quarta-feira, junho 21, 2006

Mais rápido que a luz

"Mais rápido que a luz" de João Magueijo é um grande livro! Afirmo-o confessando que não dava nada por ele quando me veio parar às mãos. A designação do livro como "biografia de uma especulação científica" é absolutamente correcta, e ilustra de certo modo o que é o trabalho de um cientista, tentar verificar aquilo que começa por ser em certo sentido uma especulação. O João explica de uma forma bastante clara o significado do seu trabalho de investigação, atribuindo-lhe a importância que de facto esse trabalho comporta, sem exageros e sem falsas modéstias. Tal como o João afirma ao longo do livro, se a sua teoria se verificar completamente errada, pelo menos já sabemos que aquela via não leva a lado nenhum, e isso é também fazer ciência e por vezes é fazer ciência bem mais áspera do que a ciência em que se obtém o resultado desejado.

Apesar de achar que o João Magueijo exagera nalgumas das suas críticas ao mundo académico e científico (ao editor da Nature ou aos professores da sua namorada por exemplo), devo dizer que prefiro 50 Magueijos à carneirada que existe neste momento em Portugal, que aceita tudo e que acha tudo normal no meio científico nacional. Uma das críticas mais viperinas de Magueijo em que mais me revejo é a do conceito de prostitutas e proxenetas no meio Universitário. Na verdade existe toda uma panóplia de proxenetas científicos improdutivos, burocráticos, cansados de dar aulas, que já não investiga e que se arroga ainda o poder de mandar para a "esquina" trabalhar os bolseiros e os investigadores mais jovens, muitas vezes ameaçando do alto dos seus poderes burocráticos. Na Universidade manda quem tem o carimbo.
João Magueijo descreve com piada alguns dos abusos de poder mais bacocos do sistema britânico, nomeadamente aquele caso da sala que tem um estrado mais alto que é interdito aos alunos, para que os docentes possam estar sempre acima do nível dos mesmos alunos.

Outra faceta que me apraz no livro é a descrição dos momentos em que o João Magueijo realiza a sempre saudável limpeza cerebral após um período intenso de trabalho. Identifico-me com o prazer das raves, embora seja mais adepto das parties, mais softs, com menos drogas e muito menos homens que as raves. Aquela equação de Klein-Nishina para radiação polarizada que tratei por tu durante os 4 anos passados em Estrasburgo, saía cristalina depois de uma noitada a sério num velho antro da cidade chamado "Sous-sol" ou depois de uma noite em branco passada nos grandes festivais Got Milk ao som de Carl Cox ou de Plastic Man.

Sem comentários: