quinta-feira, agosto 21, 2008

Srpen 68

A 21 de Agosto de 1968, o fotógrafo checo Josef Koudelka tinha acabado de chegar de um périplo fotográfico sobre a vida dos ciganos nos países de leste. Os tanques do Pacto de Varsóvia, bem obedientes ao poder de Moscovo, entraram na Checoslováquia com o objectivo de "libertar" o povo checo das decisões "políticas reaccionárias" do governo de Alexander Dubček.
Durante os longos dias em que os tanques soviéticos permaneceram em Praga, Koudelka tirou milhares de fotografias. Algumas delas foram publicadas no ocidente sob o nome "anónimo de Praga". Alguns anos mais tarde, Koudelka conseguiu um visto para o ocidente para expor o seu trabalho sobre os ciganos e só voltou à Checoslováquia depois da Revolução de Veludo.
Koudelka publica agora cerca de uma centena das suas melhores fotos neste Invaze 68, assinalando os 40 anos da ocupação da Checoslováquia. Koudelka expõe actualmente as fotos na Câmara Municipal de Praga. Vista a exposição, recomendo-a vivamente aos amigos que ainda acham que o marxismo é recauchutável.

Sem comentários: