terça-feira, março 03, 2009

O que é "E agora eu sou Galileu"?

(Publicado no portal Esquerda.net)

Em 2009 celebra-se o Ano Internacional da Astronomia (AIA) com iniciativas a decorrerem em todo mundo e também em Portugal. No nosso país, a agenda do AIA pode ser consultada página internet oficial da comissão organizadora. "E agora eu sou Galileu" é o título da próxima iniciativa nacional. Como se pode ler no resumo programa oficial esta iniciativa "destina-se a recriar as observações de Galileu, a nível nacional, pondo em destaque a sua importância para o conhecimento do Universo".

Com o objectivo de reproduzir as principais descobertas realizadas por Galileu, o participante que integrar estas actividades que decorrerão ao longo do ano poderá observar: as fases de Vénus, os satélites de Júpiter, Saturno, as crateras da Lua, manchas solares e a Via-Láctea.

As primeiras observações iniciam-se este fim-de-semana, com a observação de Vénus. Estas observações decorrerão em vários locais do país, sendo coordenadas pelas seguintes instituições: Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Centro Ciência Viva Bragança, Núcleo Interactivo de Astronomia, Universidade da Madeira, Observatório Astronómico de Lisboa e a Orion - Sociedade Científica de Astronomia do Minho. Os respectivos contactos poderão ser encontrados aqui. As próximas observações decorrerão a 3 e a 4 de Abril, devendo reproduzir as observações das crateras lunares realizadas por Galileu.

Sem comentários: