segunda-feira, outubro 13, 2008

Gomorra



"Gomorra" é um filme de Matteo Garrone baseado na obra do mesmo nome do jornalista napolitano Roberto Saviano. Saviano está sob ameaça de morte desde 2006, residindo em local secreto e vigiado por uma escolta policial permanente. "Gomorra" é uma ficção construída a partir de investigações realizadas por Saviano sobre a rede económica da Camorra em Nápoles, em particular sobre as negociatas que envolvem o tráfico de droga, o tráfico de lixo tóxico e a exploração na industria têxtil.
Tendo em conta a actual situação da Itália, onde a criminalidade é indecentemente imputada aos ciganos e aos estrangeiros, "Gomorra" é um filme oportuno que refresca a memória dos mais distraídos, aqueles para quem os crimes da mafia passaram a ser matéria corrente e por isso esquecidos. Tal como o demonstra "Gomorra", a violência da Camorra não é comparável aos pequenos crimes que são imputados aos ciganos, é uma violência brutal e permanente que não tem paralelo em toda a Europa, é uma violência de uma cidade que em grande parte é terra de ninguém. Ali em Nápoles, tal como na Sicília, Berlusconi não tem tomates para tomar o mesmo tipo de medidas securitárias que tem implementado no resto do país contra os ciganos.
"Gomorra" é composto por quatro histórias paralelas, cada uma abordando diferentes sectores de influência da Camorra e diferentes níveis de actuação, do pequeno bandido que trabalha por conta própria ao baronato que gere as redes locais. "Gomorra" representa a violência com muita crueza a par com as ilhas de dignidade que algumas mulheres e homens tentam manter no meio do caos social, embora pagando por isso o preço mais elevado. O filme é falado em dialecto napolitano, opção que lhe confere mais autenticidade, mas obriga a ler as legendas mesmo quem fala italiano.
"Gomorra" é um dos grandes filmes de 2008, a não perder!

Sem comentários: