domingo, janeiro 10, 2010

Experiência que demonstra efeito de estufa

(publicado no portal Esquerda.net)

A astrofísica britânica Maggie Aderin Pocock, especialista em instrumentação para satélites de observação da Terra, tem-se distinguido por um trabalho de divulgação notável no domínio da climatologia. Através de uma experiência muito simples que poderá ser realizada numa escola, Maggie demonstra inequivocamente o papel do dióxido de carbono como gás de efeito de estufa e por conseguinte a sua influência directa no aquecimento do nosso planeta.




Munindo-se de dois simples garrafões de água vazios, um contendo uma mistura de ar normal da nossa atmosfera e o outro contendo ar com uma concentração superior de dióxido de carbono superior, Maggie irradia cada um dos garrafões com uma fonte de luz artificial que simula o nosso Sol (ver vídeo em inglês e vídeo em português). Os garrafões simulam a nossa atmosfera com duas composições diferentes. No início da experiência a temperatura dos dois garrafões é a mesma. Após breves minutos, a temperatura do garrafão onde se injectou dióxido de carbono está alguns graus acima da temperatura do gás com uma composição equivalente à da nossa atmosfera. Deste modo, através de uma simples experiência, Maggie demonstra um dos efeitos que foi frequentemente negado pelas grupos de interesse pouco interessados na resolução do aquecimento global.

O recente caso de piratagem dos computadores de cientistas do clima da Universidade de East Anglia, voltou a lançar algum ruído na comunicação social sobre a idoneidade da investigação do aquecimento global. No entanto, o árduo trabalho dos piratas foi em vão e nada do que foi revelado altera os resultados publicados nas revistas científicas da especialidade. A experiência de Maggie mostra de uma forma simples, quase ao alcance de todos, que hoje a ciência que explica o aquecimento global é sólida e facilmente verificável.

Sem comentários: