segunda-feira, maio 11, 2009

A Escola do Futebol Clube do Porto

(foto UEFA)

Fala-se muito na escola de jovens do Sporting, mas esquece-se a escola do FCP, esquece-se a escola de onde saíram os melhores trincos, defesas e guarda-redes portugueses das últimas décadas. É certo que das escolas do Porto não saíram artistas como o Paulo Futre, o Luís Figo, o Cristiano Ronaldo ou o Quaresma, mas as grandes equipas precisam de uma defesa sólida, de um bom meio-campo defensivo e de jogadores que comem a relva. Lembram-se dos 0-5 ao Werder Bremen? Durante esse jogo a baliza do Porto parecia Bagdade, foi bombardeada o jogo todo. O Baía, o Fernado Couto e o Jorge Costa pareciam bonecos da manga japonesa a voar para sacar bolas impossíveis para o comum dos mortais. O Porto deve ter feito uns 6 remates à baliza nesse encontro, foi a escola do Porto no seu esplendor.

Se reunirem os nomes dos melhores defesas e trincos formados pelo Sporting e pelo Benfica nas últimas décadas não chegam aos calcanhares desta lista:

Vítor Baía
Fernando Couto
Jorge Costa
Ricardo Carvalho
Jorge Andrade
Bruno Alves
João Pinto
Jaime Pacheco
André
Rui Jorge
Paulinho Santos
Lima Pereira
Secretário
Rui Filipe

E se acrescentarmos os que evoluíram muito depois de contratados pelo FCP (isso também é escola) temos ainda o Raúl Meireles, o Paulo Ferreira, o Nuno Valente, o Bosingwa, o Pedro Emanuel, o Maniche e o Eurico Gomes.

(foto BBC)

1 comentário:

Pacheco disse...

A única escola que conheço no FCP é a escola da corrupção, onde a arte dos estrategas em manipular o sistema face aos mecanismos, é de facto exemplar e tão singular...No que diz respeito ao futebol a maioria desses jogadores hoje em dia ninguém os conhece se eram bons ou não não interessa porque estão esquecidos...talvez o Baía e Couto sejam nomes que quando se fale por exemplo aos miúdos eles conheçam, de resto 0...Enquanto quando se fala num Joao Vieira Pinto, Figo, Pauleta, Rui Costa, Paulo Sousa, Futre....etc toda gente conhece, e esses sim são os frutos de uma boa escola! há por aí muitas árvores mas nem todas dão frutos bons :)