quarta-feira, março 19, 2008

A charlatanice climática no blogue Atlântico

O blogue Atlântico, pela mão de Paulo Pinto Mascarenhas, adere à moda da pseudociência negacionista das alterações climáticas. Há algum artigo científico publicado numa revista científica com arbitragem pelos pares que fundamente o teor do livro de Marlo Lewis Jr.? Em particular que fundamentem isto:

"a convicção de que o ser humano não é responsável pelas alterações climáticas e a inutilidade das acções em curso para as combater."

"Marlo Lewis Jr. contraria neste livro a corrente alarmista do aquecimento global e tem a coragem de pôr em causa, de forma sistemática e minuciosamente documentada"

Que trabalho científico, publicado numa revista da especialidade, fundamenta estas afirmações? Já que há tanta minúcia e tanta convicção isso daria no mínimo um artigo na Nature, já para não falar num Nobel. Onde está esse trabalho?
Pelo contrário a compilação de milhares de artigos científicos da autoria dos melhores investigadores do clima que foram revistos até à equação pelos pares nas melhores revistas da especialidade deram como resultado uma probabilidade superior a 90% de que a actividade humana tem influência no aquecimento global observado.

Figura TS5 (b) da pag.32 do "Technical Summary" do IPCC:



Se Marlo Lewis Jr. tem alguma coisa a opor às conclusões do IPCC, só tem uma coisa a fazer, é trabalhar e trabalhar muito, muito mesmo. Produzir pelo menos trabalho científico comparável ao que deu origem ao relatório do IPCC, estamos a falar de milhares de artigos validados para publicação nas melhores revistas científicas, Nature, Science, etc. O problema é que os cálculos que ilustram as teses negacionistas não resistem à primeira correcção dos especialistas que revêem os trabalhos, nas raras ocasiões em que há um autor que tenta a sua sorte em revistas muito modestas. Este sítio internet escrito por alguns dos melhores investigadores do clima está cheio de revisões das principais teses negacionistas, a maior parte delas cheias de erros de palmatória, de gente que não domina bem a física, a estatística e a matemática.

PS- Sinceramente, já me falta a paciência para ler tanto disparate sobre o aquecimento global é tanta asneira tanta, tanta, tanta, que eu já deixei de fazer ligações para corrigir os autores que revelam níveis de ignorância ao nível da escola secundária, a maior parte nem se apercebe das asneiras que escreve, é no fundo um retrato triste da educação deste país.

Sem comentários: