios encerram em si as seguintes questões fundamentais:

- A empresa integra explicitamente benefícios ambientais e sociais entre os seus objectivos?

- A empresa partilha toda a informação financeira (excepto informação dos salários) com os seus empregados?

- Quais os responsáveis da empresa que serão avaliados em função do cumprimento dos objectivos sociais e ambientais?

- As contribuições políticas e as participações em grupos de pressão são realizadas de uma forma aberta e transparente?

Por exemplo, uma empresa com certificado B recorre geralmente a fornecedores locais (limitando as emissões de CO2 relativas ao transporte) e contrata trabalhadores provenientes de bairros menos favorecidos situados nas proximidades. No entanto, as actividades destas empresas devem estar devidamente enquadradas por boas práticas de transparência. Os relatórios de contas deverão ser exaustivos e claros, bem diferentes dos relatórios fantasiosos do mundo financeiro durante o clima optimista que precedeu a presente crise financeira. Auditorias aleatórias e rigorosas verificam se estas empresas cumprem de facto o que é declarado.

O processo de reconhecimento deste certificado começou na cidade de Filadélfia, mas está neste momento em curso alargamento a seis estados dos EUA, para que todas as empresas beneficiem da parte da administração estadual de reduções de taxas, de impostos e de outro tipo de incentivos. No entanto, estas empresas registam já benefícios que se traduzem na fidelização da sua clientela e na sua integração em redes orientadas para o serviço social que reduz custos de operatividade.

Eis alguns dos resultados conseguidos até ao presente entre as empresadas com certificado B:

  • 72% recorrem a energias renováveis ;

  • 51% aplicam políticas de utilização de transportes públicos e de partilha de automóveis entre os seus empregados;

  • 82% participam em programas de voluntariado nas comunidades locais;

  • 74% são parceiras de associações locais de caridade, atribuindo donativos de cerca de 10% dos seus lucros;

  • 90% são propriedade de empresários locais, cuja percentagem de proprietários mulheres e pertencentes a minorias étnicas é três vezes superior à média;

  • 44% aplicam políticas de partilha de propriedade da empresa com os seus trabalhadores.

Sem comentários: