domingo, outubro 12, 2008

Medir o Kilimanjaro II

A minha crónica deste fim-de-semana no portal Esquerda.net:

Uma expedição internacional liderada pelo investigador Rui Fernandes do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa tem por objectivo medir a altura do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com uma precisão de alguns centímetros. A medida actual de 5895 m correspondente à altura do Pico Uhuru foi determinada com uma margem de erro da ordem do metro.

A técnica inovadora utilizada pela equipa de investigadores envolvidos nesta expedição combina a utilização de dados fornecidos pelo sistema GPS (Global Positioning System) e observações gravimétricas. Sabendo que a força da gravidade apresenta pequenas variações de valor em função da altitude e do relevo terrestre, as medidas gravimétricas fornecerão um parâmetro de observação complementar e crucial para determinar com maior precisão da altura do Kilimanjaro.

A expedição divide-se em três grupos que percorrem diferentes trilhos desde o sopé ao cume do Monte Kilimanjaro. A tarefa de dois destes grupos foi a de estabelecer uma densa grelha de pontos (distanciados entre 3 km e 5 km), em torno e sobre o Kilimanjaro, onde serão realizadas observações gravimétricas. Obtém-se deste modo um volume aproximado do relevo do Monte onde a cada vértice é associado a força gravítica medida nesse ponto, cujo valor difere muito ligeiramente dos outros valores medidos. O terceiro grupo é responsável pela realização de observações GPS e pela instalação de uma estação GPS permanente que será ligada ao sistema de referência global ITRS2005 (International Terrestrial Reference System 2005).

Espera-se que nas próximas semanas já se possam conhecer alguns resultados preliminares e se tudo correr bem a altura do Monte Kilimanjaro poderá ficar determinada ao centímetro.

Sem comentários: