domingo, maio 24, 2009

Fóssil poderá ligar os humanos aos lémures

(Publicado no portal Esquerda.net)


(Foto site TheLink)

Um fóssil em excelente estado com cerca de 47 milhões de anos, encontrado em Messel na Alemanha, poderá ser a ligação que faltava na cadeia evolutiva entre os humanos e os lémures. O paleontologista Jørn Hurum do Museu de História Natural foi quem liderou a equipa que analisou este fóssil. Hurum publicou recentemente um livro, um documentário e uma página internet onde sugere que o fóssil encontrado em Messel, apelidado Ida, é uma importante espécie que falta na cadeia de evolução dos primatas. Segundo este paleontologista norueguês o fóssil Ida poderá ligar dois ramos evolucionários distintos: o ramo comum aos primatas superiores (ex: macacos) e aos humanos e o ramo a que pertencem os lémures. Darwinius masillae foi o nome atribuído à espécie a que pertence Ida. O esqueleto deste fóssil assemelha-se muito ao esqueleto de um lémure mas a ausência de garras, os dígitos com unhas, a forma dos polegares e das mãos ligam-no ao ramo dos primatas.

Apesar da importância desta descoberta há ainda uma grande incerteza no momento em que os dois ramos se separam, sobretudo porque o fóssil Ida pertence ao período do Eoceno, um período em que os primatas evoluíram muito rapidamente. Para dificultar ainda mais a tarefa dos paleontologistas, o Eoceno é um período do qual nos chegaram poucos fósseis. No entanto, o excelente estado de conservação de Ida permitiu analisar a pelagem e alguns dos seus tecidos, em particular os restos da sua última refeição: frutos, sementes e folhas.

Num ano em que se comemoram os 200 anos do nascimento Charles Darwin, esta é uma bela prenda para o darwinismo e para todos os investigadores que nos últimos 150 anos contribuíram para consolidar o conhecimento das espécies que povoam o planeta.

Sem comentários: