segunda-feira, janeiro 19, 2009

250 Milhões de Libras para a Ciência

(Publicado no portal Esquerda.net)

Num momento de profunda crise o governo britânico decidiu investir 250 milhões de libras na criação de uma nova vaga de cientistas e de engenheiros, tendo para isso anunciado a criação de 44 novos centros de investigação onde serão formados em contínuo mais de 2000 estudantes de doutoramento.

Os centros serão especializados em diferentes áreas científicas e tecnológicas, com uma especial ênfase para as áreas da energia e das alterações climáticas. Apesar da sua abrangência este programa pretende responder a assuntos muito específicos mas de grande actualidade, como a gestão da escassez de água potável, o desenvolvimento de órgãos artificiais e a manutenção da competitividade da industrial aeroespacial.

No campo das ciências sociais e humanas existirá uma aposta particular em mudar a forma como se tem lidado com a criminalidade e o terrorismo. Existirá um enfoque maior no estudo do comportamento dos indivíduos envolvidos nestas actividades e na análise da estrutura e da propagação das redes de crime organizado, concentrando-se mais o esforço ao nível da prevenção em vez das tradicionais soluções repressivas.

O organismo responsável pela gestão deste programa é o Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSR). Recentemente foi dado início ao período de ensaio tendo sido já publicados no sítio internet do EPSR ofertas de emprego e concursos para projectos abertos à participação de cientistas de todos os países.

Sem comentários: