terça-feira, junho 14, 2005

Nos novos estádios mulher não entra II (comentários)

"Comento apenas esta frase: "Em Portugal já se sabe, o futebol não é para meninas."
Parece-me que cada vez menos é assim, sobretudo depois do Euro 2004.
Em 2004, a habitual propaganda ao futebol, que tradicionalmente enche os telejornais ad nauseum, atingiu proporções surrealistas, nos telejornais, nos espaços publicitários, nos artigos de opinião, nos comentadores, blogues, etc, etc. Não me parece que uma tal esposição aos "memes do futebol" tenha passado sem deixar marcas. Suspeito que se se tivessem feito estudos há 5-10 anos atrás sobre o interesse das mulheres pelo futebol, e se comparassem com estudos feitos nas mesmas condições após o Euro 2004, observariamos uma diferença abismal nos resultados. Mas isto é só uma suposição, baseada na pequena amostra que me rodeia. Naturalmente, ocorreu o mesmo efeito com os homens, mas essa população já estava em grande parte "infectada" e o efeito não terá sido tão notório. Em todo o caso, não me parece que isto signifique que as mulheres tenham pasado a ir mais ao futebol. Elas interessam-se mais, comentam os resultados e conhecem os nomes e a vida dos jogadores, mas para ir ver um jogo ao estádio é necessário que entrem em jogo outros hábitos de grupo (de grupos de rapazes e de homens, claques, cerveja, etc), que não me parece que tenham sido assimilados pelas mulheres durante "a grande epidemia do Euro" (e mesmo assim não sei, nas camadas mais jovens talvez...). A televisão e os restantes media satisfazem as necessidades de informação / curiosidade das mulheres, suscitam a conversa sobre esses temas e é mais a esse nível que noto (grandes) diferenças.
"
Nuno (Aba de Heisenberg)

"Futebol feminino, e moderno, em Portugal teria muita, muita piada. Oxalá a coisa se mexa. Seria saudável e seria um bom sinal."
Nuno Vargas (Catalunya@large)

"Sim, no futebol mulher é ainda um adereço seja no estádio para mostrar às camaras ou no relvado (já há cheerleaders?). Por cá [Finlândia], na quarta o noticiario da radio deu primeiro o resultado delas (empate a 0 com as suecas) e sö depois o deles (0-4 com os holandeses).. uma questão de orgulho pátrio talvez. Hoje fazem a capa do principal jornal do país e não é para menos, a primeira vez que passam às meias finais de uma competição."
Homem das Neves (Sob a Estrela do Norte)

Sem comentários: