segunda-feira, março 16, 2009

Lixo e Congestionamento Espacial

(publicado no portal Esquerda.net)

Na semana passada, os três tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS: International Space Station), um russo e dois americanos, foram obrigados a refugiar-se na Soyuz para se proteger do impacto de um fragmento de motor com cerca de 1 cm deslocando-se a uma velocidade superior a 10 mil quilómetros por hora. No entanto, os responsáveis pelo controlo da missão sublinharam que a decisão de mudar os astronautas para a Soyuz foi uma medida de precaução, visto que a probabilidade de impacto era muito baixa. Se este fragmento fosse detectado com antecedência os controladores de voo teriam optado por alterar a trajectória da ISS. Nos últimos 10 anos, foi necessário efectuar esse tipo de manobras por oito vezes para evitar outros tantos fragmentos. Este foi o segundo incidente com alguma gravidade a ocorrer no espaço com um intervalo de cerca de um mês. No passado dia 10 de Fevereiro, sobre a Sibéria, o satélite de comunicações americano Iridium 33 colidiu com o satélite Kosmos 2251, um satélite militar russo fora de serviço, espalhando cerca de 600 novos fragmentos no espaço.

Desde 1957, ano em que entrou em órbita o primeiro satélite construído pelo homem, o Sputnik, foram lançados cerca de 6.000 satélites, entre os quais menos de 1.000 continuam em funcionamento. Hoje em dia, são mais de 18.000 os objectos produzidos pelo homem com mais de 10 cm a orbitar no espaço, totalizando cerca de 5.000 toneladas de fragmentos de variados tipos que se deslocam em órbitas até 2.000 quilómetros de altitude. No entanto, apenas 8.600 fragmentos são seguidos em permanência pelas estações de controlo. Com a progressiva entrada da China na exploração espacial espera-se que este problema se venha a agravar significativamente.

Estes incidentes recentes lançaram a discussão sobre urgência de gerir o lixo espacial. Existem várias soluções propostas, em função do tipo de fragmentos. A solução mais simples consiste em fazer cair na Terra de uma forma controlada os satélites fora de serviço. Embora esta solução tenha a vantagem de permitir queimar uma boa parte do material dos satélites na entrada na atmosfera, representa alguns perigos adicionais para o caso dos satélites com motores a reacção nuclear, semelhantes ao dos submarinos nucleares. Outra solução seria equipar todos os novos satélites com um motor que os ejectassem para órbitas onde estes não constituíssem qualquer perigo, uma espécie órbita cemitério.

Sem comentários: