quarta-feira, março 17, 2004

Portugal Único VI: Vai para Lisboa? só depois das 9…

Há algo de insólito na organização dos transportes públicos que servem a capital para quem se desloca do Porto ou de Coimbra. Não há um único autocarro ou comboio que chegue a Lisboa a horas decentes para quem quer chegar à capital antes das nove da manhã! Como devem imaginar uma pessoa minimamente dinâmica que habite no Porto ou em Coimbra tem frequentemente reuniões, palestras, deslocações de avião para o estrangeiro, aulas, negócios, etc., em Lisboa. É preciso não esquecer que vivemos no país mais centralista da Europa. Perante este cenário não há pontualidade que resista. Qualquer que seja a actividade que se inicie às 9 horas (ou antes desta hora) está condenada ao atraso do participante de Coimbra ou do Porto que se desloque de transportes públicos para Lisboa.

Comboios
Coimbra-Lisboa/ partida / chegada
Inter-Regional / 2:29 / 5:09
Regional / 5:00 / 9:00
Alfa / 7:19 / 9:17

Autocarros Coimbra-Lisboa
partida / chegada
2:15 / 4:50
6:15 / 9:00

Como podem reparar existem duas opções para chegar a Lisboa antes das 9 horas, mas requerem ao viajante que parta de Coimbra cerca das duas da manhã - hora a que os transportes públicos de Coimbra não funcionam. Pior ainda, este chega a Lisboa cerca das cinco da manhã - hora a que o metro e outros transportes públicos de Lisboa não funcionam - e requer ao viajante que apanhe uma valente seca até às nove da manhã em sítios altamente simpáticos como são as estações de comboios ou de autocarros. Após uma noite praticamente sem dormir, uma pessoa que vá participar numa reunião ou num congresso está obviamente em condições é de se ir deitar, isto é se não tiver o azar de ser assaltada junto à estação às cinco da manhã.

Recebemos frequentemente visitas de investigadores estrangeiros que depois têm que se deslocar para Lisboa para reuniões ou para apanhar o avião e deparam-se com esta situação terceiro-mundista. Os que têm aviões cerca das nove depois contam-nos por email a bela seca que apanharam no aeroporto de Lisboa.
Esta semana vamos cerca de duas dezenas de investigadores de Coimbra apresentar projectos ao fundo CERN a Lisboa às 9 da manhã. As viagens para serem reembolsadas devem ser efectuadas em transportes públicos. Alguns dos meus colegas não estão para se chatear e pagam a gasolina do seu próprio bolso, outros vão de véspera para Lisboa e dormem uma noite num hotel pago pelo contribuinte para lá estarem às nove da manhã minimamente acordados. E é sempre assim sempre que alguém se desloca a Lisboa para lá estar de manhã. O país perde dinheiro e eficiência à custa destas asneiras puramente centralistas.

É o Portugal Único de Miguel Sousa Tavares (MST)! Numa semana em que este cronista voltou a dizer asneiras sobre assuntos que não percebe (ou que não quer perceber), aqui está um exemplo da asneira que resulta da apatia regional deste país e para a qual contribuiu muito o movimento encabeçado por MST.

Vá até ao Portugal Único V, mas tem que pagar portagem

Sem comentários: