sábado, maio 14, 2005

Super size me

Filme Klepsýdra da semana, "Super size me" é um excelente filme de denúncia, filme classificado em Portugal como documentário, como se todos os filmes tivessem que ter uma estrutura clássica de um romance. Morgan Spurlock, o realizador e cobaia do filme, apresenta-nos as consequências de uma dieta diária à base de fast-food durante um mês. A primeira vez que fui aos EUA tinha pouco dinheiro e o dólar estava caro, pelo que passei por uma experiência parecida com a de Morgan quando descobri que comer num restaurante normal era caríssimo e comprar legumes e frutas frescas saía mais caro que comer fast-food. Apenas ao fim de alguns dias já me sentia muito esquisito. A maior parte dos alimentos que comia eram bastante artificiais, especialmente uns queques (muffins) colossais de consistência borracha de camião. A semelhança dos meus sintomas com os do filme não são fruto do acaso.
Actualmente nos EUA, entre as causas de morte que podem ser evitadas, a obesidade é a causa principal tendo ultrapassado recentemente o tabagismo. Este facto faz de "Super size me" um filme de grande actualidade e, coincidência ou não, desde que o filme saiu algumas companhias de fast-food iniciaram campanhas com mais saladas e produtos mais saudáveis. Morgan apresenta uma série de factos perturbantes, como os menus escolares à base de snacks e comida pré-processada de 1200 kcal e diversas estatísticas chocantes. Deixo aqui algumas em jeito de aperitivo ao filme:

- You would have to walk for seven hours straight to burn off a Super Sized Coke, fry and Big Mac.
- 60 % of all Americans are either overweight or obese.
- One in every three children born in the year 2000 will develop diabetes in their lifetime.
- Each day, 1 in 4 Americans visits a fast food restaurant.
- French fries are the most eaten vegetable in America.
- McDonald's distributes more toys per year than Toys-R-Us.

Para quem estiver interessado eis a ligação para o blogue de Morgan Spurlock.


A foto mostra um diabético que se prepara para fazer uma operação de redução do volume estomacal. O sr. bebia dois "baldes" de refrigerante por dia semelhantes ao que segura Morgan.

Sem comentários: