quarta-feira, setembro 05, 2012

Roubar é uma atividade competitiva

A Suíça é o país com o melhor índice de competitividade da economia. A multiplicidade de escândalos financeiros a que a banca Suíça está ligada, juntamente com as contas clandestinas dos maiores criminosos do mundo (que nestes tempos já ninguém liga) são sem dúvida um importante fator de competitividade, a batota sempre foi competitiva. E se dúvidas houver basta ver quem está em segundo. Singapura, esse país dirigido por uma máfia familiar onde o crime e a corrupção do clã dominante são legais, vem logo a seguir. A receita é a mesma da Suíça, mas numa versão com menos escrúpulos.

6 comentários:

Aires Ferreira disse...

Caro Rui,

Eu entendo que há conclusões apetecíveis. Posso contudo garantir que está errado quanto a Singapura. De facto, esse País é altamente competitivo e tem tido a felicidade de ter sido bem governado desde a sua independência (com erros pontuais, como não poderia deixar de ser). O problema de Portugal é não ter uma "máfia" com a visão e determinação dessa máfia à qual aponta o dedo; estariamos bem melhor, especialmente no que diz respeito à Ciência e Ensino.

Cump.,
Aires Ferreira

José M. Sousa disse...

Concordo com o anterior comentário.
Também em relação à Suiça, esta posição é redutora. A Suiça tem muitos defeitos e aproveita-se da segurança e sigilo que oferece para atrair capitais de origem duvidosa e mesmo criminosa. É certo. Mas a Suiça é um dos países mais industrializados do mundo (em termos "per capita"), é extremamente organizada, como se sabe, e do que conheço pessoalmente, quem dera a nós ter a qualidade dos serviços públicos pela contrapartida dos impostos que se paga que lá oferecem.

Anónimo disse...

Cisão no governo: http://verbatimdefacto.blogspot.pt/2012/09/ultima-hora-miguel-macedo-acusa-o.html

Rui Curado Silva disse...

A Suiça tem todas essas virtudes e beneficia ainda do facto de instituições internacionais como o CERN estarem aí baseadas, que são pagas pelo o erário dos outros países da Europa e do Mundo e que ajudam muito a dinamizar a economia Suiça. A pequena diferença, aquela que faz a Suiça estar no topo da tabela e não em oitavo ou nono, é a banca. E a banca Suiça não é limpa e não é limpa há muitas décadas

Rui Curado Silva disse...

Se a UE e outras instituições internacionais fossem mais firmes Singapura seria um estado pária. Há muitos cartéis e máfias que são bem governadas, isso não duvido, tal como digo roubar é um factor que aumenta a competitividade do beneficiário. Mas o problema é o caos que geram à sua volta essas máfias. E isso para mim não é desculpável. A destruição e a pobreza que geram os fundos criminosos instalados em Singapura é incalculável. Esses fundos lideram a especulação imobiliária, uma construção civil que produziu milhares de prédios, resorts, campos de golf, etc. vazios e falidos

Aires Ferreira disse...

Caro Rui,

Se a sua preocupação se dirige ao problema do sigilo bancário e os Países que o executam, Singapura, Hong-Kong, etc., eu só posso concordar consigo.

Quanto à economia, só posso comentar que é forte em Singapura e assente em apostas diversas (saúde, tecnologia, etc.) feitas com juízo e garra. E não vejo que uma alteração da política de sigilo fosse alterar isso. Quanto ao resto, Singapura pode mesmo ser o País mais transparente do mundo. As pessoas votam para ter Lee Kuan Yew no poder (agora o filho). A razão é que esse "Clã" soube governar e colocou o País na posição em que está hoje, com algumas das melhores universidades do Mundo e uma gestão industrial ímpar, para um País tão pequeno e sem grande espaço físico de manobra.

Claro que foi preciso mão dura para ter chineses, indianos, ocidentais, malaios e tudo o mais a conviver em harmonia, mas o resultado é interessante e um exemplo a seguir.

Cump.,
A. F.