sexta-feira, janeiro 23, 2009

Reforçar o Ensino do Método Científico

Dou-me conta que o desconhecimento do método científico é assustador, as recentes discussões na blogosfera sobre ciência revelam uma ignorância profunda do assunto. E o pior é quando este desconhecimento vem da parte de cientistas (das ciências sociais e humanas às ciências exactas). O método científico é dado em filosofia no secundário e pontualmente nas disciplinas científicas, mas manifestamente não chega nas nossas sociedades sofisticadas que utilizam hoje a fundo variadíssimos produtos tecnológicos filhos da investigação científica. A consciência crítica é pobre e vulnerável à charlatanice bem embrulhada que se infiltra em todos os interstícios das sociedades complexas em que vivemos.

Já há muito tempo que considero que o método científico deveria ser dado no secundário muito mais aprofundadamente. Talvez fosse bom que o método científico ocupasse todo um trimestre na disciplina de filosofia no secundário. E que em física e química, matemática, biologia, economia, história e português, fossem dados exemplos que obrigassem os alunos a cruzar conhecimentos com os conceitos que adquiriram sobre o método científico em filosofia. Poderiam ser introduzidos em paralelo exemplos de pseudo-ciência para obrigar os alunos a distinguir entre aquilo que é ciência do que não é.

No meu entender este assunto deveria ser prioritário, tal como o combate ao analfabetismo.

Sem comentários: