terça-feira, junho 15, 2004

A minha selecção: Česka Republika

A vantagem de ter uma família internacional é que a probabilidade de ganhar um campeonato aumenta. Em princípio iria ter uma probabilidade base de vencer o Euro2004 de 2/16. Mas quando Scolari divulgou os nomes dos jogadores da selecção percebi que não tinha sido convocado. Teria a mesma atitude se o Figo, o Rui Costa, o Pauleta ou o Fernando Couto também tivessem sido excluídos. Não me revejo nesse Portugal do ódio que vai passar os próximos dias a tirar conclusões dos frangos ou não frangos da selecção. A qualidade de um guarda-redes não muda em três ou quatro semanas de Euro2004. Baía foi a estrela escolhida pela UEFA para apresentar a final da Liga dos Campeões, isso vale mais do que 400 comentadores a destilar ódio.
Assim sendo, com muita tristeza minha, pois já fiz muitos milhares de km só para ver a selecção a jogar, a nossa probabilidade de vencer baixou para 1/16. Resta-me a outra selecção cá da casa, uma selecção com belíssimos jogadores e com um futebol bonito: a República Checa. Eis os meus destaques com a fonética correcta dos nomes entre parêntesis.


Petr Čech (Petr Tshérr): Cech (foto, sítio UEFA) é um sério candidato a melhor guarda-redes do torneio juntamente com Buffon, Khan ou até mesmo Sorensen. Cech é talentoso, bonito e inteligente. Tem todas as qualidades para não ser escolhido por Scolari. Felizmente para ele nasceu na Rep. Checa e não em Portugal. Tem 22 anos.

Pavel Nedved: O Paulo Nedved ganhou a bola de ouro da France Football. Na minha opinião até deveria ter ganho o jogador do ano FIFA 2003. Nedved tem lances repentistas incríveis, marca belíssimos golos através de remates explosivos em corrida. Vai ser um regalo vê-lo jogar.

Tomáš Rosický (Tomásh Rozitski): É o meu jogador preferido da Rep. Checa. Tem um estilo latino é um jogador irrequieto cheio de fantasia e faz excelentes assistências.

Karel Poborský: Conhecidíssimo dos portugueses, apesar da veterenia continua em forma. Fez uma excelente época pelo Sparta de Praga.

Vladimír Šmicer (Vladimir Shmitser): É uma das pedras mais importantes do ataque do Liverpool e com os três anteriores jogadores forma um quarteto de médios ofensivos temível.

Jan Koller (Ian Koller): Koller tem dois metros de altura, aquela cabeça é um perigo constante para as defesas adversárias. Para além disso é capaz de fazer excelentes centros. Curiosidade: começou a sua carreira como guarda-redes.

Sem comentários: