domingo, março 30, 2008

Investigação sobre o clima recebe Prémio Descartes

O consórcio europeu EPICA (European Project for Ice Coring in Antárctica), cujo trabalho de investigação se centra nas alterações do clima terrestre através da análise dos gelos da Antártida, foi um dos co-vencedores do Prémio Descartes, o principal galardão dos Prémios Científicos Europeus atribuídos este mês em Bruxelas. O Prémio Descartes recompensa cada ano o melhor trabalho científico europeu realizado por parcerias transnacionais.

Os membros do consórcio EPICA pertencem a 10 países europeus (Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Suécia, Suiça e Reino Unido) que financiam os seus trabalhos de investigação em pareceria com a Comissão Europeia. O seu trabalho de investigação centra-se na análise de amostras de blocos de gelo com cerca de um milhão de anos - recolhidas a mais de 3000 metros de profundidade na Antártida - através do estudo da concentração de vários gases, de compostos e de isótopos. Estes parâmetros permitem reconstruir o clima na Terra como ele era há centenas de milhares de anos atrás, os seus ciclos de temperatura, a taxa de precipitação e a composição atmosférica, em particular a dos gases de efeito de estufa. Através da recolha de mais 3000 amostra o consórcio EPICA reconstruiu até à presente data o clima da Antártida até há 800 mil anos atrás. O seu trabalho revelou importantíssimos resultados que permitem conhecer melhor os ciclos do clima terrestre e a relação entre a concentração de dióxido de carbono e a temperatura média do planeta e revelou ainda que as concentrações actuais de dióxido de carbono e de metano - os dois gases de efeito de estufa mais importantes - atingem os valores mais elevados dos últimos 800 mil anos, ou seja de todo o período estudado. O valor de concentração de CO2 é hoje 30% mais elevado do que o valor mais alto registado nos 800 mil anos precedentes. A concentração de metano é mais do dobro do valor mais alto encontrado no mesmo período. O trabalho de investigação do EPICA tem sido publicado nas mais prestigiadas revistas científicas, como a revista Nature (vol. 429, pag. 623-628, 2004 e vol. 444, pag.195-198, 2006) ou a revista Science (vol. 310, nº 5752, pag. 1317 - 1321, 2005).

A equipa de investigadores do EPICA irá continuar o seu trabalho de investigação na Antártida, estendendo a sua análise de amostras de gelo a épocas mais remotas, propondo-se analisar amostras com cerca de um milhão e meio de anos, de modo a compreender melhor uma importante mudança do clima terrestre que ocorreu há cerca de 900 mil anos e que alterou a duração dos ciclos climáticos.

Texto publicado no portal Esquerda.net

Sem comentários: