segunda-feira, janeiro 25, 2010

Cyrano de Bergerac



"Cyrano de Bergerac" apesar de se tratar de uma obra de 1990 de Jean-Paul Rappeneau, apenas recentemente passou pelo meu leitor de DVD. E em boa hora passou! Este filme baseado na peça de teatro do mesmo nome da autoria de Edmond Rostand é uma pérola do cinema, um filme único. Inspirada na história de uma personagem real, Savinien Cyrano de Bergerac, a acção desenrola-se na França conturbada do século XVII, conturbada pela Guerra dos Trinta Anos e por um clima de disputa entre notáveis da época. No meio deste ambiente hostil, a poesia, a eloquência e o talento na esgrima de Cyrano é uma fonte de motivação guerreira para os homens e de sedução para as mulheres. Apaixonado por Roxane mas desmotivado pela sua figura, sobretudo pelo seu "gigantesco" nariz, Cyrano projecta a sua paixão através das cartas de amor que escreve assinando pelo jovem Christian de Neuvillette, igualmente apaixonado por Roxane mas incapaz de escrever e encalhado numa timidez que o impede de se exprimir. Adivinha-se o drama...
Durante as duas horas de filme somos agraciados por uma interpretação magistral de Gérard Depardieu (actor que não está entre as minhas preferências), por um recital de bem declamar, bem falar, por um hino à poesia e à literatura, enquadrados no turbilhão da dança irreverente da capa e espada de Cyrano.
Este é um filme que para além de nos lavar a alma, além de ser um filme bem disposto, irónico, cheio de acção e apesar de ser teatral, é um filme que nos manda ir ler. Vai ler! Tens muito para ler! E a seguir declama aos deuses e às infantas da tua paróquia!

Sem comentários: