quinta-feira, abril 24, 2008

O Testa de Ferro

"O Testa de Ferro" de Martin Ritt é uma obra prima do cinema dos anos 70, com a irreverência típica da vaga de cinema de intervenção política que se seguiu à contestação da Guerra do Vietname e ao Maio de 68.
Em "O Testa de Ferro", Woody Allen é Howard Prince, um empregado de um restaurante que serve de cobertura de um grupo de esquerdistas perseguido pelo McCartismo, vendendo guiões de televisão escritos por estes sob a sua autoria. Ao contrário dos seus amigos esquerdistas, Prince tem um conhecimento vago da política e opiniões ingénuas. No entanto o início do seu relacionamento com Florence, que integra o grupo de intelectuais de esquerda, vai mudar a visão política de Howard Prince...
Na minha opinião em "O Testa de Ferro", Woody Allen tem a melhor interpretação da sua carreira, sobretudo pela excelente e credível transformação de uma personagem ingénua num indivíduo que se forja uma sólida consciência política. É essa transformação que dá muita força à memorável cena final do filme.



Filme Klepsýdra ***** (5 estrelas)

Sem comentários: