quarta-feira, agosto 13, 2008

Êxito do Projecto Delfos nas Olimpíadas de Matemática

Publicado no portal Esquerda.net:

O projecto Delfos é uma iniciativa de uma equipa de docentes do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra que tem o ambicioso objectivo de motivar, desenvolver e potenciar o gosto pela Matemática em Portugal. O projecto engloba acções de divulgação de matemática para professores e alunos, uma liga de Matemática por equipas para alunos do 10º ao 12º ano, cursos de matemática por correspondência, a disponibilização de textos de apoio a aulas e a preparação de jovens para olimpíadas internacionais de matemática.

Em Portugal, a matemática nunca mereceu dos responsáveis políticos ligados ao ensino a atenção devida, apesar da sua extrema importância nas sociedades modernas e complexas em que vivemos hoje. Foi sobretudo durante o Estado Novo que se acentuou o nosso atraso na matemática em relação aos restantes países da Europa, a que não é alheio a expulsão em massa de matemáticos das universidades portuguesas ocorrida nos anos 40 por ordem de Salazar.

No entanto, graças a iniciativas entusiastas como o projecto Delfos, Portugal começou finalmente a participar com regularidade e a ganhar prémios em iniciativas de grande relevância internacional, como as Olimpíadas Internacionais de Matemática ou as Olimpíadas Ibero-Americanas. As duas medalhas de bronze conseguidas na edição deste ano das Olimpíadas Internacionais de Matemática realizadas em Madrid são um bom exemplo do êxito deste programa, tendo sido este resultado o segundo melhor de sempre obtido neste tipo de competições. O melhor resultado (três medalhas de bronze) foi obtido na edição de 2006.

O projecto Delfos é um bom exemplo de como a universidade pode interagir muito positivamente com a sociedade, ajudando a reciclar conhecimentos e os métodos de ensino de professores, criando estímulos e desafios para alunos do secundário e disponibilizando material de divulgação e de formação ao cidadão comum que decide melhorar os seus conhecimentos de matemática.

Sem comentários: