sexta-feira, julho 27, 2012

As Férias Possíveis

A minha coluna de ontem no jornal As Beiras:



Para cada vez mais pessoas as férias são as possíveis e não as desejadas. Os mercados mandam, os governos obedecem e você aguenta a austeridade. O destino paradisíaco é uma miragem e a escapadela cá dentro só se for num parque de campismo. 
Apesar de algum desleixo, os espaços naturais do concelho são variados e aliciantes. Há caminhadas deslumbrantes a fazer à beira rio, entre salinas e arrozais, à beira mar podemos desfrutar da sombra de um pinheiro manso, esquiar dunas, apanhar lapas e mergulhar no oceano. A Lagoa da Vela, a serra e os pinhais são locais ideais para um piquenique ou para um raide de BTT. Isto não se oferece nas praias artificiais dos destinos de baixo custo. Gratuito e melhor é ouvir à noite a rebentação das ondas e caçar estrelas cadentes no firmamento.

segunda-feira, julho 23, 2012

Melhores resultados de sempre em Olimpíadas de Matemática

(publicado no portal Esquerda.net)

A delegação portuguesa obteve o maior número de medalhas (uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze) em Olimpíadas de Matemática desde que Portugal entra na competição, desde 1989. No entanto esta competição teve a sua primeira edição em 1959, mas nesses tempos parte das escolas secundárias do nosso país não tinha professores ou aulas de matemática. Nalgumas escolas a carência de professores de matemática era remediada por aulas lecionadas por oficiais do exército. Mas ainda mais grave, era o facto de o regime não considerar o ensino secundário como uma meta universal para todos os jovens portugueses, isto numa época em que na Europa do Norte e do Leste a licenciatura universitária e o doutoramento já estavam no horizonte de um jovem da classe média.
Na classificação por equipas destas olimpíadas de matemática que decorreram na Argentina, a equipa portuguesa ficou classificada em 37° lugar entre 100 países participantes. O 33° lugar em 2009 foi a melhor posição obtida pela equipa portuguesa, embora obtendo menos medalhas que na corrente edição e nenhuma de ouro. Medalhas de ouro foram apenas obtidas uma este ano e uma medalha em 2011, ambas conseguidas por Miguel Santos, aluno do 11° ano da Escola Secundária de Alcanena.
Graças ao Projeto Delfos do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e ao esforço anónimo de muitos professores e de muitas escolas do país, a motivação e a preparação dos alunos para este tipo de eventos tem vindo a melhorar nos últimos anos. Também ajudaria se déssemos um bocadinho menos de atenção ao futebol e às novelas e um bocadinho mais de destaque nos meios de comunicação às proezas destes atletas mais cerebrais. 

Volta José Santos e traz o cartaz...

José Santos, um dos heróis do Tour, deu aulas de Educação Física na Figueira da Foz.
Ler no Esquerda.net.


sábado, julho 21, 2012

9 anos de bitaites

Há 9 anos, a Klepsýdra foi lançada para a blogosfera. Hoje como ontem continuamos cheios de pica.
Este ano o Mestre de Cerimónias deste aniversário é Anthony Bourdain. Ele ofereceu-se e nós não o contrariámos. Como é hábito, segue o programa da maluqueira do dia.


2012 Klepsýdra Club Session

00.00-00.15 - Discurso de abertura de Anthony Bourdain intitulado: "Desde que leio a Klepsýdra as minhas omeletes ficam perfeitinhas".
00.15-00.45 - Warm Up - Se Hou
00.45-01.45 - Monika Kruse
01.45-02.45 - Armin Van Buuren
02.45-03.00 - Tom Craft Grand Warm Up - DJ Muxaxo
03.00-04.45 - Tom Craft
04.45-05.30 - Eric Morillo
05.30-06.00 - ATB
06.00-06.30 - Monsieur Philippe Corti

quinta-feira, julho 12, 2012

Volto já

Bosões, esquemas para inchar CVs de jotinhas do PS PSD e CDS, a apatia do ministério da ciência, o rendimento mínimo garantido do secretário de estado de Portas, tanto haveria para aqui escrevinhar nestes dias.
As férias sem internet são uma maravilha. Até já.